Página InicialNa MídiaArtigos

25/07/2011 - Sebrae auxilia multinacionais a capturar pequenas empresas para a web

Mas estamos perdendo a chance de dar um forte impulso ao ecossistema de pequenos provedores de internet e serviços web em todo o País – que também deveriam ser atendidos pelo Sebrae! -, em detrimento de um gigante como o Google, que certamente não precisa dessa ajuda para se manter no mercado

Roberto C. Mayer

Há poucos dias, o Sebrae lançou o programa “Conecte seu Negócio”, para incentivar a entrada de pequenos negócios brasileiros na web. Na avaliação do Sebrae, com a qual concordamos, há ainda um grande número de micro e pequenas companhias que não está presente no mundo digital. Basta comparar o número de domínios  ”.com.br” com o número de CNPJs do Cadastro Central de Empresas do IBGE para corroborar este fato.
 
Entretanto, a maneira como o Sebrae desenvolve este programa, é questionável: o programa conta com a parceria das empresas Google, HP, Serasa Experian e Yola, todas empresas multinacionais. Enquanto o Sebrae assumiu a tarefa de mostrar que a internet é uma ferramenta de inovação que fortalece os micro e pequenos negócios (realizando treinamentos, dando suporte, etc.), os parceiros receberão as empresas como clientes, sem qualquer esforço. Ainda bem que eles se dispõem a doar 150 reais em créditos no AdWords (Google), vender PCs com desconto (HP) e fornecer informações cadastrais a ‘preços competitivos’ (Serasa Experian)!
 
Há vários aspectos da iniciativa que precisam ser questionados. Em primeiro lugar, não há empresas nacionais capazes de fazer isso? A informatização das micro e pequenas empresas é um objetivo já antigo. Entretanto, há capacidade de prestação de serviços e produção de equipamentos no País para atender a essa demanda. Não se trata apenas de defender os interesses das empresas de capital nacional que poderiam vender esses PCs, ou dos provedores de acesso e desenvolvedores web que poderiam comercializar seus serviços: dado o volume de empresas a ser atingido (cem mil empresas, de acordo com o anúncio do programa), efetivamente estamos perdendo a chance de dar um forte impulso ao ecossistema de pequenos provedores de internet e serviços web em todo o País (que também deveriam ser atendidos pelo Sebrae!), em detrimento de um gigante como o Google, que certamente não precisa dessa ajuda para se manter no mercado.
 
Outro aspecto diz respeito à origem e montante dos recursos: a fonte de receita do Sebrae é a contribuição obrigatória de todas as empresas brasileiras para com o sistema S sobre a folha de pagamento. Trata-se, portanto, de dinheiro público. Pergunto então: por que haveria de ser usado dinheiro de nossos impostos para beneficiar as companhias citadas? Quanto ao montante que está sendo investido no programa, não há informações disponíveis até o momento.
 
Finalmente, observo que a estratégia de divulgação usada no anúncio do programa, que consistiu de um evento virtual hospedado no YouTube, certamente não esteve disponível para o mercado que se pretende atingir com a iniciativa!
 
 
Esta notícia está disponível em Economia Internativa - 25/07/2011
Esta notícia também foi veiculada por Revista TI

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: