Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

26/02/2016 - Letícia Batistela assume CETI

Letícia Batistela, presidente da Assespro-RS, assumiu a presidência do CETI, conselho de entidades de TI do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, 25.

 

 

A advogada e empresária substitui o diretor presidente da Softsul, José Antônio Antonioni. Os mandatos do CETI são de um ano, exercidos em rotação pelas principais entidades de TI do estado.

Letícia adianta que seu objetivo é que o CETI seja um catalisador das demandas do setor de TI além de protagonizar o debate sobre soluções de inovação para Porto Alegre.

Já no mês de março, lideranças da entidade vão se reunir com a secretaria da Fazenda e gestores públicos para levas as proposições do setor de TI, especialmente questões como a cobrança de ICMS sobre software.

“Estamos em ano de eleições municipais e queremos propor um debate profundo com os candidatos sobre o tema da inovação”, antecipa Letícia.

Nas últimas duas eleições para governador no Rio Grande do Sul e na última eleição municipal, o CETI promoveu encontros de empresários com alguns dos principais candidatos.

O CETI foi fundado em 2004 por entidades como Seprorgs, Assespro-RS, Internetsul, Sucesu-RS e Softsul, entre outras, com objetivo de servir como uma plataforma de articulação dos interesses das diferentes organizações participantes.

A entidade se manteve operacional desde então, realizando encontros mensais e operações conjuntas como os encontros com os candidatos e presença conjunta em feiras.

No entanto, é possível dizer que o CETI falhou, se julgado pelo objetivo inicial de unificar o discurso das entidades de TI em um ponto focal único, gerando com isso mais influência política da área frente ao governo.

Dois casos recentes mostram isso. Em julho desse ano, a BITS, feira irmã da alemã Cebit realizada em Porto Alegre, decidiu cancelar sua edição 2015, gesto que provavelmente encerrou a trajetória do evento no Rio Grande do Sul.

Embora a capacidade de influência do CETI no sucesso da feira fosse relativa no melhor dos casos, também é verdade que a entidade conseguiu exercer pouca influência positiva no resultado do evento, um marco para a tecnologia do Rio Grande do Sul.

Em 2014, o governo José Ivo Sartori (PMDB), decidiu fechar a a secretaria de Ciência e Tecnologia e incorporar suas atividades à área de desenvolvimento.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia era tradicionalmente uma área de influência para o setor de TI no governo de estado e o fechamento foi visto como um desprestígio para a área. O CETI não chegou a fazer um posicionamento público sobre o tema.

Sob a direção de Letícia Batistela, a Assespro-RS tem sido bem sucedida em influenciar algumas discussões relativas ao tema de tecnologia em Porto Alegre.

Um exemplo foi a chegada do Uber na capital gaúcha. Em determinado ponto, o clima ficou pesado entre o app (que mostrou a sua desconsideração habitual pelos poderes vigentes) e a prefeitura municipal (que não conseguiu ler o humor público sobre o tema).

A Assespro-RS ajudou a intermediar um encontro privado entre executivos do Uber e representantes da prefeitura de Porto Alegre. Dias depois, promoveu um debate público com representantes do Uber e Mauro Pinheiro, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

É verdade que o Uber é uma causa bem menos perdida do que a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a BITS. Também é verdade que o setor de TI precisa tentar mais.

 

Fonte: Baguete

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: