A Confederação Assespro foi representada por Cristiane Pereira, presidente eleita da Assespro-DF, na reunião do…
Dia da Internet Segura
A internet está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável.
Muitas ações de conscientização têm sido realizadas para alertar sobre os riscos e a importância do uso seguro da internet. Uma delas é o Dia da Internet Segura, que acontece nesta terça-feira, 8 de fevereiro, que este ano traz o tema “Juntos por uma Internet Mais Positiva”. Uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias.
Algumas dicas para o uso da internet de forma segura e responsável são essenciais. Confira:
- Denuncie qualquer agressão física ou verbal que você ler na Internet, registrando ocorrências contra quem comete cyberbullying. Para denunciar, não se esqueça de copiar o link, fazer um print do perfil, comentários, imagens e enviar para os órgãos responsáveis.
- Utilize o controle parental. Apesar de nada substituir o diálogo e a mediação dos pais, a tecnologia pode ser usada como aliada para ajudar a proteger as crianças dos riscos da Internet.
- Respeite os limites de idade. Assim como desenhos, filmes e seriados da televisão possuem faixa etária recomendada, os sites na Internet também têm.
- Seja cuidadoso ao elaborar suas senhas. Use números aleatórios, grande quantidade e diferentes tipos de caracteres. Evite usar dados pessoais e sequências de teclado.
- Evite postar fotografias ou vídeos sem autorização das pessoas envolvidas, ou sem autorização dos responsáveis quando se tratar de menor de idade. No ambiente escolar, jamais poste fotografias ou vídeos dos alunos na Internet.
- Cuidado com e-mails e mensagens no celular que parecem ser de seu banco, do governo, da polícia ou do Poder Judiciário. Geralmente órgãos oficiais e instituições bancárias não usam comunicação eletrônica. Pode ser um golpe.
Fonte: https://cio.com.br/
This Post Has 0 Comments