Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

09/07/2015 - Sua marca passará pela crise?

Confira este artigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Geraldo Barroso, sócio-diretor da Genial Box

Há um conto chinês muito antigo que narra a história de um rei que recebe de um sábio uma caixa com um conselho inestimável em seu interior. O velho instrui o soberano a abrir a caixa e ler o seu conteúdo apenas em uma ocasião: quando não houvesse mais perspectiva de futuro e a desesperança viesse acompanhada de uma tristeza profunda. A história não revela o motivo que tenha levado o rei a abrir a caixa e ler o pedaço de papel que repousava sobre a madeira, mas o seu conteúdo era: “Isto também passa”. 

O conselho do sábio chinês se aplica a qualquer situação. Da alegria mais inebriante à desesperança mais sufocante. Vale também para o Brasil de hoje. A crise bateu à sua porta? Seu negócio não fatura mais o que faturava até ano passado? A linha de tendência está em declínio? Então, eu sugiro que você abra a caixa e perceba que isso também passa. Mas há, aqui, uma sabedoria implícita que devemos levar em consideração. Ou você espera a crise passar de braços cruzados vendo sua empresa perder valor de mercado ou então se movimenta e faz da crise uma oportunidade de fortalecer seu ativo mais precioso: sua marca. A escolha será sempre sua.

Nestes tempos de crise os cortes são inevitáveis, tanto na vida pessoal quanto na gestão de negócios. Geralmente estes cortes começam por aquilo que julgamos supérfluo. Na esfera íntima cortamos os jantares, a TV a cabo ou o salão de beleza porque consideramos que estes pequenos prazeres da vida são dispensáveis. E nos negócios? Infelizmente alguns gestores acabam cortando parte da verba destinada ao marketing por considerá-lo um mero acessório em todo o processo. “Não precisamos mais fazer aquele anúncio mensal. Corte o investimento no Google Adwords. Pare de impulsionar os posts do Facebook. Não vamos mais participar daquela feira. Vamos economizar na criação da marca deste novo produto/serviço, tenho um sobrinho que está fazendo curso de CorelDraw”. Estes e outros argumentos são usados para justificar a redução no investimento em marketing. Sei que esta decisão é tomada com a melhor das intenções, mas a consequência dela pode ser desastrosa.

Estes gestores acabam ignorando o fato de que a batalha pelo posicionamento das marcas se dá na mente de seus consumidores. Se o público potencial de sua marca não a reconhece e não a deseja em meio a tantas outras, suas vendas diminuirão e mais cortes serão feitos gerando um círculo vicioso sem fim. Logo, o momento é propício para descruzar os braços e transformar a crise em oportunidade. Ao fugir do senso comum “crise-corte”, a empresa que enxerga a própria marca como seu principal bem continuará investindo. Enquanto as outras fogem da batalha, ela se posicionará de forma única e reinará soberana na mente de quem realmente interessa: o consumidor. A maioria das empresas estará nadando de volta para o estaleiro, com medo deste oceano de incertezas, então, é hora de remar contra a maré e alcançar o Eldorado.

E esta é a grande lição. Você pode não ser um rei, mas pode desejar reinar na mente de seu público mesmo no meio da tempestade. Sua marca passará pela crise ainda mais forte ou será levada para o mar do esquecimento? Guarde, portanto, o sábio conselho de um ancião para um rei: “Isso também passa”. Mas não cruze os braços. Mova-se.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: