Página InicialNa MídiaArtigos

22/03/2013 - Vida associativa: exercício que traz saúde às empresas

*Por Marcos Sakamoto

 

Em uma de nossas últimas reuniões de diretoria foi levantada uma questão relevante e que nos fez refletir. Diante da proposta deste segundo mandato, de uma maior representatividade da entidade no setor de TI e de uma maior proximidade de nossos associados, qual seria o grande “produto” da Assespro-SP?

Desde o final do ano passado, contamos com uma cartilha contendo 44 razões para uma empresa ser associada da Assespro (clique aqui e consulte no site da en-tidade), porém, ainda faltava alguma coisa. Até que o Vice- Presidente de Articulação Política, Arildo Constantino, deu a chave do enigma: a vida associativa.

O fato é que o associativismo mudou muito nos últimos tempos. Outrora vinculado à proteção de direitos e garantias, hoje renasce como instrumento que aglutina apoio, mediação e incentivo ao desenvolvimento. As próprias empresas passaram a se reunir em associações e a transformá-las em ambiente de troca de experiências, debate de ideias e até busca para soluções de problemas em comum.

Um exemplo é a própria Assespro-SP, que retoma o evento Happy Hour com Tecnologia, que é uma reunião na qual empresários do setor contam suas experiências e trocam informações em um ambiente descontraído e amigável.

Outra comparação que podemos fazer é entre a vida associativa e um exercício físico que, quanto mais praticamos, mais forte ficamos. Ao invés de músculos, trabalhamos com a sociabilidade, com a possibilidade de fazermos amigos e parcerias, expandir o conhecimento, aperfeiçoar a liderança e, em um patamar mais elevado, atuar como agente transformador da sociedade.

 

Assim como no caso dos exercícios físicos, o resultado de se “praticar” a vida associativa não aparece de maneira imediata, sendo que muitos empresários não conseguem enxergar que a finalidade não é o tônus financeiro adquirido pela sua empresa com esta prática, mas, sim, a saúde da instituição. Em outras palavras, a vida associativa não trará ganhos financeiros (pelo menos em um primeiro momento), mas, sementes que poderão ser plantadas nas respectivas empresas e colhidas na posteridade.

Se forem conduzidas de maneira eficiente, essas entidades podem assumir posição de vanguarda e pioneirismo, conseguindo reunir em seus quadros representantes de elevada qualificação, capazes de apontar constantemente novos caminhos a serem trilhados e instigantes questões a serem debatidas.

No entanto, só pode usufruir dos benefícios deste “produto”, que é a vida associativa, quem atua de maneira efetiva, ou seja, empresas que não se limitam à mera formalização da afiliação por meio da ficha de inscrição, pagamento das mensalidades, obtenção de crachá ou, como no nosso caso, pagamento para emissão de certificados. Fazer uso deste produto é, como visto, aumentar a representatividade da empresa entre seus pares e na sociedade.

 

*Presidente da Assespro-SP

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: