Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

17/11/2015 - Delegação Chinesa conhece o programa MGTI

Representantes da província de Jiangsu participaram de uma reunião, no espaço MGTI, intermediada pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). O encontro aconteceu, no dia 3 de novembro, com o objetivo de apresentar aos chineses o programa MGTI. As principais ações que estão sendo desenvolvidas e as metas traçadas foram apresentadas aos integrantes da comitiva, pela CEO da Assespro-MG e Fumsoft, Flávia Guerra.

 

Na ocasião, o presidente da Fumsoft, Leonardo Fares, disse que não há dúvidas de que a China veio para ficar em termos do contexto econômico internacional. “O setor de TI cresce assombrosamente, inclusive, o país criou o ministério do ciberespaço. Além disso, deixou de priorizar a produção de produtos e serviços de terceira e quarta categorias e, sim, os que são de primeira linha”.

Segundo Fares, a tentativa foi mostrar aos chineses que Minas possui um plano estruturado e consolidado com metas, diagnósticos com o intuito de criar algum tipo de acordo comercial, tecnológico ou o intercâmbio de pessoas.

A relevância do MGTI para o estado de Minas Gerais foi destacada pelo gerente do INDI responsável pelos projetos da Ásia, Ivan Pinto. Segundo ele, o programa compreende uma séria de ações que visa a posicionar Minas Gerais como o mais competitivo estado brasileiro no cenário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Atuando de forma conjunta com as principais entidades do setor e com amplo apoio governamental, o MGTI promove o estímulo à geração de novos negócios, a capacitação técnica e gerencial, a integração dos setores de hardware e software e o desenvolvimento de estratégias para a realização de novos investimentos, proporcionando o aumento da competitividade das empresas mineiras de médio porte.

Acerca das parcerias que podem ser firmadas entre Minas e China, o gerente do INDI afirmou que o setor de TICs na China tem tido um forte desenvolvimento nos últimos anos. Nota-se, no entanto, que parcela representativa das empresas chinesas tem conhecimento modesto das condições de mercado fora do país asiático, o que implica em produtos e serviços ainda pouco globalizados. Por sua vez, as empresas brasileiras do setor detêm um forte conhecimento mercadológico, com produtos e serviços ofertados no Brasil e em importantes mercados globais, como os Estados Unidos. “Nesse contexto, acreditamos que parcerias sino-mineiras na área de cooperação tecnológica e conhecimento de mercado podem ser desenvolvidas com benefícios mútuos”, acrescentou.

Oportunidades de negócios existem em diversas áreas, de acordo com Ivan Pinto.  Parcerias empresariais para a realização de investimentos conjuntos, “tropicalização” de produtos e serviços chineses por empresas mineiras e desenvolvimento conjunto de soluções de integração entre hardware e software são alguns exemplos.

Feng Jianbin da empresa Jiangsu ChinaSoft Information Technology acredita que o MGTI é uma plataforma muito boa para negócios em TI tanto para Minas Gerais quanto para o mundo.

Participações – Estiveram presentes na reunião representantes dos governos municipais de Xuzhou e Changzhou, do parque tecnológico West Taihu, de Changzhou, focado em novos materiais, TI e biotecnologia, além do CEO da empresa CSiT.

O encontro contou com a participação de representantes da área de Gerência de Promoção de Investimentos do INDI, Cláudio Luis dos Santos, e José Érico Rocha Lima, do responsável pela Gerência de Informação e Conhecimento, Fábio Silva, o Assessor de Relações Internacionais/SEGOV, Pedro Braga. Pela Fumsoft, compareceram a Gerente de Negócios Internacionais, Joyce Mercês, o Diretor de Empreendedorismo, Daniel Diniz, a Coordenadora de Empreendedorismo, Daisy Melo, e o Gerente de Negócios, Rodrigo Alves.

 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: