Página InicialNa MídiaNotícias do Setor

14/04/2016 - Smartphone destrona os PCs e vira o computador preferido dos brasileiros

Por Ana Paula Lobo

 

Os dois últimos anos interromperam a trajetória de alta nas vendas de PCs no Brasil e, 2015, registrou uma queda de 30% na comercialização dos desktops, tablets e notebooks, revela a 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI, feita pelo professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, e divulgada nesta quinta-feira, 14/04.

Hoje, segundo dados do estudo, há 160 milhões de PCs - incluindo tablets e notebooks - em uso no país. Até o fim do ano, a projeção é chegar a 166 milhões de PCs em uso, com uma projeção de venda de 15,2 milhões de unidades, um crescimento de 7%, mesmo sem se ter um cenário econômico definido.

"Sou um otimista. Acredito na recuperação do país", disse Meirelles. Mas os números ficam bem distantes dos já alcançados antes. Há dois anos, o país chegou a 24 milhões de unidades/ano. Ainda segundo o especialista da FGV, está adiada a ideia de o Brasil ter um computador por habitante para 2019 e 2020, por conta da retração nas vendas. Mas, atualmente, há quatro computadores para cada cinco habitantes, numa correspondência de 80% da população economicamente ativa.

"Há quatro anos, os nossos números eram bem piores, 80 milhões. Isso prova que houve uma evolução. E esperamos vender mais esse ano mesmo sem poder ter um cenário real do que vai acontecer na economia. O grande fenômeno brasileiro é o smartphone. Há 168 milhões de smartphones ativos no Brasil. Há dois anos existe mais smartphone do que PC na base de aparelhos no Brasil", explicou o professor Fernando Meirelles.

Meirelles admite que o smartphone ainda não é considerado um PC oficialmente na pesquisa, mas está no limite de vir a ser. "Os recursos tecnológicos e de processamento só aumentam no smartphone. Ele realmente substituiu o PC tradicional", frisou. Os tablets têm cerca de 30 milhões de dispositivos ativos no Brasil, mas terminaram não tendo a participação esperada.

"O tablet não decolou como se esperava, foi meio um 'voo de galinha', mas segue vendendo bem. Mas para cada tablet, há seis smartphones. Essa é a realidade brasileira", acrescentou o professor da FGV. De acordo ainda com os dados da pesquisa, o Brasil possui hoje 244 milhões de dispositivos móveis conectáveis à Internet no Brasil -Notebook, Tablet e Smartphone -o que significa 1,2 dispositivo portátil wireless por habitante, média acima da taxa mundial, segundo o estudo.

 

Fonte: Convergência Digital

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: