Página InicialNa MídiaClipping

09/09/2014 - Assinada por três Associações, Proposta de Plano de Governo de TIC é entregue aos principais Comitês Eleitorais de 2014

ABES, Assespro e Brasscom divulgam proposta de plano de Governo voltado à TIC a presidenciáveis e candidatos a governos estaduais

ABES, Assespro e Brasscom, três relevantes associações que representam o mercado empresarial brasileiro do setor de TIC, divulgam o plano “Por um Brasil Digital e Competitivo”, são elas: a ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software; a Federação Assespro, Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação; e a Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. O objetivo do documento é propor aos candidatos das próximas eleições ações que estimulem o setor de tecnologia da informação e comunicação.

O plano é sustentado por três pilares: o estímulo a novas tendências digitais, a criação e manutenção de um ambiente competitivo e inovador, e a importância de TIC para o desenvolvimento econômico, serviços ao cidadão e a eficiência pública. Sergio Paulo Gallindo, presidente da Brasscom, explica a principal motivação para as propostas apresentadas: “Os setores de TIC e Telecom são propulsores de uma nova era, digital e convergente. Juntos, representaram 8,8% do PIB em 2013 e têm apresentado taxas de crescimento muito acima da média nacional nos últimos três anos. É de suma importância que nossas lideranças políticas, administrativas e da sociedade em geral se conscientizem da relevância da tecnologia da informação e comunicação, tanto pelo peso econômico, como também pelo seu papel transformador.”

O executivo complementa que o setor precisa ser apoiado para continuar crescendo: “O Brasil já comprovou sua vocação tecnológica mas é necessário apoio para que permaneça crescendo aceleradamente. É essencial que estimulemos o futuro alinhando nossos esforços com as novas tendências e massificando a oferta de serviços e bens informáticos. É igualmente crítico que façamos as reformas que nos levem a um ambiente de negócios competitivo e inovador, com segurança jurídica, financiamento e carga tributária adequada. Atuando com continuidade e diligência certamente colheremos frutos em todos os setores econômicos, educando nossas novas gerações para um mundo conectado e digital e gerando bem-estar social”.

A ABES também compartilha da visão da Brasscom. Para o presidente da entidade, Jorge Sukarie, é imprescindível que o governo volte sua atenção ao setor de TIC. “Identificamos uma grande oportunidade para o setor garantir a competitividade que o Brasil precisa para se destacar no cenário internacional, mas precisamos superar alguns desafios, como a burocracia, insegurança jurídica, complexidade e conflitos tributários, entre outros. Incentivar os investimentos em P&D, inovação, formação de mão de obra e infraestrutura, serão fundamentais para que tenhamos o salto de produtividade que o Brasil precisa para alcançar o seu desenvolvimento pleno”.

Já para a ASSESPRO, é necessária uma revolução “da base para o topo”, como diz o presidente da entidade, Luís Mário Luchetta. “A geração atual, sempre conectada, carece de modelos educacionais específicos para ela. Através da reformulação e criação de novos processos de ensino, estudantes entusiasmados com novas tecnologias se converterão em melhores profissionais, o que beneficiará as empresas, que terão um volume de talento não só maior, mas mais adequado à sua necessidade”. Luchetta ressalta que "o presente plano está acompanhado das respostas que o setor dará ao país se atendidas as presentes reinvindicações, então mais do que propostas estamos apresentando um compromisso público do Setor, com o desenvolvimento do Brasil".

Propostas para um Programa de Governo voltado à TIC

As propostas que as três associações são signatárias, já foram apresentadas aos comitês de campanha de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, e de Alexandre Padilha, candidato ao Governo de São Paulo. Estão previstas apresentações ao comitê de campanha da Presidenta Dilma Rousseff e o candidato à Presidência da República, Aécio Neves, bem como outros candidatos a governos estaduais, parlamentares e membros da atual Administração Pública.

O plano destaca a imperiosa necessidade de fomentar a expansão dos serviços em nuvem, a massificação da banda larga, e, também, o desenvolvimento de competências e negócios em Big Data, Internet das Coisas e Segurança da Informação. A formação de capital humano é fator crítico de sucesso. A dinamização do ambiente de negócios no Brasil passa pelo aperfeiçoamento das relações de trabalho e seus marcos legais, esforço continuado de desburocratização, fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, apoio financeiro ao empreendedorismo inovador e a criação de condições para a produção competitiva de bens informáticos, software e sensores inteligentes.

As entidades compreendem que a importância de TIC se evidencia pelo seu impacto dinamizador, que perpassa todos os setores econômicos, os serviços ao cidadão e a eficiência pública, redundando, em última instância, no bem-estar social. As Propostas para um Programa de Governo voltado à TIC se encontram disponíveis nos sites das três associações: www.abes.org.br, www.assespro.org.br e www.brasscom.org.br

Fonte: Brasscom

-

 

Confira a Proposta!

 

 

 

Faça download:

Arquivo em formato .PDF (193Kb)

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: