Página InicialNa MídiaNotícias dos Associados

28/03/2016 - Software de gestão auxilia prefeituras na virada do exercício

Contabilidade, da Betha Sistemas, garante confiança e segurança aos usuários das administrações públicas

 

A Virada do Exercício, que contemplou recentemente o Encerramento do Exercício 2015 e a Abertura do Exercício 2016, costuma ser um momento delicado para as administrações públicas.  Para cumprir com as exigências do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é necessário informar corretamente todos os itens necessários referente aos registros contábeis. Neste momento, o apoio de um software sério e seguro, que garanta maior transparência nas informações, é essencial.

Na prefeitura de Alfenas/MG, a disciplina em fazer os lançamentos mensais dos encerramentos de todos os sistemas, permitiu com que a “virada” acontecesse de forma tranquila. De acordo com o Técnico em Contabilidade, Paulo Sérgio Ferreira Adão, desde 2010, a Superintendência de Contabilidade de Alfenas é cliente da Betha, com os softwares de Contabilidade, Tributos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio. O processo de encerramento ocorreu em 05 de fevereiro de 2016, o que permitiu a elaboração das prestações de contas em tempo hábil. “Todos os sistemas que utilizamos são integrados e foram essenciais para a virada do exercício. Como fazemos os lançamentos de encerramentos de todos os sistemas mensalmente, tais como lançamentos patrimoniais e movimentação de almoxarifado, não houve nenhuma grande dificuldade para concluir os trabalhos”, explica Adão lembrando que as dificuldades que surgiram no caminho puderam ser solucionadas com tranquilidade.

Outro fator que contou de forma positiva para este processo foi o apoio da CMM Sistemas, revenda autorizada da Betha para o estado de Minas Gerais. “A CMM Sistemas tem sido uma ótima parceira da Prefeitura de Alfenas, nos auxiliando, orientando, acompanhando, atendendo e incentivando nos trabalhos e possíveis dificuldades quando eventualmente aparecem”, ressalta.  

O município de Itatiaiuçu/MG, também realizou a virada do exercício cedo, no dia 04 de janeiro. A Contadora e Assessora Técnica da Secretaria da Fazenda, Natalie de Queiroz Alves, lembra que algumas dificuldades foram registradas durante o processo, mas tudo foi resolvido de forma satisfatória e também com o apoio dos profissionais da CMM.

Segundo ela, o alto volume de procedimentos técnicos, como por exemplo, a conferência de despesas a realizar, despesas com pessoal, saldo de contas versus disponibilidade de fontes de recursos, entre outros, foi um fator decisivo no processo. “Foram muitos detalhes, mas nada impossível de se resolver. Atualmente temos diversas obrigações no que refere a prestações de contas para diversos órgãos de controle. Conciliar o dia a dia do Departamento de Contabilidade com o cumprimento dos prazos é tarefa relativamente complicada e em época de virada de exercício isso fica um pouco mais difícil. No entanto, a devida prestação de contas ajuda  a assegurar a transparência dos fatos contábeis ocorridos na administração pública”, explica.

A Contadora ainda observa que os processos executados neste período costumam ser bem complexos, exigindo apuramento técnico e observância de diversas normas contábeis e de gestão administrativa. “A CMM presta relevantes serviços nessas áreas e na parte operacional dos sistemas, assessorando quase que em tempo real a toda e qualquer demanda de forma satisfatória”, destaca.  O município de Itatiaiuçu utiliza os sistemas da Betha desde 2011. Entre eles, SAPO, Planejamento e Compras.

 

Betha Sistemas investe em melhorias constantes

 

De acordo com o Assessor de Estratégia de Produtos da Betha Sistemas, Diordgenes Trombim, desde 2012, quando a empresa realizou as primeiras migrações para o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), muitos foram os desafios relacionados, principalmente, às rotinas de virada de exercício. Estas rotinas, em suma, representam a transposição de saldos de um ano para outro, envolvendo muitos procedimentos específicos, executados apenas em uma determinada época do ano.

Segundo ele, o pioneirismo da Betha no ingresso na migração ao PCASP, propiciou rapidamente um amadurecimento no processo, o que pode ser evidenciado pela qualidade atual dos softwares perante o atendimento do PCASP em 19 Estados da Federação, assim como pela qualidade no atendimento técnico das filiais e revendas. “A busca pela melhoria contínua é algo que sempre esteve presente nos processos da Betha. Como exemplo, desde o início do ano de 2016, registramos uma redução de mais de 65% no número de chamados de manutenção para funcionalidades relacionadas à virada de exercício, comparado ao ano 2015”, exemplifica. “Além disso, embora muitas das alterações legais tenham sido publicadas próximas a sua aplicação legal, a Betha Sistemas proporcionou que os sistemas fossem adaptados rapidamente, permitindo que a operação no novo exercício fosse executada sem interrupções, já com as novas regras vigentes”, finaliza Trombim.  

 A sintonia e o profissionalismo que envolvem os trabalhos das revendas com a Betha também é um ponto forte. O sócio-diretor da CMM Sitemas, Sérgio Lúcio Cardoso, reforça essa parceria lembrando que as melhorias realizadas nos sistemas auxiliaram e motivaram os bons resultados na virada do exercício. “Por diversas vezes solicitamos melhorias na condução das rotinas que se repetem anualmente e que são fundamentais para a estabilidade da empresa nos clientes. Já estamos colhendo frutos destas melhorias, prova que a Betha Sistemas ouve os seus parceiros”.  

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: