Página InicialNa MídiaSemana em Brasília

2012/01/23 a 27 - Semana em Brasília

Temos que lembrar, mais uma vez, que o ano é um ano de eleições, portanto, a partir de abril, teremos certamente recesso branco...

Colegas

O Congresso volta as atividades no próximo dia 02, mas é bem provável que a eleição para a composição da direção das mesas das comissões técnicas venha a ocorrer somente no dia 8 ou 9 de fevereiro e, portanto, só se iniciarão os trabalhos no dia 15, lembrando que 17 é antevéspera do Carnaval, portanto os trabalhos voltarão após quarta-feira de cinzas, dia 22.

Temos que lembrar, mais uma vez, que o ano é um ano de eleições, portanto, a partir de abril, teremos certamente recesso branco, vez que, os prazos legais de desincompatibilização para quem quer ser candidato é, formalmente, o começo de abril, mas também há que considerar não só que são muitos candidatos na Câmara - até agora mais de 136 - bem como os  partícipes mais diretos do processo eleitoral - isto porque as eleições municipais vão renovar os compromissos das bases com os seus representantes para o pleito de 2014.

Sendo assim, não só a nossa pauta do chamado "apagar incêndio" deverá estar bem ativa no período que vai de 22 de fevereiro - passado o carnaval - até abril, considerando as questões que temos pendentes - regulamentação de profissão, software livre, etc - além da pauta pró-ativa que envolve uma audiência pública para explorar a temática de interesse maior do Setor, bem como, os itens de uma pauta a ser levada ao novo ministro do MCTI.

Estamos trabalhando junto com as demais entidades componentes da FNTI, para termos uma pauta bem consolidada e com as propostas bem fundamentadas, hierarquizando prioridades, para levarmos ao ministro, se possível, acompanhado de alguns dos nossos parceiros no Congresso Nacional.

Embora o governo tenha adotado algumas medidas de incentivo, alguns segmentos do setor de tecnologia continuam prejudicados uma vez que os impostos cobrados em toda a cadeia de produtos de informática ainda são altos, por isso é importante o acompanhamento das ações dos congressistas como também dos órgãos executivos do governo federal e esse acompanhamento tem que ser feito por todos nós através de notícias, publicações e relacionamento institucional.

Nesta semana, marcada por reuniões setoriais, ministeriais, saídas e posses de ministros e de alguns membros do segundo escalão, a leitura dos acontecimentos não é fácil. É muito sensível a linha que delimita o que é necessário que seja cortado e o onde é interessante que se faça investimento uma vez que a crise mundial bate as portas de todos os países e o Brasil que estava crescendo fortemente tem que agir com cautela para que não haja retrocesso no trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos.

O site da ASSESPRO NACIONAL está cada vez mais completo, a seguir você precisa conferir muitos novos links incluídos na semana:
 
Clipping:

Assespro Nacional recebe com otimismo posicionamento da SLTI

Roberto Carlos Mayer assume Presidencia da ALETI

Presidente Dilma Rousseff confirma presença na CEBIT 2012

Alteração da Lei de Teletrabalho gera polêmica

Quando as empresas adotarão o registro eletrônico de ponto?


Press Releases:

Assespro recebe com otimisto posicionamento da SLTI

 
Notícias das Regionais:

Seminário Tributário da Assespro/RS

Assespro/MG emite certidão para empresas associadas

Metodologia Solution Selling aumenta vendas

 

Notícias dos Associados:

Cenibra estende o uso do Portal Sim em busca da efetiva gestão por resultados

 

Eventos:

SBGS abre chamada de trabalhos

Assespro/RS promove Seminário sobre Desoneração e Incentivos ao Setor de TIC - Seminário Tributário



Documentos:

Carta comtempla Setor de TI

Desoneração Tributário das empresas de TI e TIC


Vejam abaixo notícias de interesse do Setor.

O presente informativo é elaborado com o intuito de atualizar as empresas associadas da ASSESPRO, sobre as principais notícias políticas, e tem como principal fonte as Agências Câmara e Senado. Também conta com a colaboração da Assessora Legislativa Sra. Hosa Freitas, do Assessor Parlamentar da FNTI, Sr. Paulo Lustosa, e do Escritório Correia da Silva Advogados.

Forte abraço a todos.

Luís Mario Luchetta
Presidente
luis.mario@assespro.org.br


ASSESPRO Nacional - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
www.assespro.org.br



Projeto permite o uso de recursos do FGTS para o pagamento de cursos de capacitação

Projeto do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) permite que o trabalhador, especialmente o de baixa renda, possa sacar recursos de sua conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de curso profissionalizante, de capacitação ou de especialização.

O projeto (PLS 35/2011) modifica a legislação atual do FGTS, que já prevê outras situações para o saque, além da compra da casa própria, como necessidade pessoal decorrente de inundação ou quando um dependente é diagnosticado como portador do vírus HIV ou outras doenças graves.

A possibilidade de saque para custeio de capacitação profissional, argumenta o senador em sua justificativa, é importante porque, ao melhorar sua qualificação, o trabalhador cria mais possibilidades de resguardar e melhorar a renda de sua família e até contribuir mais para o próprio fundo.

Para realizar o saque do FGTS para capacitação profissional, o trabalhador deverá provar que não tem renda suficiente para arcar com os custos do curso e não poderá receber bolsa de estudo ou outra forma de subsídio concedida pela instituição organizadora ou outra instituição. A instituição que oferece o curso pretendido deve ser reconhecida por órgão competente do Poder Executivo federal e o trabalhador deverá ter no mínimo quatro anos de depósitos no FGTS, entre outras exigências.

A proposta está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde recebe decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.. Ela está sob reexame do relator senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Agência Senado.


Desemprego em 2011 ficou em 6%, menor taxa em 9 anos

Fonte: O Globo  

O ano de 2011 entrará para a história como o que registrou a menor taxa de desemprego desde 2002, quando teve início a série do IBGE. O instituto divulgou há pouco que a desocupação ficou em 6% no ano passado, 0,7 ponto percentual abaixo da taxa de 2010, como mostra o gráfico abaixo.

Outra boa notícia que tem de ser comemorada é que o desemprego, que estava em 5,2% em novembro, caiu para 4,7% em dezembro - a menor taxa já registrada pelo IBGE, ficando abaixo das previsões da maioria dos analistas.

No último mês do ano, a desocupação, tradicionalmente, costuma cair, atingindo o menor patamar do ano, por conta das vagas abertas pelo comércio para as vendas de Natal.

Essa pesquisa do IBGE, feita em seis regiões (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) leva em conta o mercado de trabalho informal também. É diferente, portanto, da pesquisa do Caged, que considera somente as vagas com carteira assinada. Nesta semana, o Caged mostrou, como publicamos aqui, que o país perdeu 408.172 vagas em dezembro.

Ainda assim, os analistas dizem que o mercado de trabalho brasileiro continua forte. No começo do ano, no entanto, a taxa de desemprego tende a subir um pouco, por conta da dispensa dos trabalhadores temporários.

Em nota, o IBGE explicou que, em 2011, o número de desempregados ficou em 1,4 milhão de pessoas, 10,4% a menos do que em 2010 (1,6 milhão). Já a população de empregados somou 22,5 milhões de pessoas, 2,1% mais do que no ano anterior.

Segundo o instituto, o número de trabalhadores com carteira assinada, na média de 2011, foi de 10,9 milhões, representando o melhor resultado em relação ao total de ocupados já registrado (48,5%).

O rendimento médio real, em 2011, ficou em R$ 1.625,46, o que representa um crescimento de 2,7% em relação ao dado de 2010. Enviado por Valéria Monteiro e publicação de Mirian Leitão.


Empresas devem investir e contratar mais.

O cenário macroeconômico para 2012 no Brasil é positivo. E entre os motivos para esse otimismo estão as expectativas de crescimento da economia, com Copa do Mundo, Olimpíada e investimentos no pré-sal. Isso é o que indicam os principais resultados de pesquisa da Robert Half com 155 empresários e executivos de 128 empresas dos setores automotivo, bancário, de bens de capital, construção civil, petróleo e gás, telecomunicações e seguros.

Mais de 90% dos entrevistados, ouvidos no final do ano passado, afirmam que vão investir mais ou o mesmo valor que em 2011. E quase 90% acreditam que suas empresas terão desempenho maior ao longo do ano.

“Expansão do crédito, perspectiva de queda nos juros e continuidade da inserção dos consumidores das classes C no mercado consumidor também explicam o entusiasmo dos empresários e executivos”, analisa o diretor de Operações da Robert Half, Fernando Mantovani.

O grupo, formado por representantes de empresas que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano, também irá contratar mais ou igual a 2011 (80% dos entrevistados). Para 72% dos empresários e executivos, os investimentos em tecnologia são fundamentais para sustentar o crescimento.

A escassez de mão de obra qualificada e carga tributária elevada do país são as principais dificuldades apontadas, para a maior parte dos consultados, na condução de suas empresas e negócios. O pessimismo fica por conta da crise internacional, preocupação manifestada por mais de 50% dos participantes da pesquisa. Blog “Canal Executivo”.


Softwares ajudam companhias a monitorar acionistas
24 de janeiro de 2012
Fonte: Valor Econômico

A redução no volume financeiro gerado com ofertas públicas inicias (IPOs) de ações feitas no Brasil não afetou o apetite dos investidores por informações sobre o tema.
A demanda aquecida por conteúdo na área financeira acirrou a concorrência no mercado de software pelo segmento de programas e aplicativos para investidores. A Riweb, empresa de tecnologia do grupo Comunique-se, lança neste mês um software que permite a uma companhia de capital aberto acompanhar as movimentações feitas pelos acionistas. "As empresas têm informação do número de acionistas atual, mas não conseguem avaliar o histórico de cada investidor", diz Rodrigo Azevedo, presidente da Riweb, ao referir-se às limitações do sistema atual.
Os bancos que mantêm a custódia das ações enviam à companhia aberta uma lista diária dos acionistas e sua participação. No entanto, diz Azevedo, é difícil identificar quando as ações foram adquiridas, por qual valor, e se o acionista ganhou ou perdeu dinheiro ao negociar os papéis.O software desenvolvido pela Riweb permitirá à companhia aberta obter esses históricos de movimentação, incluindo lista dos investidores que mais ganharam e mais perderam com as operações em bolsa. "Dessa forma, as companhias poderão atender melhor os acionistas que procuram a diretoria de RI [relações com investidores]", diz Azevedo.
O programa funciona como um software de relacionamento com os clientes (CRM, na sigla em inglês) e pode ser integrado a ferramentas de comunicação para envio de mensagens aos acionistas. Segundo Azevedo, o software já é testado por alguns dos seus 70 clientes. A Riweb foi fundada há três anos e tem cem funcionários. Em 2011, a empresa registrou receita de R$ 10 milhões, ante R$ 6 milhões no ano anterior.
Usuários têm interesse cada vez maior em obter informações com aplicativos destinados a smartphones e tablets. Com o software, a Riweb vai competir diretamente com a MZ Consult, pertencente à Attitude Global. Especializada em software e consultoria para o mercado financeiro, a MZ atua no país desde 2000 e registrou receita global de aproximadamente US$ 11 milhões no ano passado. A MZ tem 200 clientes no Brasil, entre companhias abertas e limitadas, e mantém um portfólio de 20 produtos, como softwares de CRM, serviços de assembleias por internet e envio automático de fatos relevantes para acionistas.
Há três meses, a MZ lançou no país um software que é acessado por internet (na nuvem) e permite monitorar as ações dos principais investidores das companhias e comparar com o movimento de compra e venda de ações de empresas do mesmo setor. O software é vendido para 40 clientes. Tereza Kaneta, presidente da MZ Consult, observa que investidores e companhias abertas buscam ferramentas mais sofisticadas para acompanhar o mercado acionário. "Essa procura estimula o surgimento de novos competidores e obriga as empresas do setor a inovar", diz.
Eduardo Carneiro, gerente de produtos da MZ Consult, diz que entre as demandas recentes estão a conversão de softwares de análise financeira em aplicativos para smartphone e tablet, e serviços de assembleia on-line.
A demanda por aplicativos financeiros atraiu a esse mercado a Power Financial, braço de impressão financeira do grupo brasileiro Power. A companhia desenvolveu um aplicativo para iPad (o tablet da Apple) que compara todas as ofertas iniciais e ofertas 10 secundárias de ações realizadas no Brasil nos últimos dez anos. O aplicativo permite pesquisar informações de IPOs por empresa, ano, banco de custódia, escritório de advocacia ou a combinação desses filtros. "A demanda por impressão de prospectos já vinha se reduzindo nos últimos anos, e caiu de vez no último semestre", afirma Rodrigo Pinheiro, diretor de vendas da Power Financial. Com o lançamento do aplicativo, que é gratuito, a meta da empresa é atrair clientes do mercado financeiro para a prestação de serviços. Pinheiro não divulga o número de downloads do aplicativo; diz apenas que o produto já é usado em 29 países.
A empresa planeja lançar em fevereiro uma versão do aplicativo para iPhone. "As gráficas financeiras precisam mudar a sua forma de fazer negócios. Por mais que ainda seja lucrativa, a impressão não é sustentável no longo prazo", afirma Pinheiro. Em junho de 2011, a Power Financial firmou parceria com a companhia americana de gestão de documentos e impressão Merrill Corporation, para imprimir prospectos dos clientes no exterior, enquanto a americana atende a demanda no país por meio da gráfica da brasileira.
Além do serviço de impressão, a Merrill Corporation também oferta no Brasil um software de auditoria, análise de empresas e compartilhamento de dados acessado por internet. O software foi lançado em 2008 e conta com 2 milhões de usuários no mundo, com um movimento médio de 420 milhões de documentos. No mundo, a demanda pelo software dobrou no ano passado e, no Brasil, que representa 5% da operação da companhia, triplicou.
A perspectiva é que a demanda por softwares desse tipo aumente neste ano em decorrência do maior número de IPOs previstos. A BM&F Bovespa prevê 45 ofertas públicas inicias de ações neste ano, ante 11 IPOs no ano passado.



NOTÍCIAS DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO
Boletim informativo da Anpei – Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras
23/01/2012 – Ano IX – Edição nº 82

=>Novo ministro da C,T&I tem perfil técnico
O escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o físico Marco Antonio Raupp. A posse será no dia 24, terça-feira próxima. Ele substituirá Aloizio Mercadante, que será o novo ministro da Educação. Leia mais: http://goo.gl/54b09

=>Finep cria crédito permanente para grandes empresas
 Inova Brasil P&D será voltado para empresas que fazem atividades de P&D regularmente. Leia mais: http://goo.gl/MtsT7

=>Glauco Arbix alerta para perda de autonomia da Finep
 Agência do MCTI tem usado recursos de outros órgãos, como o BNDES, para aumentar seu apoio aos projetos de P&D das empresas. Leia mais: http://goo.gl/RBiwC

=>MCTI firma acordo com Sociedade Fraunhofer
 Instituição alemã vai participar do projeto de constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Leia mais: http://goo.gl/Nyk8w

=>Brasileiros aumentam pedidos de patentes no exterior
 Segundo INPI, os depósitos via Tratado de Cooperação em Patentes (PCT) aumentaram 22,6% em três anos. Leia mais: http://goo.gl/zRN5u

=>CNPq agiliza processos de acesso a recursos da biodiversidade
 Conselho de Gestão do Patrimônio Genético ampliou o credenciamento para emitir autorização de acesso para P&D e bioprospecção. Leia mais: http://goo.gl/ZGhkk

=>CCT aprova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
 Cinco comissões, que correspondem aos eixos da ENCTI, vão trabalhar no detalhamento das linhas de ação da Estratégia. Leia mais: http://goo.gl/5EpbF

=>Incentivo fiscal será estendido a celulares, diz Mercadante
 Em programa de rádio, ministro admite que pode assumir a pasta da Educação na reforma ministerial. Leia mais: http://goo.gl/VjXTN

=>Registro de patentes e marcas fica mais caro
 Reajuste médio aplicado pelo INPI é de 20%, mas alguns serviços tiveram aumentos superiores a 100%. Leia mais: http://goo.gl/Z4neh

=>INPI bate recorde de pedidos de patentes e marcas
 Os depósitos de patentes aumentaram 9,14% e as requisições de marcas cresceram 10,6% entre 2010 e 2011. Leia mais: http://goo.gl/knhPi

=>Prorrogado prazo para cadastro no Censo dos Profissionais de Engenharia
 Confea e MDCI querem traçar o perfil da categoria e a situação atual desse mercado de trabalho. Leia mais: http://goo.gl/Kd3us

=>Finep e BNDES vão destinar até R$ 2 bilhões para o setor sucroenergético
 São 25 projetos aprovados no Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial do Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS). Leia mais: http://goo.gl/jw6B0

=> Parque Tecnológico da UFRJ já conta com 41 empresas
 Das seis pequenas empresas recém-aprovadas para se instalar no local, quatro são graduadas da incubadora da Coppe. Leia mais: http://goo.gl/3oBSD

Tecnologia Siemens é usada em metrô de Paris. Leia mais: http://goo.gl/QcYLi

Vale Soluções em Energia participa de projeto na Antártica. Leia mais: http://goo.gl/ieyRP

Inovação da WEG é adotada pela BRF Foods no Paraná. Leia mais: http://goo.gl/9dbKy

IPT aumenta projetos de P&D em parceria com setor privado. Leia mais: http://goo.gl/yln0a

Fapemig apoia contratação de mestres e doutores nas empresas. Leia mais: http://goo.gl/maAG7

Tecpar poderá auxiliar indústria de móveis do Paraná a inovar mais. Leia mais: http://goo.gl/dzwwK

Fundação Certi dá início a segunda etapa do Sinapse da Inovação. Leia mais: http://goo.gl/3pv1k

Unicamp abre edital para seleção de projetos de empresas em TI. Leia mais: http://goo.gl/YP7CD

CPqD desenvolve dispositivos móveis para deficientes visuais. Leia mais: http://goo.gl/AKyTC

Embraer apresenta Legacy 500 e conquista contrato com os EUA. Leia mais: http://goo.gl/GVUqi

Basf inaugura planta piloto de alta tecnologia para produção de tintas. Leia mais: http://goo.gl/LgHIh

Furukawa conquista contrato com governo australiano. Leia mais: http://goo.gl/wO1zN

Pesquisa da IBM mostra inovações que podem mudar a sociedade. Leia mais: http://goo.gl/5YWBD

Brapenta é comprada pela norte-americana ITW. Leia mais: http://goo.gl/5MqYW

AES lança concurso para inovação em modelo de negócio. Leia mais: http://goo.gl/RWnCt

Terminais de operação da Altus inovam em design e engenharia. Leia mais: http://goo.gl/jEfTs

ITA busca voltar às origens e prioriza 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: