Página InicialNa MídiaNotícias dos Associados

23/08/2013 - COTEMIG instala coletores de lixo eletrônico e lança campanha de conscientização

Mais de 900 mil toneladas de resíduo eletrônico são produzidas no Brasil; até 2017 a quantidade deverá chegar a 1,2 milhão

O Brasil é o segundo principal consumidor de eletroeletrônicos no mundo, o que gera, consequentemente, grande volume de lixo eletrônico. De acordo com estudo encomendado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mais de 900 mil toneladas de resíduo eletrônico são produzidas no país atualmente. A mesma pesquisa revela que até 2017 a quantidade deverá chegar a 1,2 milhão de toneladas. O coordenador do Curso Técnico do Colégio COTEMIG, Leonardo Fonseca de Souza, explica que resíduos eletrônicos são materiais de composição química perigosa. “Elementos como arsênico, cádmio, chumbo, mercúrio podem ser prejudiciais para a natureza e causar doenças que levam à morte”, alerta. A fim de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do descarte adequado desses resíduos, o Colégio COTEMIG instalou permanentemente coletores de resíduos eletrônicos em suas unidades e iniciou campanha interna e também externa, abrangendo as regiões do entorno das unidades COTEMIG.

A instituição de ensino firmou parceria com a E-mile, empresa de coleta e reciclagem de eletrônicos, e colocou coletor de lixo eletrônico na unidade Barroca e na unidade Floresta. “O descarte de qualquer tipo de resíduo, principalmente eletrônico, precisa ser consciente. Temos que pensar em como agir quando eles não começam a funcionar, para o bem do meio ambiente e da humanidade. Vamos afixar cartazes orientativos e distribuir panfletos em residências e comércio nas proximidades das nossas unidades. Qualquer pessoa poderá nos procurar para fazer esse descarte de resíduo eletrônico”, reforça Souza.

A campanha também irá para dentro das salas de aula. Os professores irão relacionar o conteúdo ministrado nas disciplinas com o tema Sustentabilidade. O trabalho será feito de modo que os estudantes atuem como multiplicadores, levando a informação até suas casas e à comunidade em torno da escola. “Hoje isso é fundamental para a sociedade. Estamos cercados de equipamentos eletrônicos e interagimos durante todo o dia com eles”, diz o coordenador.

A lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, exige que cuidados específicos sejam tomados no recolhimento, transporte e descarte destes materiais. Além disso, a legislação prevê a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento dos produtos eletrônicos como de forma a anular seus elementos nocivos.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: