Página InicialNa MídiaArtigos

09/01/2014 - Copa do Mundo 2014: TI virou mobiliário

Por Roberto Carlos Mayer*

Começa 2014 e faltam apenas seis meses da Copa do Mundo. Desde 2011 foram diversos os debates abordando o legado de TI que o maior evento de futebol entre seleções irá deixar no país. E, infelizmente, nenhuma das conversas avançou, e estamos no mesmo patamar em que nos víamos antes.

Há tempos, tive a oportunidade de mediar um debate sobre como o país está se preparando na área de TICs para a Copa do Mundo de 2014. Representando o setor de TI, mediei um painel que ainda contou com a participação de Artur Coimbra de Oliveira, diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações; João Moura, presidente executivo da TelComp – associação das operadoras de telecomunicações; e Rodrigo Meira, assessor do Ministério dos Esportes.

Em um debate envolvendo todos os players, tanto membros do governo como os representantes de entidades privadas de TI e Telecom, era essencial para um primeiro balanço da evolução da preparação do país no que diz respeito ao uso de recursos de TICs para a Copa do Mundo. A importância de se fazer esse balanço agora era justificada pelo fato que, se fosse necessário efetuar correções de rota, o prazo para identificá-las e conseguir implementá-las a tempo está praticamente no fim, o que não ocorreu de fato.

À época, o presidente da Telcomp foi muito feliz ao afirmar que, para tornar realidade o legado positivo que o governo promete deixar para o país após o mega-evento, não era possível deixar os planos para a implementação dos recursos de TICs para a última hora: nesse caso eles viriam num container antes do evento, e seriam devolvidos logo após, gerando apenas custos para o país.

Hoje é possível ver o que realmente tentávamos evitar: o tratamento das TICs foi comparado ao tratamento dispensado aos móveis e decoração dos estádios e demais locais envolvidos na Copa, que só depois de todas as obras civis prontas e inauguradas é que esses gastos são autorizados, e a entrega se dá em curto prazo, impedindo qualquer prazo para seu desenvolvimento – que bem sabemos como é necessário na área de TICs para dominar a tecnologia.

Outro ponto que ficou claro é que a área de TICs dentro dos estádios não foi contemplada como parte do projeto básico apresentado pelos construtores para a obtenção dos recursos financeiros.

Por fim, essa atitude se opõe à preocupação do governo com o legado que a Copa deixará para o país, que na área de TICs inclui o “desenvolvimento local de conteúdo específico para a Copa do Mundo”. Embora este item seja parte dos objetivos elencados pelo governo, não houve qualquer ação até o momento para concretizá-lo e vemos o Brasil em um mesmo patamar aos discutidos em 2011, 2012 e até mesmo na urgência de 2013.

 

*Roberto Carlos Mayer ( rocmayer@mbi.com.br) é diretor da MBI, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e presidente da ALETI (Federação das Entidades de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha).

 

 

Fonte: BrandPress

Veja Também em: Rede Social PME, OverBR, Fator Brasil, Baguete, O Empreendedor, RAC,  SEGS, O Povo Online e pure type notícias online

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: