A Confederação Assespro foi representada por Cristiane Pereira, presidente eleita da Assespro-DF, na reunião do…
Receita Federal explica decisão do STF sobre a desoneração de municípios e setores produtivos
O Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, os efeitos de dispositivos legais da Lei nº 14.784/2023, que prorrogavam a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027.
A decisão passa a vigorar a partir da data de sua publicação, que ocorreu em 26 de abril de 2024, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
Com isso, a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB foi suspensa, fazendo com que todas as empresas anteriormente beneficiadas passem a recolher as contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento, nos termos do art. 22 da Lei nº 8.212, de 1991.
Adicionalmente, a alíquota de contribuição sobre a folha de pagamento dos municípios, anteriormente reduzida para 8%, retorna ao percentual de 20%.
Considerando que a decisão foi publicada em 26 de abril de 2024 e que o fato gerador das contribuições é mensal, a decisão judicial deve ser aplicada inclusive às contribuições devidas relativas à competência de abril de 2024, cujo prazo de recolhimento é até o dia 20 de maio de 2024.
This Post Has 0 Comments