Página InicialNa MídiaArtigos

05/07/2012 - Setor elétrico: uma luz de oportunidades para empresas nacionais de TI

 

*Por Luís Mário Luchetta

 

Considerando o conjunto das concessionárias de energia que operam no país, existe uma verba de dois bilhões de reais para investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do setor elétrico. Esta verba tem que ser aplicada em produtos, entre eles softwares, que permitam resolver problemas existentes no setor elétrico, para os quais ainda não existam soluções disponíveis no mercado.

Essa é a informação repassada pelo representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante a reunião do Conselho de Competitividade Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), realizada na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília, em meados do mês de maio.

O objetivo inicial da reunião era discutir o envolvimento dos setores produtivos na viabilização do Plano Brasil Maior. Entretanto, o debate do diagnóstico da aplicação das  Tecnologias da Informação e Comunicação em Redes Elétricas Inteligentes expôs um mar de oportunidades para as empresas brasileiras desenvolvedoras de software.

A já citada verba bilionária, destinada a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, precisa ser aplicada compulsoriamente pelas concessionárias de energia elétrica, por meio de chamadas de seleção de projetos, a serem publicadas pelo menos uma vez ao ano.

Desta forma, uma enorme oportunidade se abre para que as empresas de software olhem com mais atenção para o setor elétrico, que não só pode, como deve demandar uma série de soluções para aprimorar cada vez mais os seus serviços. Além de enxergar a oportunidade, é preciso que essas empresas  também busquem conhecimentos necessários para atender as necessidades desse segmento, para poder apresentar serviços e soluções que sejam aderentes às necessidades e inovadoras ao mesmo tempo.

Desta forma temos que demandar dos governos locais que se posicionem e envolvam para fomentar cada vez mais o desenvolvimento das cadeias produtivas de TI. Em último lugar, obviamente, se faz fundamental o comprometimento da ANEEL, fiscalizando a correta aplicação das verbas em questão em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o setor elétrico. Neste processo ainda é necessário frisar a importância de se utilizar o poder de compra a favor dos fornecedores nacionais.

Este é mais um exemplo de como o setor de TI se posiciona como setor transversal, que pode auxiliar tanto no desenvolvimento econômico, quanto social. O setor elétrico necessita de tecnologia e temos no país empresas extremamente capacitadas para atender a essa demanda; precisamos apenas de um esforço que dê apoio à produção nacional, para que essa oportunidade não seja benéfica para empresas no Exterior, ajudando a piorar o resultado da balança de Comércio Exterior do setor.

 

*Luís Mário Luchetta é Presidente da ASSESPRO NACIONAL – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

  

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: