Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

03/11/2015 - UAITEC-BH é inaugurada no espaço MGTI

O projeto faz parte das iniciativas do Minas Digital, que tem como principal objetivo o desenvolvimento econômico e social a partir da inovação, economia digital e economia criativa

 

 

O espaço MGTI sedia o primeiro polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Belo Horizonte. A unidade foi inaugurada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa, no dia 21 de outubro. Implantado em todas as regiões do estado, o programa gratuito aposta na educação a distância (EaD), para atender o maior número de cidadãos.

O projeto faz parte das iniciativas do Minas Digital, que tem como principal objetivo o desenvolvimento econômico e social a partir da inovação, economia digital e economia criativa.

Ao todo, já são 111 unidades no estado, com uma grade formada por 71 cursos em diversas áreas, com destaque para inovação e empreendedorismo, saúde, cidadania, comunicação e cursos de inglês e espanhol.

Miguel Corrêa afirmou que esse modelo será levado para todo o estado, com o intuito de atender 100 mil alunos e formar profissionais que possam contribuir para a geração de riqueza em Minas Gerais. “A parceria com o MGTI é muito sólida e fez com que a primeira unidade de Belo Horizonte fosse sediada no espaço MGTI”, enfatizou.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Eduardo Prates Octaviani Bernis, recordou sobre a criação da UAITEC e disse que está feliz pelo fato da gestão atual do Governo de Minas, por intermédio da Sectes, dar sequência ao trabalho de capacitação profissional. “No atual contexto do país, precisamos investir ainda mais no setor de TI, na inovação e na economia do conhecimento”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente da Fumsoft, Leonardo Fares, apresentou as principais ações e metas a serem alcançadas por meio dos quatro pilares do programa MGTI: capacitação, geração de negócios, criação do ambiente regulatório e do Condomínio Temático.

Segundo ele, a UAITEC será fundamental para o MGTI no eixo capacitação, ou seja, para ajudar o programa a alcançar o desafio de chegar, em 2022, com a geração de 75 mil novos postos de trabalho. “Essa estrutura da UAITEC é importante não apenas para formação de profissionais de TI, mas também para a formação de gestores, empresários, para o intercâmbio de experiências e conhecimento”, frisou.

De acordo com o presidente da Assespro-MG, Marcello Ladeira, a participação de autoridades políticas no evento demonstrou a grandiosidade do programa MGTI, que conta com o apoio dos governos federal, estadual e municipal. “A inauguração revela a importância do espaço MGTI para os cidadãos de Belo Horizonte. Estamos tornando o ambiente ainda mais aberto para a comunidade com a vinda da UAITEC. Temos a oportunidade de entregar para a sociedade parte da nossa missão que está ligada à capacitação de mão de obra qualificada”.

Para o vice-presidente do SINDINFOR, Welington Teixeira Santos, a inauguração também é fruto do trabalho e da união das entidades que compõem o MGTI. “É um passo importante para consecução de um dos objetivos do MGTI. Cabe ressaltar que a UAITEC por si só já tem uma missão, que é reunir em salas virtuais alunos reais”, completou.

Também estiveram presentes no evento o coordenador geral do programa UAITEC em Minas Gerais, Breno Nolasco, a coordenadora da UAITEC BH, Ana Rita Biet, os agentes educacionais Cássio Rocha e Maria Luiza Sarmento, os vereadores Tarcísio Caixeta e Juninho Paim, a Deputada Estadual, Cristina Corrêa, o Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, entre outros.

No evento, Joaquim de Souza Mayrinx, funcionário do condomínio BIC, onde está sediada a UAITEC, foi homenageado pelos serviços prestados à unidade.

Endereço da UAITEC em BH: Av. Afonso Pena, nº 4.000, 3º andar, bairro Cruzeiro
Telefone: (31) 3194-7650
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Mais informações: www.uaitec.mg.gov.br

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: