August 26, 2024

Transformação Contínua: o Panorama Tecnológico em Evolução

O panorama tecnológico é um campo dinâmico, caracterizado pela participação de diversos agentes e por uma evolução constante.

Globalmente, parcerias estratégicas são estabelecidas, produtos inovadores são introduzidos ao mercado, e tanto a indústria quanto o setor de serviços adotam as mais avançadas tecnologias para expandir seu alcance, melhorar a qualidade e reduzir custos. Notavelmente, as tecnologias desenvolvidas e financiadas nesse processo frequentemente encontram novas aplicações, chegando aos smartphones dos consumidores em diversas formas.

Essa dinâmica impulsiona a economia mundial, com volumes financeiros que refletem as significativas transformações impulsionadas pela tecnologia.

No Brasil, a tecnologia se destaca especialmente no setor de serviços financeiros, reforçando e simplificando o acesso seguro a serviços online tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelou um levantamento das entidades que mais registram patentes no país. A Petrobras ocupa a liderança, seguida por um número expressivo de universidades públicas.

A quantidade de patentes detidas por universidades representa uma chance para o Brasil proteger suas inovações científicas e fomentar o avanço tecnológico. No entanto, parece faltar uma participação mais efetiva das empresas na exploração dessas patentes para a criação de novos mercados.

A colaboração entre o meio acadêmico e o setor empresarial é uma oportunidade valiosa para a indústria tecnológica brasileira. Produzimos teses de doutorado de nível internacional, mas muitas ainda não se converteram em produtos comerciais dentro do nosso ecossistema de inovação. Este é um mercado em potencial que pode impulsionar significativamente a economia do país.

Em conclusão, a singularidade do mercado tecnológico, em comparação com setores mais tradicionais, reside na possibilidade de que grandes empresas emergentes com inovações disruptivas possam surgir a qualquer momento, em qualquer lugar. Isso reforça a importância de continuar investindo na tecnologia da informação no Brasil.

Por: Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis, engenheira mecânica e PhD em Engenharia Nuclear, cuja carreira em tecnologia começou cedo e se destacou por sua contribuição inovadora em diversas áreas. Com 28 anos, Maria já foi pesquisadora visitante na Université Blaise-Pascal, na França, onde desenvolveu pesquisas significativas em processamento de sinais, algoritmos para tomografia computadorizada e visão artificial. Sua expertise também foi reconhecida na Optika Imaging Systems, onde atuou como consultora em projetos de ECM e BPM.Em 1996, Maria fundou a Lab245, onde liderou uma equipe de desenvolvedores na criação do Folder245, uma tecnologia web pioneira para document imaging e workflow. Além disso, é responsável pela inovadora plataforma de inteligência artificial Magali Robot, lançada em 2017. Como co-fundadora da startup de saúde MyHealth245 e da Maps245 de Geo Analytics, ela continua a expandir seu impacto no mundo da tecnologia.Reconhecida como autora de artigos em revistas internacionais e palestrante sobre inteligência artificial e automação de processos, Maria Luiza Reis também tem um papel ativo na liderança e educação tecnológica, servindo como presidente da Assespro-RJ, atual VP de Educação da Federação Assespro e Conselheira da ABES software. Sua trajetória é um exemplo de como uma paixão pela tecnologia pode levar a realizações notáveis e uma influência significativa na indústria.

MCTI e governo da Índia estudam parcerias em C,T&I

Representantes da embaixada da Índia e de órgãos governamentais indianos de ciência e tecnologia visitaram o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na quinta-feira, 22. O encontro teve como objetivo discutir potenciais colaborações entre os dois países em áreas estratégicas, como sistemas de computação de alto desempenho, inteligência artificial, pesquisas espaciais e cibersegurança. O secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel, destacou as oportunidades da parceria entre Brasil e Índia. “Entendemos que a área de supercomputação e as aplicações para computação de alto desempenho apresentam um potencial concreto de utilização, o que justifica os investimentos tanto na Índia quanto no Brasil,” afirmou. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao MCTI, a Índia, e em especial a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, é considerada uma parceira estratégica na área espacial para o Brasil.

#JuntosSomosMais!
#ciberseguranca
#cibersecurity
#ia
#inovacao
#foco

Brasileiros interessados em IA para facilitar viagens de negócios

A SAP Concur divulga a 6ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, que analisa os desafios enfrentados pelos viajantes corporativos no Brasil. O novo estudo, encomendado pela empresa, revela que os profissionais brasileiros estão cada vez mais abertos ao uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) para facilitar os processos de viagem, desde que sejam implementadas de maneira adequada. Segundo a pesquisa, a maioria dos viajantes de negócios no Brasil (94%) utiliza ferramentas fornecidas pelas empresas para realizar suas reservas. Além disso, 71% preferem receber recomendações geradas por IA para simplificar o processo, em vez de pesquisar todas as opções disponíveis por conta própria, evidenciando uma demanda crescente por soluções tecnológicas que otimizem a experiência de viagem. Entre os entrevistados, 14% optariam por uma lista de opções curada por IA, adaptada às suas preferências e necessidades.

#JuntosSomosMais!
#ciberseguranca
#cibersecurity
#ia
#inovacao
#foco

Federação ASSESPRO presente na reunião da CBTI na CNC em Brasília

O presidente da Federação ASSESPRO Christian Tadeu esteve presente na reunião da Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI) realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília. Durante o encontro, foram discutidas pautas cruciais para o fortalecimento do setor de Tecnologia da Informação. A presença do presidente reforça o compromisso de unir forças e alinhar estratégias para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no cenário tecnológico atual. A colaboração entre as entidades é fundamental para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do nosso setor.

#cbti
#cnc
#JuntosSomosMais!
#ciberseguranca
#cibersecurity
#inovacao
#foco

en_USEN
0%