Página InicialNa MídiaNotícias dos Associados

23/09/2013 - Startup mineira recusa convite do Vale do Silício para ficar no Brasil

Por Helton Simões Gomes – Start.up

 

O local não é só o sonho de consumo dos empreendedores em tecnologia, mas também é o ponto onde o governo brasileiro instala dois escritórios, um da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), outro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O primeiro é parte de esforços para exportar mais tecnologia brasileira e o segundo, um braço do programa de fomento ao ecossistema de startups no país. O Vale é, sem dúvida, o parque de diversão das startups.

Samir Iásbeck (foto), presidente-executivo do Qranio, startup de Juiz de Fora, sabe disso. Mas recusou um convite de uma aceleradora local. Preferiu permanecer no Brasil por mais um tempo. “Agora, a decisão sábia é não ir”, contou. Segundo Iásbeck, o Qranio foi convidado a se instalar na aceleradora Plug and Play, que já abrigou o Skype (hoje o serviço de mensagens instantâneas oficial da Microsoft) e que, desde 2006, já ajudou startups a receberem US$ 1,6 bilhão em investimento.

“Com nossos projetos acontecendo no Brasil, é necessário muito do apoio comercial de quem entenda muito da plataforma e da área comercial”, explica. Okay, Samir não abriu mão da oportunidade à toa. A empresa de quiz via mensagens de texto e aplicativo se comprometeu a atingir um milhão de usuários até o fim do ano. E tem avançado: em maio, eram 75 mil usuários. Agora, são 400 mil. De seis milhões de perguntas respondidas, a plataforma saltou para 11 milhões –superior à meta de dez milhões ao fim de 2013.

Segundo Iásbeck, a arrancada se deve às parcerias com empresas para desenvolver quiz temáticos, que rodem sobre a plataforma do Qranio. O projeto já foi feito para a Porsche Cup, para os vestibulares da Fiap e para a Junior Achievement, que auxilia 500 mil empreendedores todos os anos.

Ao fazer essas parcerias, além de garantir renda extra, novos usuários são atraídos para o jogo. De acordo com Iásbeck, há negociações com clubes de futebol que podem fazer a estratégia deslanchar. “Eu tinha que alcançar um milhão de usuários até o fim do ano, tive que usar a criatividade.” Com isso, a exemplo do que já acontece com os clientes da Vivo, pagando uma mensalidade de R$ 11,90, os usuários dessas operadoras respondem às perguntas via torpedo e não pagam por mensagem.

Com todos esses projetos em andamento, conta Samir, a ida ao Vale do Silício teve de ser postergada. Mas não a expansão internacional. A operação no México está para começar a funcionar; a de Portugal, Argentina e Colômbia estão sendo iniciadas.

Ir à Califórnia também não é carta fora do baralho. “Com o Qranio evoluindo, eu vou ter um escritório permanente lá. Eu estou atrasando isso mais pra frente. O objetivo é ir para lá, abrir uma operação comercial e angariar usuários norte-americanos, parceiros de prêmios norte-americanos. Eu não quero ir ao Vale para arrumar investimento. O objetivo é ficar onde está o fervor do negócio, mas para fazer tratados comerciais, coisas que me tragam usuários também”, conta Iásbeck.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: