skip to Main Content

Programa-piloto em escolas do Distrito Federal mostra que tecnologia 5G FWA é alternativa para levar internet à sala de aula

A tecnologia 5G FWA (Fixed Wireless Access) provou ser uma solução viável para levar internet banda larga a escolas sem conectividade, segundo um projeto-piloto realizado pelo Ministério das Comunicações e o governo do Distrito Federal, com apoio do CPQD. Testes conduzidos em seis escolas públicas do DF demonstraram que a tecnologia alcançou velocidades adequadas para o programa Escolas Conectadas, oferecendo uma alternativa eficiente e rápida de implementação, além de complementar soluções como fibra ótica e conexão via satélite. O objetivo é conectar todas as 138 mil escolas de ensino básico no Brasil até 2026.

Durante os testes, que duraram dois meses, a tecnologia 5G FWA atingiu velocidades de até 945 Mbps, com médias entre 480 e 580 Mbps, o que a torna adequada para conectar escolas com até 500 alunos nos horários de maior movimento. O CPQD foi responsável pela instalação das redes e o monitoramento remoto das CPEs, e uma nova fase de testes será realizada com antenas externas para avaliar melhorias. A tecnologia atende aos critérios da Enec, que exige 1 Mbps por aluno, reforçando seu potencial para expandir o acesso à internet nas escolas.

#JuntosSomosMais!

#ciberseguranca

#cibersecurity

#inovacao

#protecaodedados

#dataprotection

#assesprodf

#defesacibernetica

This Post Has 0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SRTVS Qd. 701, Bloco A, Salas 829-831
Edifício Centro Empresarial Brasília
Cep 70340-907 – Brasília/DF

QUEM SOMOS
NOTÍCIAS
ACADEMIA ASSESPRO
EVENTOS

BENEFÍCIOS
ASSOCIADO
ASSOCIE-SE
CONTATO

61 3201-0932

61 3033-2768

staff@assespro.org.br

Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Back To Top
en_USEN