Página InicialNa MídiaPress Releases

04/02/2013- Estados Unidos é o maior importador de produtos e serviços de TI no Brasil, representando 7,7% dos destinos, aponta censo do setor realizado pela Assespro

 

Levantamento revelou que 18,9% das empresas do setor exportam algum tipo de produto ou serviço para o exterior

 

Com a missão de revelar a situação das empresas nacionais de TI frente ao desenvolvimento e exportações de serviços no segmento, a Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), em parceria com a MBI e a Survey Monkey, realizou o Censo Assespro do Setor de TI – Edição 2012.

Contando com a participação de aproximadamente 300 empresas do segmento, o levantamento apresentou um panorama do aspecto da representatividade das exportações de produtos e serviços no setor de TI nacional.

Em relação à representatividade no faturamento, as exportações são consideradas majoritárias, com 60% ou mais, para apenas 0,4% das empresas, e importante, entre 15% e 60%, para 3,5% das empresas. Já 8,4% das empresas consideraram moderada a participação no faturamento, representando entre 1% e 15%, e 6,7% responderam que a importância é mínima chegando a 1% do faturamento. Já 81,1% consideraram inexistente qualquer tipo de faturamento advindo do exterior.

E, das empresas que exportam tecnologia e serviços, a maior parte está localizada no Sudeste, inclusive, daquelas que a exportação possui participação majoritária,  100% delas estão entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Dos destinos das exportações, os Estados Unidos é o que mais recebe tecnologia e serviço brasileiro, com 7,7%. México, Argentina, Colômbia e Canadá vêm logo atrás, com 4,6%, 3,9%, 2,8% e 2,1%, respectivamente. Já a Espanha, Reino Unido, França e Alemanha representam 1,8%, 1,1%, 1,1% e 1,1% cada.

Um dado curioso é que das empresas de TI que têm a representatividade majoritária das exportações no faturamento, 100% delas são de pequeno porte. As grandes empresas se destacam na categoria de participação importante, onde têm representatividade de 10% no volume de exportações.

“Esse cenário mostra que o mercado nacional é muito bem considerado fora do país e somos vistos de maneira positiva como exportadores de produtos e serviços. O Brasil tem um mercado de TI que movimenta U$ 16,5 bilhões por ano, e com o incentivo e desenvolvimento certo podemos elevar ainda mais esse potencial”, afirma Luís Mário Luchetta, Presidente da Assespro Nacional.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: