Página InicialNa MídiaNotícias das Regionais

24/09/2014 - Assespro-RJ: Seminário Cidades Inteligentes

Com participação de Domenico De Masi falando sobre “O ócio criativo e a terceira plataforma tecnológica”, seminário tratará de como é possível melhorar o  futuro das cidades com ferramentas de tecnologia da informação (TI).  

O seminário Cidades Inteligentes, promovido pela Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação),  acontecerá na próxima quinta-feira, dia 25, e debaterá o que é preciso para tornar nossas cidades mais funcionais e interativas, com o apoio de ferramentas de  Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Empresas de tecnologia, profissionais, estudiosos no assunto e membros do poder público são esperados para o debate.

Foram convidados para o evento os secretários das esferas federal, estadual e municipal de Ciência e Tecnologia, assim como prefeitos e tomadores de decisão. Dentre as atividades, será apresentado o case de Búzios, primeira cidade digital do Brasil; assim como cases sobre “internet das coisas”, centros de comando e controle e  educação. O painel “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes” reunirá o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio, Tande Vieira, o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho,  e o Secretário Municipal de Conservação, Marcus Belchior.

Haverá a participação do  sociólogo italiano  Domenico De Masi,  como keynote speaker. Ele falará sobre um tema que vem se destacando no mundo: “O ócio criativo e a terceira plataforma tecnológica”.  Apresentará  suas ideias de como descansar  em tempos nos quais a mente é estimulada todo o  tempo  pela tecnologia  e suas criações como celulares, aplicativos, comunicadores em tempo real, etc. Ele vai esclarecer  sobre o novo desafio de trabalhar frente ao tempo de uso às novas tecnologias interativas, qual seu impacto na vida das cidades modernas.

Novas criações tecnológicas permitirão a  melhoria das relações entre os cidadãos, as empresas e os governos, em contextos como administração e contabilidade, gestão dos ativos urbanos, mobilidade urbana, segurança pública, etc. O Cidades Inteligentes quer fazer a aproximação de quem gera ideias com quem as consome. Levar para a discussão com foco nacional a revolução tecnológica que já acontece no mundo em cidades como Cingapura e Barcelona, que já tem parte de seu cotidiano administrativo regido por ferramentas de TIC.

O evento é uma parceria da  Assespro-RJ, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, FGV Projetos, Lide – Grupo de Líderes Empresariais, com patrocínio da Firjan e Sebrae.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: