Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

04/06/2015 - Assespro-MG e Fumsoft promovem Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

Com o objetivo de recolher equipamentos que não estão em funcionamento como computadores, notebooks, impressoras, scanners, mouses, teclados, telefones, além de baterias, a Assespro-MG e a Fumsoft lançam a 5ª edição da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A iniciativa, que conta com o apoio do MGTI e da empresa Emile, será realizada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para o presidente da Assespro-MG, Marcello Ladeira, a sociedade está, cada vez mais, orientada ao consumo, baseada em produtos eletrônicos que, no dia seguinte ao lançamento, já estão desatualizados – a chamada obsolescência programada.

Ladeira ressalta a necessidade das pessoas se preocuparem com a mitigação dos impactos ambientais gerados pelo descarte incorreto desses produtos. “Nossa iniciativa completa, agora em 2015, 5 anos de existência e, neste período, nosso posto de coleta foi responsável por gerar o destino correto a mais de 60 toneladas de lixo eletrônico. Junte-se a nós nesta iniciativa!”

De acordo com o relatório divulgado, este mês, pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), até 90% do lixo eletrônico do mundo, é comercializado de forma ilegal ou jogado no lixo anualmente. A organização prevê que haverá no mundo, em 2017, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Ricardo Vieira, gerente de negócios da Emile, empresa especializada na destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos, comenta que cerca de 150 mil toneladas de lixo eletrônico são geradas, anualmente, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Para o diretor do Instituto Nacional de Resíduos (INRE), George Frug Hochheimer, o descarte de maneira errada, ocasiona tanto problemas ao meio ambiente como à saúde. Quando descartados no ambiente, os eletroeletrônicos podem ser danificados e por conterem materiais nocivos à saúde podem contaminar solos e mananciais, consequentemente plantações, animais e pessoas que façam uso dessas águas ou solos. Entre os componentes há metais pesados, como chumbo, mercúrio, lítio e outros, pois a fabricação de componentes, pilhas e baterias usam esses materiais.

Em alguns equipamentos é comum achar quase a tabela periódica. Segundo Hochheimer, em TVs é possível encontrar mais de 52 tipos de elementos. “Por isso, na hora de descartar, tem que ter muito cuidado, pois achamos que dando para catadores, cooperativas ou ONGs, estamos fazendo a coisa certa, mas na realidade estamos aumentando um passivo ambiental”. De acordo com ele, geralmente aproveitam o que tem valor ou transformam 10 equipamentos em 3, mas no final, tudo o que não é aproveitado geralmente vai para aterros, lixões ou mesmo direto para o meio ambiente. Dependendo dos equipamentos, o que tem valor chega no máximo a 10% do peso dos mesmos.

Os países mais atrasados em relação às questões ambientais, normalmente aqueles subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, são os que mais produzem rejeitos. “Temos uma situação mais crítica em alguns países da África como, por exemplo, o Congo. Esses países recebem de maneira ilegal os resíduos de muitos países mais desenvolvidos, onde pelas exigências legais, o tratamento adequado é caro. O custo para se fazer corretamente é quase dez vezes o custo para fazer de maneira ilegal”, enfatiza.

Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico
Data: 5 de junho (sexta-feira)
Horário: De 8h às 18h
Local: Av. Afonso Pena, 4000/loja 1 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG

Sua quantidade de lixo eletrônico é significativa a ponto de dificultar seu transporte até aqui? Entre em contato no (31) 3044-5280 e agende uma coleta programada.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: