Página InicialNa MídiaPress Releases

21/09/2015 - Assespro atualiza mapa do mercado de Tecnologia de Informação para além da América Latina

Pela primeira vez, o Censo do Setor de TI terá a participação de alguns países do leste europeu, da África e Ásia

 

 

 

Com o objetivo de mapear o setor de Tecnologia da Informação da América Latina, a Federação Iberoamericana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (ALETI), em conjunto com a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), desenvolvem anualmente a iniciativa conhecida como “Censo do Setor de TI”, desde 2012.

Neste ano de 2015, a meta é, além de atualizar o mais completo retrato do setor de TI com comparabilidade internacional, ampliar seu alcance para além dos países membros da ALETI. Armênia, Bangladesh, Cuba, Egito, Eslovênia e Nigéria são os pioneiros nesta nova fase. Para tanto, foi criada uma versão do questionário em inglês, contendo questões específicas para esses países, e as questões aplicadas em todos os países.

Principais resultados da edição 2014

Na edição 2014, esta iniciativa contou com a colaboração de 1300 empresas de dezenove países, sendo que quase metade foram companhias brasileiras. Colômbia, Argentina, Equador e Paraguai, nesta ordem, completaram os cinco países com maior participação no levantamento. A base de dados final desta edição contém cerca de 80 mil respostas.

Ao comparar o Brasil com os demais países, destacamos itens como: a maior rotatividade de profissionais, indicando uma disputa maior pelos recursos humanos qualificados; o pioneirismo das empresas da Argentina e do Brasil, onde mais da metade das empresas foram estabelecidas há mais de quinze anos; e o crescimento da internacionalização em todos os países, exceto no Brasil – onde o índice de empresas exportadoras está estacionado em 17% do total há vários anos.

Benefícios para as empresas participantes

Ao mapear a oferta de serviços e produtos das empresas, suas capacidades tecnológicas, suas práticas de inovação, investimento em pesquisa e desenvolvimento, entre vários outros temas importantes para compreender o setor de Tecnologia da Informação, a base de dados acumulados também pode ser usada para gerar oportunidades para as empresas.

Para tanto, na parte final do questionário, as empresas devem autorizar o uso das informações de seu perfil para a geração de oportunidades de negócios, e indicar o perfil das oportunidades que buscam.

Sobre a Edição 2015

Neste ano de 2015, a iniciativa está sendo repetida pela quarta vez, com a expectativa de superar todas as edições anteriores, tanto em número de empresas como de países participantes. A expectativa é que os principais resultados sejam divulgados até o final deste ano.

Como Participar

A participação das empresas já está em andamento, bastando acessar um destes links na Web para acessar o questionário em português:

http://assespro.org.br/biblioteca/dados-mercado/2015-censo-aleti-do-setor-de-ti/
http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2015-censo-aleti-plus/
https://pt.surveymonkey.com/r/censo-ti-2015-portugues

Sobre a Assespro:

Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO NACIONAL - está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. Com sede na Capital Federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, representando a união dos interesses estaduais em nível nacional e internacional. A Assespro Nacional é uma entidade para a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas. Conta com mais de 1500 empresas e associações em 20 Estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. Para mais informações, acesse www.assespro.org.br.

Twitter: http://www.twitter.com/assespro

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Assespro

 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: