Página InicialNa MídiaArtigos

17/12/2015 - O Whatsapp parou!

*Por Jeovani Salomão

 

 

Estou remetendo esse pequeno artigo por e-mail, afinal, como diz o próprio título, o WhatsApp parou! (Até a publicação do artigo esclareço que ainda não encontrei os e-mails dos amigos de infância, nem dos amigos de segundo grau, nem dos amigos da universidade, nem do grupo de vôlei, nem do grupo dos cinéfilos, nem da equipe brasileira de Bridge que disputou o campeonato na índia, nem dos primos e tios e, por fim, descobri que meus filhos não usam e-mail! ).

Quando soube da notícia, o primeiro pensamento que me ocorreu foi se estaríamos mesmo em um estado democrático de direito ou, se por um deslocamento no tempo ou no espaço, eu havia sido transportado para uma ditadura. Para me tranquilizar, revi os principais momentos da sessão do STF que julga os ritos do impeachment. Ufa, as instituições continuam funcionando. Governo, oposição, juristas, todos com direito de manifestação, expondo livremente suas razões, suas ideias, suas convicções e um voto que, leigo que sou na matéria, considerei equilibrado e imparcial.

Enfim, o corrido, provavelmente, deve expressar a opinião legítima de um Juiz que se convenceu que o WhatsApp cometeu alguma infração a legislação brasileira. Manifesto minha inteira solidariedade a aqueles que cumprem e fazem cumprir a lei, mas peço licença para discordar de alguns aspectos da decisão. Em primeiro lugar, porque segredo de justiça? Porque razão tão séria eu, cidadão e usuário, não tenho o direito de saber o que está ocorrendo? Quem foi a parte que fez a acusação? Quem é o interessado em cessar os serviços? Que interesses se escondem com esse segredo? Segundo, porque aplicação geral e apenas por 48 horas? O eventual crime perderá efeito nesse tempo exíguo? Os usuários, prejudicados de forma significativa, devem arcar com a decisão judicial sem direito a defesa ou manifestação? Por fim, a decisão não cerceia o direito da livre expressão? Discordo da decisão e discordo do processo de sigilo. Nós cidadãos e usuários temos o direito de saber o que está ocorrendo e temos direito de defesa!

A despeito do ocorrido, que nos causa transtorno, algo me alegrou nesse movimento. Pessoas de todas as idades, de diferentes formações, classes sociais e econômicas sentiram, simultaneamente, um prejuízo substancial pela simples ausência de um único aplicativo! Aplicativo que possui dezenas de concorrentes também gratuitos e que até poucos anos sequer existia. Demonstra a força a tecnologia da informação (TI) e o quanto nossas vidas estão invadidas, e gradativamente mais dependentes, dela. Comunicação, transações bancárias, comerciais, relações governamentais, lazer, transporte, segurança, saúde, educação, uma invasão completa da tecnologia.

Espero que o País reconheça, rapidamente, que o setor de tecnologia da informação pode ser um motor para a saída da crise econômica que se apresenta e que tenhamos capacidade de propor Políticas Públicas que sejam capazes de desenvolver tecnologias nacionais. Assim, poderemos, com o tempo, migrar para uma economia baseada em informação e deixar de depender dos commodities que hoje sustentam o país.

*Jeovani Salomão é Presidente da Federação ASSESPRO

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: