Página InicialNa MídiaArtigos

06/05/2011 - Inovação pela Cooperação Internacional

* Por Roberto Carlos Mayer

Artigo de autoria de Roberto C. Mayer, explicando a participação da Assespro nas Plataformas Tecnológicas, projetos de cooperação com a União Européia.

Em qualquer setor da economia é fato que somente as empresas que inovarem terão chance de crescer significativamente e, talvez, disputar mercados adicionais àqueles nos quais elas surgiram.

No setor mais globalizado e competitivo da economia mundial, a Tecnologia da Informação (TI), este fato é ainda mais relevante: as empresas de TI que não inovam se vêem condenadas a prestar serviços, cuja demanda foi gerada pelas inovações produzidas por outras empresas (sejam lá de qual parte do globo estas forem). Em outras palavras, estas empresas não possuem controle sobre o ciclo de vida dos produtos e/ou serviços que comercializam, o que se torna numa ameaça continuada à sua sobrevivência.

No Brasil, apenas uma minoria das empresas está consciente desta realidade global do mundo da TI do século XXI. Uma fração ainda menor já embarcou em projetos de inovação significativos a nível global.

Há alguns anos existem inclusive programas de subsídio à inovação, seja em nível nacional, ou mesmo em cooperação internacional. Esta última tem a vantagem de gerar produtos que já nascem prontos para mais de um mercado.

Entretanto, menos de uma dúzia de empresas brasileiras conseguiram efetivamente criar projetos de inovação em cooperação com empresas de outros países. O principal país aliado nessa empreitada tem sido a Espanha.

A cooperação internacional para pesquisa e desenvolvimento conjuntos pressupõe uma relação de confiança entre duas ou mais empresas de diferentes países, que não é fácil de ser construída.

Diante do grau crescente de cooperação internacional da Assespro (nossa entidade empresarial do setor de TI) com entidades semelhantes de quase vinte países de toda América Latina e da Península Ibérica, além de órgãos de governo de diversos desses países, surgiu naturalmente a idéia de capitalizar estes relacionamentos de confiança para incrementar o número de consórcios internacionais envolvidos em projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

A metodologia sendo usada, desenvolvida originalmente na Europa, é denominada de “Plataformas Tecnológicas”. Esta metodologia determina a existência de um grupo de líderes para cada plataforma, grupos de trabalho temáticos, encontros regulares entre todos os participantes, entre várias outras atividades. Entretanto, as Plataformas Tecnológicas não se constituem formalmente como empresas ou entidades: elas existem apenas para fomentar o surgimento de projetos.

Neste momento cabe-nos participar da liderança de duas destas plataformas: a Plataforma Tecnológica Ibero-Brasileira, que objetiva projetos de inovação entre empresas brasileiras e espanholas, mediante a cooperação da Assespro com a Ametic (entidade de TI da Espanha), e a BraFIP (Brazilian Future Internet Platform), que visa projetos de pesquisa e desenvolvimento entre empresas, institutos de pesquisa e universidades brasileiras, em conjunto com instituições equivalentes de qualquer país da União Européia.

Esperamos, com estas iniciativas, contribuir com a nossa ‘gotinha’ para o aumento da competitividade da indústria brasileira de TI.

*Roberto Carlos Mayer (mailto:rocmayer@mbi.com.br) é diretor da MBI (http://www.mbi.com.br), vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e representante do Brasil junto à ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de TI).

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: