Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

26/06/2015 - Diretoria do MGTI busca fomento junto ao BDMG

A diretoria do MGTI se reuniu com o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais

A área de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais reúne cerca de 5 mil empresas, distribuídas em 35 municípios. Juntas, elas geram aproximadamente 25 mil empregos diretos. Com o objetivo de fomentar e fortalecer ainda mais o setor, a diretoria do MGTI se reuniu com o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Marco Aurélio Crocco, e o diretor executivo do banco, Carlos Fernando Vianna.

A reunião definiu três aspectos fundamentais que devem continuar em discussão. Segundo Crocco, é necessário estabelecer novos critérios de avaliação das empresas de TI, que muitas vezes não conseguem obter recursos junto a instituições financeiras devido à falta de ativos físicos. Além disso, ele salientou a necessidade de se buscar garantias por meio de fundos já existentes ou através da criação de um específico para o setor.

Crocco ainda ressaltou a importância de se atribuir mais atenção às empresas médias, para que elas consigam consolidar seus negócios e se transformar, no futuro, em grandes empresas. Na visão do presidente do BDMG, já existem mecanismos suficientes para alavancar tanto as startups quanto as organizações de maior porte. Contudo, ainda não há incentivos voltados especificamente para as intermediárias.

Para ele, existem três maneiras de se incentivar a TI, área considerada estratégica dentro do atual contexto econômico. “Podemos criar linhas de financiamento para o setor, mas também podemos apoiar a TI relacionada a outros setores que temos interesse em impulsionar neste momento. Há ainda a TI vinculada a setores mais tradicionais, como a mineração, que pode ajudar a agregar valor às commodities”, esclareceu.

Segundo Leonardo Bortoletto, presidente da Sucesu-MG, uma das entidades que integra o MGTI, a aproximação com o BDMG é considerada importante pelo propósito da instituição, que visa o desenvolvimento do Estado. “Para nós, é extremamente importante ter um parceiro como o BDMG no processo de reestruturação do MGTI. Instituímos uma agenda para que as equipes técnicas possam desenhar qual seria o modelo de avaliação das empresas de TI, que não podem ter os mesmos critérios de outras indústrias em função das suas particularidades”, argumentou.

Ele considerou positiva a postura do BDMG que, conforme ele, se mostrou disposto a avaliar esse novo modelo, desde que sejam respeitadas as regras impostas pelo Banco Central. Bortoletto também acredita que as empresas médias sejam cruciais para o desenvolvimento do setor. “Elas são carentes de linhas de financiamento a um custo que possam suportar. A intenção é de que, no futuro, elas se tornem grandes e sustentáveis, a ponto de exportar tecnologia”, disse.

Setor - O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial de TI, com destaque para as atividades de hardware, serviços e software. O MGTI, que iniciou as suas atividades em 2012, representa a união de quatro entidades principais – Assespro-MG, Fumsoft, SINDINFOR e Sucesu Minas. As ações dele estão embasadas em quatro eixos de atuação: geração de negócios, capacitação, condomínio virtual e ambiente regulatório.

Até 2022, se espera que as empresas de tecnologia gerem faturamento anual de R$ 12,86 bilhões. Além disso, a expectativa é de que sejam formados 75 mil profissionais e que haja 2.500 empresas dentro do condomínio virtual. A expectativa é de que, nos próximos sete anos, a legislação do Estado e dos 70 maiores municípios mineiros seja ajustada, tendo em vista a maior competitividade de Minas Gerais.

 

*Diário do Comércio – Nádia de Assis

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: