A Confederação Assespro foi representada por Cristiane Pereira, presidente eleita da Assespro-DF, na reunião do…
Governo abre consulta pública que propõe modelo para contratos de “PC como serviço”
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu uma Consulta Pública para melhorar a minuta do termo de referência para a contratação conjunta de serviços de assinatura, incluindo o fornecimento de computadores (desktop e notebook), além de manutenção e suporte.
Segundo o MGI, o modelo denominado “PC como Serviço” (PCaaS) envolve a terceirização de equipamentos de última geração, por meio de um contrato que abrange todos os serviços de logística, suporte e monitoramento dos ativos.
📑 A CONSULTA PÚBLICA De acordo com a minuta, os equipamentos serão configurados conforme o ambiente do usuário, podendo incluir serviços como configuração de rede e internet, a critério do ente contratante. A proposta prevê um prazo de vigência dos contratos que varia de 60 dias a 10 anos.
Inicialmente, estão previstas 5.374 unidades de desktops e 689 unidades de notebooks.
O objetivo desta iniciativa é coletar sugestões e opiniões para aprimorar o termo de referência antes da contratação definitiva. O processo será realizado por meio de pregão eletrônico e de maneira centralizada, buscando maior eficiência e economia para os órgãos públicos.
Com a centralização da contratação de PCaaS, espera-se reduzir custos administrativos e obter economia de escala, aproveitando melhor os recursos públicos. Além do fornecimento dos equipamentos, a contratação incluirá serviços de suporte, monitoramento e gerenciamento de ativos de TIC, permitindo que as equipes de tecnologia dos órgãos públicos se concentrem em atividades mais estratégicas.
🗓️ As contribuições poderão ser enviadas até o dia 27 de junho, através dos links interativos disponibilizados na consulta.
This Post Has 0 Comments