skip to Main Content

3 RAZÕES PARA INTERNACIONALIZAR SUA EMPRESA

por Robert Janssen, VP de Relações Internacionais, da Federação Assespro

Existem oportunidades de crescimento claramente significativas para as empresas que apostam na expansão internacional e a fazem parte do plano estratégico da empresa. A seguir, abordamos três razões pelas quais a globalização deve fazer parte do seu plano de negócios.

#1 Aumentar o potencial de receita

A maioria das empresas bem-sucedidas do mundo são globais. E isso inclui as poucas empresas brasileiras que adotaram o espírito dos bandeirantes e buscaram explorar novas geografias. A expansão internacional oferece a oportunidade de explorar novos mercados emergentes, expandir a base de clientes e, assim, aumentar o potencial de receita.

O momento atual que vivemos, cada vez mais digital, promovendo um aumento exponencial do comércio eletrônico além-fronteiras, a ascensão da economia de plataforma,  tornou mais fácil para grandes ou pequenas marcas venderem diretamente diversos mercados sem ter que abrir um escritório local ou  uma vitrine tradicional.

As empresas brasileiras de tecnologia tem muita qualidade, e por isso, tem total possibilidade de ter mérito de mercado em outras regiões ao redor do globo. Sendo que, apesar do mercado brasileiro ser grande, e se ter dimensões continentais, não existem barreiras para  se poder lançar a partir do Brasil, uma empresa global.

Em recente viagem ao Sudeste Asiático, estima-se que a economia digital triplique de tamanho para US$ 300 bilhões no até 2025, enquanto a economia total da região esta estimada em US$ 3 trilhões com um quase 700 milhões de consumidores.

#2 Ganhar vantagem competitiva

Ter acesso a novas oportunidades de colaboração em pesquisa e desenvolvimento e traduzir isso em uma vantagem competitiva, desenvolvendo novos produtos e serviços, ajuda distinguir uma empresa de seus concorrentes, construir uma fidelidade mais forte à marca.

A Malaysia, por exemplo, está promovendo ativamente a inovação baseada em tecnologia, criou uma agência, a MDEC – Malaysia Digital Economy Consortium, e tem diversos planos para buscar conexão com diversos outros mercados para viabilizar ações de cooperação comercial.

#3 Equilibre as flutuações sazonais

Os mercados estrangeiros podem combater as quedas na demanda em seu mercado doméstico. A globalização permite que as empresas aproveitem fluxos de receita adicionais e normalizem os picos e vales de produção para atender a demanda sazonal variável em diferentes mercados.

Embora a globalização traga diversificação de mercado atraente e expansão da participação de mercado, há uma camada adicional de complexidade com novas regulamentações, requisitos administrativos e custos indiretos.

Há muitas razões pelas quais as empresas podem procurar se tornar globais. Para fazê-lo com sucesso, no entanto, requer planejamento estratégico, tempo, recursos e parceiros locais.

A Federação Assespro está comprometida em dar apoio a suas associadas na sua preparação para alçar novos voos e se tornarem também em empresas globais.

Para obter entender melhor como promover uma expansão dos negócios das empresas do nosso ecossistema, estamos primeiramente realizando uma pesquisa para mapear o potencial internacional, e desta forma ter maior assertividade na orientação de um plano de internacionalização.

Portanto, não perca a oportunidade de saber como se tornar uma empresa global. Comece respondendo a pesquisa a seguir:

Confira.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SRTVS Qd. 701, Bloco A, Salas 829-831
Edifício Centro Empresarial Brasília
Cep 70340-907 – Brasília/DF

QUEM SOMOS
NOTÍCIAS
ACADEMIA ASSESPRO
EVENTOS

BENEFÍCIOS
ASSOCIADO
ASSOCIE-SE
CONTATO

61 3201-0932

61 3033-2768

staff@assespro.org.br

Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Back To Top
pt_BRPT