Carregando Eventos

« Todos Eventos

ASSESPRO/DF APOIA: PROJETO BRASIL E ALEMANHA

16 de junho @ 08:00 - 31 de agosto @ 17:00 -03

Projeto: Qualidade e Produtividade em Tarefas de Montagem baseada em Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para Redes de Valor Global
Executores:
Prof. Dr. Ing. Robert Schmitt – RWTH Aachen – Alemanha
Prof. Dr. Sanderson César Macêdo Barbalho – UnB
Prof. Dr. Marcelo Becker – USP
Financiador na Alemanha: CORNET
Financiador no Brasil: EMBRAPII
Contexto: O conceito da Indústria 4.0, baseado na integração de diferentes tecnologias irá afetar profundamente as abordagens convencionais de produção. A realidade aumentada é uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, com foco em redução de custos.
Problema Focado: o projeto tem foco nas etapas de montagem de peças de alta complexidade ou tarefas de alta complexidade. Para essa tipologia de tarefa de produção, a realidade aumentada é o suporte que está sendo desenvolvido mundo afora.
Solução Proposta: Considerando que as empresas têm que garantir um alto nível de qualidade e eficiência de montagem manual em redes globais de valor e que trabalhadores pouco qualificados precisam ser treinados e guiados por tarefas de montagem altamente complexas, será desenvolvido um sistema composto por várias câmeras, baseado em inteligência artificial, para reconhecer automaticamente as etapas manuais de montagem e criar instruções de montagem.
Impacto na empresa: Desta forma, será possível verificar os desvios dos processos especificados, reduzir o tempo de preparação e execução do trabalho, reduzir os custos de garantia da qualidade nos processos de montagem, reduzir o tempo e os processos necessários para fornecer informações para a engenharia de projeto e desta para a montagem. Estudos apontam para uma redução na faixa de 30% desses custos em empresas que aplicaram tecnologias similares.
Investimento: O projeto como um todo tem custo de R$ 1.700.000,00. Buscamos parceiros empresariais para investir em torno de R$ 850.000,00 em dois anos.
Perfil de parceiro: Buscamos parceiro para desenvolver o projeto junto com a equipe das Universidades brasileiras e alemã, o qual ficará com parte da propriedade intelectual e preferência para comercializar o produto final.
Duração: O projeto será desenvolvido em 02 anos, conforme cronograma ajustado com a chamada alemã.
Contato:
Sanderson Barbalho – sandersoncesar@unb.br
https://br.linkedin.com/in/sanderson-cesar-macedo-barbalho-3b283914
Marcelo Becker – becker@sc.usp.br
https://www.linkedin.com/in/marcelo-becker-761bb524/

Detalhes

Início:
16 de junho @ 08:00
Final:
31 de agosto @ 17:00