Página InicialNa MídiaPress Releases

15/12/2014 - Empresas de TI do Brasil são mais maduras e contratam mais do que a América Latina, revela Censo da Assespro

Federação divulga resultados do Censo de 2014 com números do mercado de tecnologia de informação na América Latina

Na comparação entre Brasil e outros 18 países da América Latina, as empresas nacionais de TI são mais maduras e estabelecidas e contrataram mais nos últimos 12 meses. É o que mostra a edição 2014 do Censo realizado pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional).

A pesquisa concluída no fim de 2014 mapeia o setor de TI no continente. Ao todo, 814 empresas participaram do estudo, gerando uma base de dados com pouco mais de 80 mil respostas. As companhias brasileiras correspondem a 53% do total, seguindo a tendência do mercado. Colômbia, Argentina, Equador e Paraguai, nesta ordem, completam os cinco principais países do levantamento. 

Praticamente 90% das empresas brasileiras contrataram novos colaboradores nos últimos 12 meses, com uma média de 33 pessoas por companhia. É um índice superior ao registrado na América Latina, que teve 85% das companhias com cerca de 30 funcionários. Em compensação, o número de desligamentos (voluntários ou não) também foi alto: média de 31 pessoas, contra 21 das demais nações juntas.

 “Não foi um ano fácil para o setor de TI. O calendário apertado por conta da Copa do Mundo e Eleições aliado às questões econômicas e políticas seguraram parte do crescimento das empresas”, comenta Luis Mario Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

Empresas maduras

Outro dado interessante divulgado pelo estudo é a idade das empresas de TI no Brasil. Apesar de muitos especialistas imaginarem que são companhias jovens, a pesquisa mostra que mais da metade possui entre 14 e 28 anos de existência, o que indica corporações maduras e já estabelecidas. Apenas 39% delas foram criadas no século 21. Na América Latina acontece o inverso, com mais fundações ocorrendo nos últimos 15 anos.

Prioridade no consumo interno

As companhias nacionais também continuam priorizando o consumo interno ao invés de buscar novos negócios no exterior: 83% delas não realizam qualquer tipo de exportação. Em contrapartida, nos outros 18 países a média é muito maior, pois mais da metade realizam negociações com companhias estrangeiras.

Pesquisa e desenvolvimento

A estagnação da economia em 2014 fez o setor de tecnologia de informação investir pouco em pesquisa e desenvolvimento. Uma em cada cinco empresas do Brasil não realiza qualquer investimento na área. Dentre as que realizam, a preferência é por temas de aplicações de sistemas de informação, com 38%, seguido por criação e gerenciamento de softwares, com 29,3%, e sistemas de informação em World Wide Web, com 25,6%.

Sistemas operacionais

Outra área que merece atenção é a utilização de software livre em sistemas operacionais. Mesmo com os esforços governamentais, o uso de código aberto ainda não é popular. Ao todo, 82% dos entrevistados utilizam o Windows, da Microsoft, contra 42% do Linux – uma diferença de 30 pontos percentuais. A diferença no continente é menor: 76% contra 46%.

Sobre a Assespro:

Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO NACIONAL - está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. Com sede na Capital Federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, representando a união dos interesses estaduais em nível nacional e internacional. A Assespro Nacional é uma entidade para a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas. Conta com mais de 1500 empresas e associações em 20 Estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. Para mais informações, acesse www.assespro.org.br.

Twitter: http://www.twitter.com/assespro

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Assespro

Informações à imprensa:

NB Press Comunicação
Contato: Nicole Barros / Aline Pereira
Tel.: 11 3254-6464
e-mail: nicolebarros@nbpress.com; alinepereira@nbpress.com

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: