A Lei nº 14.973, sancionada em 16 de setembro de 2024, trata da reoneração da…
Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência
Apesar das melhorias significativas ocorridas nas últimas décadas, a educação ainda não é universalmente disponível, e as desigualdades de gênero ainda persistem. Hoje, Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, mais do que nunca precisamos a abordar a baixa participação das meninas na educação em STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Apenas 17 mulheres receberam o Prêmio Nobel em física, química ou medicina desde Marie Curie, em 1903, em comparação a 572 homens. Hoje, apenas 28% das pessoas pesquisadoras de todo o mundo são mulheres, segundo dados da UNESCO. Essas enormes disparidades e profunda desigualdade, não acontecem por acaso. Muitas meninas são impedidas de se desenvolver por conta da discriminação, pelos diversos vieses e por normas e expectativas sociais que influenciam a qualidade da educação que elas recebem, bem como os assuntos que elas estudam.
STEM é uma das bases da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, e a educação em STEM pode fornecer aos estudantes conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para sociedades inclusivas e sustentáveis. Deixar meninas e mulheres de fora da educação e das carreiras em STEM é uma perda para todos.
Nós precisamos entender os fatores que estão por trás dessa situação para reverter essas tendências. A publicação “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, da UNESCO, fornece uma rápida visão mundial dessa sub-representação, dos fatores que a ocasionam e dos exemplos de como melhorar o interesse, o envolvimento e o desempenho das meninas nesses campos do conhecimento. Acesse a publicação em https://lnkd.in/d35Cp_t
Ambientes de aprendizagem favoráveis podem aumentar o interesse das meninas em STEM. Um mercado de trabalho receptivo para as mulheres pode fazer crescer a participação delas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Estamos juntos neste movimento!
This Post Has 0 Comments