Página InicialNa MídiaNotícias dos Associados

30/06/2015 -Soluções tecnológicas são aliadas das prefeituras municipais

Ferramentas desenvolvidas com o objetivo de facilitar a cobrança de impostos ajudam a reduzir os déficits das gestões públicas

 

Boas ideias aliadas à tecnologia e à excelência no desenvolvimento de softwares representam a solução para os gargalos das administrações municipais. Foi assim que a cidade de Criciúma/SC obteve sucesso ao utilizar o protesto em cartório para recuperação de crédito. O case, inclusive, foi destaque durante a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em maio na capital federal. Outra alternativa que surtiu efeito rápido e positivo para a administração de Criciúma foi a implantação do sistema que disponibiliza aos cidadãos, o acesso ao carnê do IPTU online e as demais taxas pela web.

De acordo com a Fiscal de Rendas e Tributos da prefeitura de Criciúma, Josiani Bombazar, em 2011 foi dado início à cobrança via protesto em cartório após uma alteração do sistema utilizado internamente. As melhorias foram executadas pela Betha Sistemas dentro do “Betha Tributos” e a partir daí, bastou apenas iniciar a execução da cobrança. “Os contribuintes que possuíam dívidas antigas referentes a impostos como IPTU, ISS fixo, notificação de ISS e o Procon, que apresentavam pouca  eficiência na cobrança, passaram a ser notificados via cartório. De 2011 para 2012 a cobrança alcançou um incremento de 55,44% comparando com o ano anterior. E de 2012 para 2013 o índice positivo foi de 30,15%”, explica Josiani que precisou somente da publicação de um simples decreto como exigência legal. “O sistema é muito ágil e permite, por vez, o envio ao cartório de lotes contendo 399 Certidões de Dívida Ativa (CDAs). Enquanto o processo normal de cobrança leva anos para ser efetuado, esse processo é extremamente rápido. Infelizmente é uma medida necessária por conta de lei de Responsabilidade Fiscal para que possamos manter as contas em dia, porque antes disso era muito difícil cobrar”, destaca Josiani.

O Cidadão Web, também da Betha Sistemas, é outro software que ajudou a enxugar gastos e oferecer comodidade ao contribuinte que pode gerar os boletos e até mesmo pagar o IPTU sem sair de casa. Essa simples ação representou para a prefeitura, uma economia de quase R$ 1 milhão nos últimos nove anos. “A implantação e disponibilidade dos carnês de IPTU online e as demais taxas pela web proporcionaram uma economia para Prefeitura Municipal Criciúma em torno de R$ 900.000,00, desde 2006”, comemora o responsável pelo setor de arrecadação da prefeitura de Criciúma, Nercides Buzzanello.

Segundo Buzzanello, com as filas de atendimentos enxutas após a disponibilização do processo via internet, o próprio setor de arrecadação obteve maior agilidade nos serviços prestados. “Até 90% das filas foram reduzidas, tudo isso proporcionou agilidade para os servidores públicos e, claro, facilidade e praticidade para o contribuinte, como por exemplo, quando aquele não reside na cidade”, explica ele.

Outro ponto solucionado foi o fim do alto percentual de carnês que não eram entregues aos contribuintes por endereço insuficiente. Na época em que os carnês ainda não eram online, a prefeitura de Criciúma tinha um percentual de 25% de devolução, e conforme Buzzanello, esse não era o único problema. “Era necessária ainda a reorganização dos carnês devolvidos pelos correios, os quais chegavam em malotes desordenados”, comenta ele.

Além disso, a inadimplência teve uma queda de 6% e ocorreu uma antecipação da arrecadação sobre os IPTU. “A inadimplência saiu de 21% e foi para 15% e continua em queda. Hoje, em torno de 60% dos contribuintes pagam o carnê em cotas únicas”, finaliza Buzzanello.

 

 

BETHA SISTEMAS

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: