Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

24/07/2015 - O que é Gamification?

Confira!


Cesar Rodrigues, presidente do Comitê de Engenharia de Software
e Sócio/Diretor da Avanti Negócios e Tecnologia

 

 

Jogos fazem parte da sociedade humana há milênios. Desde o uso de ossos como dados primitivos, passando pelos clássicos Gamão e Xadrez aos modernos videogames, os jogos engajam milhões de pessoas a investirem voluntariamente tempo e dinheiro na sua prática. Os números refletem essa paixão. Segundo o Gartner, a Indústria de videogames movimentou algo em torno de 100 bilhões de dólares em 2014, mais que toda a Indústria cinematográfica. Outros autores apontam que em 2013 foram dispendidas 11 bilhões de horas no jogo Angry Birds, o que equivale, em termos práticos, à quantidade de horas suficientes para se construir um Canal do Panamá por dia.

É possível utilizar os mesmos conceitos que levam as pessoas a se engajarem em Games em outros tipos de atividades, como o trabalho e o estudo? Para alguns autores isso pode ser feito através de Gamification, que é “o uso de elementos e jogos e técnicas de desenvolvimento fora do contexto de jogo”. O ponto de partida do Gamification está na ampla aceitação e a motivação que as pessoas possuem para jogar, uma vez que os jogos são a manifestação de atividades lúdicas, socialmente aceitas, que exercitam a imaginação. Os jogadores possuem um contexto as quais pessoas se submetem voluntariamente, limitadas por regras, onde precisam superar desafios para atingir os objetivos propostos. Gamification, o nome dado a esse conceito, não está diretamente relacionado com o ato de praticar os jogos, mas sim sobre o processo de utilizar conceitos dos jogos e seus elementos para resolver problemas e engajar usuários e colaboradores.

Gamificar efetivamente, no entanto, não é uma tarefa simples. Diversas aplicações de Gamification foram feitas em diferentes Indústrias, como Tecnologia, Saúde, Automobilística, Educação, dentre outras. Em 2011, o Gartner previu que 50% de toda a inovação e 70% das 2000 aplicações globais serão gamificadas até 2015. Nos últimos anos, no entanto, as dificuldades de colocar em prática o Gamification e inconsistências nos resultados de sua utilização levam a questionamentos em sua aplicabilidade. Em 2013, o Gartner previu que até 2014 80% de todas as aplicações gamificadas falharão em atingir seus objetivos, principalmente devido ao seu projeto pobre e inadequado.  Novas publicações na área sugerem cuidados na implementação das técnicas de Gamification para que elas funcionem, sendo que alguns trabalhos já mencionam as teorias psicológicas e neurocientíficas como justificativa para o uso dos seus elementos.

Em suma: Gamification é uma prática que pode auxiliar na obtenção de algo cada vez mais difícil nos tempos de hoje: engajamento. No entanto, para que isso aconteça, é necessário não somente saber dos conceitos, mas pensar e projetar de forma Gamificada. 

Curso – A Universidade Corporativa (UC) promove no dia 11 de agosto, o curso “Saiba como aplicar mecanismos de games nos negócios”. Empresas associadas à Assespro-MG, Fumsoft, SINDINFOR e Sucesu Minas possuem desconto na inscrição. Clique aqui para obter mais informações.

 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: