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22/03/2016 - Como prevenir contingências na prestação de serviços de software

A Assespro Santa Catarina e, Silva, Santana & Teston Advogados com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Ajorpeme, entre outras entidades, promoveram no dia 17 de março o Workshop "Como previnir contingências na prestação de serviços de software". O evento foi realizado na Ajorpeme e contou com a presença de 60 profissionais da área de tecnologia entre outras.

 

 

Segundo o presidente da Assespro-SC, Victor Kochella, o workshop buscou levar aos interessados uma visão prática de alguns cuidados que devem ser considerados na prestação de serviços, para que não tenha custos e até desgastes com o cliente com a entrega dos serviços.

"Por não ser material, os serviços são mais suscetíveis a ter divergência entre a expectativa do contratante e a empresa prestadora, o que, em alguns casos, acaba gerando para a empresa prestadora custos adicionais para tentar resolver conflitos ou até mesmo, são ajuizados, o que complica um pouco mais, pois, terá o julgamento de uma terceira pessoa, que não teve envolvimento desde o início, e somente se baseará nos documentos que as partes apresentarem. É neste momento que a boa documentação dos fatos é importante, para preservar ao prestador de serviços, o direito de defesa justo, inclusive para pessoas que não estiveram presentes no momento da contratação e puderem ter seus questionamentos respondidos de maneira adequada", fala Kochella.

Victor destaca que teve um excelente retorno dos participantes, que justificaram oportuno ao momento atual, onde preservar um bom atendimento através da documentação correta, evita ter desgastes ou mesmo custos no futuro.

Marcus Silva, Leandreo Teston e Norival Silva Jr. falaram sobre a elaboração e negociação adequada de propostas, contratos e outros instrumentos celebrados com clientes; comportamento do fornecedor em relação a eventuais inconformidades durante os serviços; como registrar apropriadamente evidências da prestação de serviços e como se preparar para uma contingência judicial. Aspectos relevantes discutidos judicialmente.

Tercílio Stedile Júnior, da empresa Gati Tecnologia da Informação Ltda, participou do evento e destaca a importância de se cuidar com os contratos na área de TI. "Foi muito interessante, por trazer informações relevantes sobre as melhores práticas nos processos de oferta, contratação, entrega e assistência técnica de produtos e serviços de TI. Estas práticas trazem a assertividade e segurança jurídica nas relações entre os fornecedores de serviços e seus clientes. A abordagem dos temas foi prática, permitindo a participação dos presentes através da avaliação de situações do dia a dia. Sugiro que eventos sobre este tema sejam feitos com mais frequência", destaca.

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