Página InicialNa MídiaArtigos

Novo presidente da Federação, Ítalo Nogueira.

A Federação Assespro elegeu na quinta 06 de dezembro, sua nova diretoria para o Biênio 2019/2020. Veja o que disse o novo presidente eleito, Ítalo Nogueira.

Aos 42, Italo Nogueira se tornou presidente da entidade que reúne dezenas de empresas de tecnologia e inovação de todo o Brasil, um dois mais jovens e o primeiro empresário de Pernambuco no cargo. Sua posse será em março do ano que vem, mas a eleição - por aclamação - já é comemorada pelo setor.
 
Os dois mandatos à frente da Assespro PE-PB e o período como diretor de startups da federação deram a este mineiro que desde muito cedo mora em Recife experiência e habilidade para assumir este novo desafio. Há mais de 18 anos comandando a CMTech, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para diversos segmentos, Nogueira fala aqui um pouco sobre sua atuação nestes últimos quatro anos e seus planos para os próximos dois.
 
O que o senhor destacaria de sua experiência à frente da Assespro PE-PB nestes quatro últimos anos?
Foram quatro anos de trabalho duro, de muitos desafios, mas muito gratificantes também. Podemos olhar para trás e ver que contribuímos para o amadurecimento do setor. A crise econômica que assolou o Brasil neste período complicou bastante o ramo, mas mesmo assim conseguimos aumentar em 60% o número de associados em Pernambuco e na Paraíba, chegando a 80 empresas - de todos os portes - nos dois estados. Este é um fato a ser destacado.
 
Conseguimos, ao longo deste período, implementar ações que uniram ainda mais as empresas do nosso ecossistema, colocando nosso trabalho de maneira coletiva e coesa, e sempre com o já conhecido e repetido mantra: “juntos somos mais”. O propósito da Assespro como entidade representativa é também o de aproximar os fundos de investimentos às startups. Com este pensamento, devemos ressaltar a parceria com a Amcham – Câmara Americana de Comércio - para a realização do Pernambuco Avança, uma iniciativa que trouxe por duas vezes ao Recife gestores de fundos de investimento para discutir e conhecer o ecossistema das nossas startups, centros de inovação e o parque tecnológico do estado. Em sua segunda edição, o encontro reuniu mais de 500 participantes de vários de setores tradicionais, gestoras de fundo de investimentos, fundos de investimentos, Startups e tudo que envolve o capital empreendedor.
 
O Match Day também deve ser salientado, pois é uma iniciativa levada adiante pela Assespro PE-PB em parceria com outras entidades como o Softex Recife, Manguez.al e Seprope. De lá para cá, só estamos evoluindo nesta ideia que visa aproximar as startups/empresas de TIC das demais instituições do mercado que demandam produtos & serviços de TIC. A ideia é reuni-las em torno de um tema ou de problemas específicos. Assim, as empresas contratantes têm acesso à oferta de produtos & serviços para abordagens ainda mais inovadoras dentro do seu mercado. Esta foi uma das grandes entregas nossas para o setor. Com este projeto, foi iniciada uma importante aproximação com o Ministério da Educação.
 
O Tech Talk, por exemplo, foi criado para mostrar o nosso ecossistema de empresas e debater a área em que elas trabalham, falando sobre tecnologia, startups, investimentos, economia colaborativa e soluções para negócios. A parceria com o Sistema Jornal do Commercio - que contou com o apoio do Softex Recife, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados (Seprope), Manguezal - rendeu uma série de programas que foram ao ar através do site da TV JC.
 
E para sua gestão na Federação Assespro, já tem planos definidos?
Fui convocado pelos amigos da Federação para assumir essa tarefa e pretendo realizá-la da melhor forma possível. Este é um trabalho pro bono, onde todos os que aqui estamos nos doando em prol da nossa categoria. Quero dar seguimento ao trabalho realizado nesses últimos 42 anos pela entidade, trabalho este que resultou na importante reputação que o setor de tecnologia e de inovação tem atualmente. Também vamos implementar a nível nacional experiências bem sucedidas como o Tech Talk.
 
Colocar a federação em um novo patamar, o do engajamento massivo e da consciência de cada associado do ativo que significa contar com uma entidade que trabalha para seu crescimento é outro objetivo crucial. Para isso, outro aspecto que trabalharemos é o de dar visibilidade ao setor. Temos que mostrar aos outros ramos de negócios que investir em tecnologia é o caminho mais seguro para o êxito de suas empresas. O agronegócio, com tecnologia, produz mais. A Construção Civil idem. E assim por diante. Esta conscientização é muito importante, pois esta é uma indústria portadora de futuro e o papel deste trabalho de Advocacy que realizamos é este, o de lutar por um melhor ambiente de negócio para todos. O que resume nosso objetivo é pavimentar a pista para que nossos filhos, de uma nova geração de empreendedores, possam contar com um ambiente mais favorável e desburocratizado em seus negócios.
 
 
 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: