skip to Main Content

Maratona Tech pelo Rio Grande do Sul: Tecnologia e Solidariedade de Mãos Dadas

Coordenada por uma Comissão Organizadora composta pelas organizações Afroya, Basement Developers, IFSul, Impact Hub Porto Alegre, Ladies in Tech, Soul Code e WoMakersCode, a Maratona Tech pelo Rio Grande do Sul será realizada de forma 100% online. Este evento é direcionado a desenvolvedores, designers, engenheiros, profissionais de UX/UI, especialistas em negócios ou simplesmente apaixonados por inovação, sendo o lugar ideal para unir tecnologia e solidariedade.

“Durante a maratona, as equipes participantes terão a missão de escolher um desafio e criar uma proposta de solução. As equipes terão à disposição recursos técnicos, como créditos em serviços de nuvem, e contarão com o apoio de uma rede de mentores voluntários de organizações parceiras,” explica Cynthia Zanoni, Coordenadora da Maratona Tech pelo RS e Fundadora da WoMakersCode.

Os mentores, que são profissionais experientes nas áreas de tecnologia, negócios, design e estratégia, estarão disponíveis para orientar e apoiar as equipes ao longo do processo, ajudando a transformar ideias em protótipos funcionais e soluções viáveis.

As soluções finalistas da maratona serão doadas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para implementação e ampla disponibilização à população, podendo ser utilizadas integral ou parcialmente.

“Sabemos que existem várias iniciativas em andamento, mas acreditamos que podemos ser mais eficazes unindo nossos esforços. Reúna sua equipe e junte-se a nós para fazer a diferença,” conclui Lisiane Lemos, Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Estado do Rio Grande do Sul.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Estado do Rio Grande do Sul.

Temas dos Desafios:

  1. Avaliação e Mapeamento de Riscos: Soluções para identificar áreas e populações em risco, bem como os tipos de desastres que podem ocorrer.
  2. Previsão, Monitoramento e Emissão de Avisos e Alertas: Soluções de monitoramento capazes de prever desastres iminentes e emitir avisos e alertas à população.
  3. Medidas de Preparação para Resposta: Soluções para facilitar o resgate, primeiros socorros, distribuição de kits de emergência e elaboração de planos de evacuação.
  4. Assistência Humanitária: Soluções para viabilizar o fornecimento de alimentos, água, abrigos temporários e cuidados médicos às vítimas, além de prestar atendimento à população que permanece em suas casas, mas enfrenta restrições de acesso a esses recursos.
  5. Recuperação de Bem-estar Social e Econômico: Soluções para restaurar e melhorar as condições de vida e economia das comunidades afetadas, incluindo apoio psicológico e reconstrução de laços comunitários.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SRTVS Qd. 701, Bloco A, Salas 829-831
Edifício Centro Empresarial Brasília
Cep 70340-907 – Brasília/DF

QUEM SOMOS
NOTÍCIAS
ACADEMIA ASSESPRO
EVENTOS

BENEFÍCIOS
ASSOCIADO
ASSOCIE-SE
CONTATO

61 3201-0932

61 3033-2768

staff@assespro.org.br

Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Back To Top
pt_BRPT