Página InicialNa MídiaPress Releases

27-02-2012 - Assespro Nacional e a nova lei do trabalho a distância

Entidade acredita que a modificação na CLT  trará maior insegurança  na contratação de profissionais

Após a sanção da Lei 12.551 que alterou a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), fazendo com que os meios telemáticos e informatizados equiparem a subordinação dos profissionais que atuam fora de empresa com os que atuam internamente, a Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de TI) se posicionou e repudia veemente a decisão que traz impactos negativos ao setor, aumentando o risco para os empregadores e podendo impactar na flexibilidade que os trabalhadores possuem hoje.

A entidade, que representa 1,4 mil empresas de TI por todo o país, acredita que o trabalho a distância beneficia todos os setores da economia, ‘é uma tendência natural da evolução dos usos e costumes da nossa sociedade, criada pela informática, que tornou a rotina das pessoas muito mais flexível, mas que o impacto da nova lei incorre em enormes riscos, como: a) de indenizar horas extras, sem necessariamente ser devido; b) da obrigação de pagar remuneração fixa sem que o contratado tenha efetivamente trabalhado o tempo integral declarado; c) de indenizar adicional noturno ou horas extras, por estar a disposição da empresa em horário extraordinário, além de criar um ambiente pouco seguro para novas contratações.

Para Luís Mário Luchetta, Presidente da Assespro Nacional, a medida irá atingir diretamente a maior parte das empresas do segmento. “Quase todos os associados da Assespro têm profissionais trabalhando remotamente. Dependendo da função a ser designada, o profissional não necessariamente precisar estar alocado dentro da companhia. É certo que existe a alternativa do Art. 62, I, da CLT, mas é recomendável a revisão das políticas de pessoal, normas e controles, bem como de concessão de benefícios corporativos, como celulares e computadores da companhia, explica.

Segundo a Dra. Mami Ueno, Assessora Jurídica da Entidade, esta mudança na CLT poderá ampliar significativamente os riscos de vínculo trabalhista e de indenizações trabalhistas indevidas, tendo em vista as dificuldades de provar os pressupostos, devido as facilidades de burlá-los ou criar falsas provas ou ainda pela dificuldade do próprio contratante provar o contrário.

Adicionalmente, a redação da lei equipara o trabalho a distância em todas as atividades exercidas pelos trabalhadores. Por exemplo, como fica o tempo gasto pelos funcionários na sua formação online, a partir de casa? Como se diferencia as atividades que requerem “plantões” a distância daquelas nas quais o trabalhador é acionado somente em caso de necessidade? De acordo com a Lei em vigor, essas diferenças, que existem de fato no mundo real, não são contempladas pela legislação. Assim, caberá mais uma vez à Justiça,desta vez a Trabalhista, construir a jurisprudência/legislação na área, se os poderes Executivo e Legislativo não tomarem nenhuma iniciativa de melhorar a redação desta nova Lei.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: