Página InicialNa MídiaPress Releases

25-08-2011 - Assespro Nacional debateu os incentivos para o desenvolvimento do setor de TI em evento em Brasília

Durante o encontro foi aprovada a criação de um novo comitê para estudar e propor leis que estabeleçam normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de informática

Além disso, foram levantadas medidas para incentivar novos profissionais a entrarem no setor de Tecnologia da Informação para combater a escassez de mão de obra

Entre os dias 22 a 24 de agosto de 2011, a Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) reuniu empresários e representantes do setor no III Encontro Nacional da Assespro, que aconteceu em Brasília.

No primeiro dia de evento, foi realizada a reunião do Conselho de Administração da Assespro. Durante o encontro foram levantados diversos temas envolvendo o desenvolvimento do setor. Entre eles, a evolução do acordo da Assespro Nacional com a CompTIA (Associação da Indústria da Tecnologia da Computação), que tem como objetivo conceder certificações aos profissionais do setor.

“Acredito que nosso acordo com a CompTIA vem evoluindo, inclusive, as pesquisas de mercado realizadas pela entidade já começam a incluir o mercado brasileiro de tecnologia da informação. Será mais uma grande entidade global com os holofotes voltados para nosso setor”, afirma Luís Mário Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

A reunião também aprovou a criação de um novo comitê dentro da entidade para estudar e propor leis que estabeleçam normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de informática. Além disso, também foram discutidos os temas a serem incluídos no censo que a Assespro prepara sobre o setor.

“É importante reforçarmos os números do setor de TI, mostrar ao governo todo o potencial econômico e o quanto esse segmento movimenta. Mostrar quantos empregos o segmento gera, o quão importante somos importantes para uma cadeia produtiva e a sociedade no geral. E, para isso também é extremamente estratégico atuarmos em diversas frentes, com a criação de comitês segmentados e especializados em assuntos específicos”, conta Luchetta.

Já no segundo dia de evento, ocorreu o Seminário Nacional sobre Formação de Capital Humano, contando com as presenças do presidente nacional da Assespro, Luís Mário Luchetta, dos vice-presidentes Roberto Mayer, Rubén Delgado, Márcio Miorelli e Raul Colcher, além de representantes de dez regionais da Assespro, empresários do setor, representantes do Sinfor (Sindicato das Indústrias da Informação e Comunicação do Distrito Federal) e da CompTIA.

Também participando do evento, o Deputado Izalci Lucas Ferreira (PR/DF) afirmou que o trabalho realizado durante o encontro da Assespro poderá trazer um bom diagnóstico do mercado de TI. “As propostas abordadas no Seminário pela Assespro podem ajudar bastante o Congresso e o Executivo a alavancar o setor. Como estamos envolvidos com a Medida Provisória da desoneração da folha de pagamento, quanto mais argumentos possuirmos, maior será a possibilidade de aprovação desta medida”, disse.

O deputado que ainda é presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação (FPCTI) contou que já estão trabalhando em um marco regulatório para o setor. “Contamos com a participação da Assespro, e é importante termos cada vez mais subsídios para lutar por benefícios ao setor. Todas as sugestões são bem vindas e precisam ser encaminhadas com urgência ao Congresso Nacional”, explicou.

Para o presidente da Assespro Nacional, Luís Mário Luchetta, o III Encontro Nacional da entidade deixa um legado muito positivo. “Estamos caminhando para um conjunto de ações coletivas da comunidade Assespro, onde passamos a ver mais de perto os problemas e soluções não apenas nacionalmente, como também levando em conta as diferenças de cada regional. O próximo passo é incentivar os profissionais do setor, investir em projetos de planos de carreira, propiciar novos entrantes na área, entre outros”, afirma.

Na parte da tarde as lideranças da Assespro apresentaram os resultados do Workshop sobre Capital Humano aos secretários do MEC e do MDiC, respectivamente os senhores Luiz Claudio Costa, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Humberto Ribeiro, da Secretaria de Comércio e Serviços. “Em sintonia com os ministérios da Educação, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e da Frente Parlamentar, estamos realizando uma verdadeira oficina para repensar o setor e o apagão da mão de obra. São 20 líderes empresariais que pararam seus escritórios e se concentraram na produção de propostas para os poderes constituídos”, finaliza Luchetta.

Fechando a programação do III Encontro da entidade, no dia 24 de agosto, a diretoria da Assespro, juntamente com seus representantes regionais, se encontraram com vários representantes políticos para apresentar as novas lideranças regionais e discutir algumas propostas a serem encaminhadas ao Congresso Nacional referentes ao setor de TIC. Além do café da manhã com o deputado Bruno Araújo (PSDB/PE), os representantes se encontraram com o deputado Arolde de Oliveira (DEM/RJ), o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS), o senador Paulo Paim (PT/RS), o senador Armando Monteiro (PTB/PE), entre outros.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: