Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

29/06/2015 - FIEMG e SINDINFOR divulgam estudo inédito sobre o setor de TI em Minas Gerais

Pesquisa aponta falta de confiança de empresários do setor no estado

Pesquisa aponta falta de confiança de empresários do setor no estadoA FIEMG e o Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (SINDINFOR) apresentaram a 1ª edição do Estudo de Indicadores Econômicos do setor de TI, ou Indica_TI, no dia 27/05, na FIEMG, em Belo Horizonte. O estudo tem a intenção de suprir o empresariado do ramo com informações oficiais (como número de empresas e empregados, média salarial do setor e saldo de emprego), além de indicadores coletados a partir de uma pesquisa própria elaborada pelas duas instituições.

A sondagem, com periodicidade trimestral, irá medir a percepção do empresário em relação ao trimestre encerrado e quais as suas expectativas para os próximos três meses em relação a variáveis como faturamento, emprego etc. O próximo Indica_TI está previsto para agosto deste ano.

Segundo o presidente do SINDINFOR-MG, Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira, o documento se divide em duas partes. “A intenção do estudo é dar aos empresários do setor um sentimento em relação às perspectivas atuais e futuras de negócios. A primeira parte da pesquisa é qualitativa e tem o objetivo de perguntar ao empresário do setor de informática de Minas Gerais como é que ele está enxergando a situação atual em relação ao ambiente de negócios, intenções de investimento e fatores que demonstram grau de confiança na economia. Já a segunda parte, apresenta números como a evolução do ISSQN em Belo Horizonte, por exemplo.”

Panorama – De acordo com a pesquisa, a confiança dos empresários do ramo está negativa, com índice de 47,9 pontos. O resultado foi determinado pela insatisfação com as condições de negócios atuais, que figurou bem abaixo da linha dos 50,0 pontos, com 29,0 pontos. A confiança nas condições de negócio no Brasil é a mais baixa (14,4 pontos), seguida das condições de negócio do estado (18,4 pontos). As condições de negócio da própria empresa estão um pouco melhores, com 41 pontos, mas ainda demonstram o descontentamento do empresário.

Por outro lado, as expectativas para os próximos seis meses estão positivas conforme indicador de 57,3 pontos, sustentadas pelas perspectivas positivas de negócio na própria empresa (63,2 pontos) e no estado (54,4 pontos). Já as expectativas de evolução dos negócios em relação ao Brasil estão negativas (45,6 pontos).

Já os indicadores de atividade mostram que o setor de TI está desaquecido. O faturamento apresentou recuo no primeiro trimestre do ano (44,0 pontos), em relação ao trimestre anterior, assim como a produção (43,4 pontos) e o emprego (44,8 pontos). Apesar do desempenho negativo, os empresários esperam aumento na demanda (54,7 pontos) e no emprego (53,5 pontos) nos próximos seis meses.

Para ter acesso ao estudo, clique aqui.

 

Guilherme Quintela

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: