Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2013 - Iniciativa para Geração de Empregos no Setor e/ou Inclusão Digital - Tecnosinos

Empresa sediada em São Leopoldo/RS, participa na categoria Iniciativa para Geração de Empregos no Setor e/ou Inclusão Digital

 

Vote aqui:

Para votar, clique no botão Recomendar.

VOTAÇÕES ENCERRADAS! AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO.

 

 

Site da Empresa:

www.tecnosinos.com.br

 

Nome Completo da Iniciativa, Reportagem ou Solução apresentada: 

Talentos Tecnosinos

 

Descrição detalhada da Iniciativa, Reportagem ou Solução apresentada:

O TALENTOS TECNOSINOS é um programa de formação e qualificação de recursos humanos voltado à área técnica de TI para atuarem junto às empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo - TECNOSINOS. O programa é uma ação conjunta da Governança do TECNOSINOS, com participação ativa da UNISINOS, Prefeitura de São Leopoldo, empresas do Parque, e, mais recentemente, com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - BRASSCOM .

O Programa, desde 2011, já viabilizou a participação de 3.000 jovens da região (Vale dos sinos e Metropolitana de Porto Alegre).

O TALENTOS TECNOSINOS é organizado em seis eixos: Projeto Escolas, Calouros, 200 talentos, Graduação, Pós-Graduação e Idiomas e Extensão. O Programa oportuniza a captação e qualificação de mão-de-obra do ensino médio e técnico até a pós-graduação.

O Projeto Escolas é o carro chefe do Programa – ele aproxima do Parque escolas de ensino médio, especialmente técnicas, para atrair jovens talentos ao TECNOSINOS. Turmas dos últimos anos são convidadas a visitar o Parque, oportunidade em que conhecem a estrutura do mesmo, as empresas e a universidade.

O aluno vai, basicamente, durante a visita, aprender/entender:

  • O que é empreender em uma empresa de base tecnológica;
  • O que é ser um talento em uma empresa de base tecnológica; e
  • Qual é a opção de formação universitária para atuar em uma empresa de base tecnológica.

Com um formato já consolidado, as escolas trazem os alunos em um dia específico, e eles, além de conhecerem as potencialidades de emprego  nas empresas do Tecnosinos, os  cursos que a Universidade oferece, podem realizar os testes disponibilizados pela parceria Tecnosinos/Brassom, que fornecem uma idéia da remuneração que o indivíduo necessita perceber mensalmente para o tipo de vida que pretende ter, bem como quais as profissões e cursos mais adequados ao seu perfil. Assim, o aluno pode escolher o curso da plataforma EAD disponibilizada pela BRASSCOM, e cursá-lo em sua escola, em sua residência ou no TECNOSINOS.

Para aderir ao Projeto a escola manifesta interesse em trazer seus alunos ou é convidada pela Gestora do Projeto, de acordo com mapeamento prévio das escolas da região, abrangendo um raio de aproximadamente 50 km. Formalizando a adesão, um termo é assinado entre as escolas e parque e uma agenda é criada. A programação do Projeto escolas inclui a apresentação do TECNOSINOS aos alunos e visita a empresas de diferentes portes, entre incubadas e consolidadas. É possível conhecer um pouco mais sobre o Projeto Escolas no vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=D9phLdkkNDs

 

O Projeto Calouros traz ao Parque os alunos de graduação nas áreas de engenharias e afins. O Projeto consiste numa apresentação do TECNOSINOS e suas oportunidades de empregos, além da participação por empresários do Parque apresentando cases de seus negócios, perfil dos profissionais desejados e requisitos de contratação. Em uma ação conjunta entre Parque e Coordenador dos cursos, é criada uma programação com a definição de turmas e datas em que acontecerão as visitas.

O Projeto 200 Talentos atende a demanda por mão de obra técnica, através da capacitação de 200 jovens, 50 % oriundos de escolas públicas da região do Vale dos Sinos. Esse Projeto compreende a realização de um calendário continuado de cursos de curta duração, nas linguagens essenciais e que representam a maior demanda de competência para as vagas em aberto no TECNOSINOS: PHP, @NET, JAVA, Programação básica.

Os cursos de curta duração são realizados dentro do Instituto de Informática, no TECNOSINOS, com a presença de profissionais de empresas do Parque que participam como mentores para fins de aumentar o potencial de empregabilidade dos jovens. A divulgação das vagas, assim como a operacionalização dos cursos, é responsabilidade da Educação Continuada da UNISINOS.

O Projeto Graduação incentiva a formação de recursos humanos na graduação em áreas atuação do TECNOSINOS.

Neste Projeto, a UNISINOS oferece desconto de 10% nas matriculas regulares de alunos oriundos de empresas Consolidadas ou Incubadas do Parque. Ainda voltado à graduação da UNISINOS, foi estruturado o Eixo de Empreendedorismo, com intuído de fomentar o empreendedorismo de inovação entre os alunos. O Eixo de Empreendedorismo é composto por 3 disciplinas, com foco em aspectos relacionados à geração e desenvolvimento de negócios inovadores, abordando a apresentação do Parque Tecnológico, palestra sobre empreendedorismo inovador e Palestra sobre Innovative Countries.

O Projeto Pós-Graduação oferece bolsas parciais de incentivo à Mestrado e Doutorado a alunos de empresas consolidadas ou incubadas, buscando incentivar a formação continuada dos trabalhadores do TECNOSINOS. O desconto oferecido pela universidade é de 40%, condicionado à participação por parte da empresa empregadora nos 60% da parcela restante. No caso das empresas incubadas é opcional a participação da empresa no pagamento da parcela restante (60%). 

Projeto Idiomas e Extensão objetiva oportunizar a qualificação de recursos humanos de empresas do TECNOSINOS em áreas de formação complementar: extensão (cursos de curta duração) e idiomas. Nesse eixo, a UNISINOS concede um desconto de 10% nas matriculas regulares de alunos oriundos de empresas consolidadas e de 15% para oriundos de incubadas do Parque.

Comunidade beneficidada: Empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo (TECNOSINOS) e jovens da região metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos, oriundos de escolas técnicas, em fase de finalização do ensino médio.

 

Justificativa da Candidatura:

Atualmente o TECNOSINOS é composto por 75 empresas de base tecnológica,  entre incubadas e consolidadas, gerando 4.500 empregos diretos de alto valor agregado.  O parque tem crescido de forma substancial nos últimos três anos. Em relação a 2008 o número de empresas instaladas no Parque duplicou e o número de empregos passou de 800 para 4.500. Atualmente, no TECNOSINOS existem em torno de 200 vagas abertas permanentemente.

Considerando o Plano Master do Parque, projeta-se que em 2019 serão 300 empresas instaladas, gerando em torno de 10.000 empregos diretos, logo, a demanda por capital humano de elevada qualificação técnica será crescente ao longo dos próximos anos.

Em 2012 foi realizada uma pesquisa quali e quantitativa com empresas instaladas no Parque para a caracterização do perfil da demanda de RH das empresas. Na ocasião foram identificadas mais de 200 postos de trabalho em aberto em 7 empresas do Parque. Como desafio ao preenchimento dessas vagas foram apontadas a falta de qualificação dos profissionais, formações incompletas e/ou desatualizadas e pouco conhecimento em língua portuguesa e estrangeira.

A partir da demanda identificada nas empresas e alinhado com o plano de expansão do Parque, o programa TALENTOS TECNOSINOS foi projetado para atender o desafio de suprir as vagas que necessitam de recursos humanos de elevado capital intelectual para os setores de atuação do Parque.

No curto prazo e médio prazo,o programa tem como objetivo fornecer mão-de-obra qualificada em número suficiente, atendendo a um conjunto de demandas de capacitação profissional já solicitadas pelas empresas do TECNOSINOS e desenvolvendo um programa de aproximação e de formação técnica nos âmbitos da Graduação, da Extensão e de Pós-Graduação.

O Programa, criado em 2011, já vem dando resultados. O número de inscrições para o vestibular da Unisinos (Universidade membro da Governança do Parque) nas áreas das engenharias aumentou (no contrafluxo das inscrições em outras localidades e regiões, que tem diminuído) , ex alunos das escolas participantes do Programa Talentos já estão trabalhando no Parque e as empresas tem implementado programas de estágio e trainee para receber esses jovens.

O Programa TALENTOS TECNOSINOS tem um papel importante na construção da imagem institucional da incubadora e do Parque, como agente de promoção do desenvolvimento econômico e social regional. O Programa tem ampliado significativamente o número de jovens visitantes no TECNOSINOS, estreitado sólidos vínculos com instituições de ensino da região, aproximando, dessa forma, potenciais colaboradores às necessidades de recursos humanos das empresas.  

Essa interação promovida pelo Programa promove a convergência entre demanda das empresas e capacidade de formação das instituições de ensino técnico e superior da região, que vem refletindo na progressiva ampliação da oferta de mão-de-obra qualifica disponível a atuar nas empresas do Parque.

O fomento ao empreendedorismo inovador promovido pelo Programa amplia o potencial de criação de empresas inovadoras alinhadas com os segmentos do Parque. Os Projetos voltados à educação continuada viabilizam a formação de profissionais mais capacitados ampliando como consequência a taxa de sucesso e crescimento de suas empresas.

 

O Programa representa ainda uma importante ação de inclusão social na medida em que aproxima jovens de baixa renda em fase de formação da empregabilidade disponíveis no Parque, apresentado a estes jovens carreiras de alto valor agregado. 

 

Depoimentos de Clientes/Usuários/Beneficiários/Leitor:

O Projeto Escola tem aproximado alunos de escolas do ensino médio, especialmente as técnicas, atraindo novos talentos para o Parque. Neste Projeto, desde o seu início, mais de 3.000 jovens da região já foram beneficiados, tendo contato direto com empresários e gestores de recurso humanos das empresas, bem como contato com professores dos cursos de graduação das áreas de competência do Parque. Em pesquisas realizadas com alunos participantes do Programa, foi registrado 100% de satisfação quanto à expectativa da visita ao Parque, 90% ficaram satisfeitos com a metodologia utilizada, a distribuição da programação e carga horária. Dentre as observações apontadas de forma espontânea e anônima, pelos alunos, destacamos:

“Eu adorei tudo. Não pensava em continuar meus estudos, mas agora estou repensando, porque aqui tudo foi bem explicado, os profissionais me motivaram bastante”.

“Conheci várias coisas novas e coisas que nem sabia que existia”;

“Conseguiu mudar algumas de minhas opiniões sobre o mercado de trabalho”;

“Pude tomar conhecimento do TECNOSINOS assim como as oportunidades que eu posso ter nesta instituição”;

“Fez abrir novas opiniões sobre as áreas, estou bem satisfeita com a visita”.

 

Depoimento da Empresa GVDASA:

“Participamos do programa Talentos TECNOSINOS por se tratar de uma estratégia inovadora no desenvolvimento de futuros profissionais que atuarão no campo da Tecnologia da Informação. Neste sentido, parcerias que envolvam instituições de ensino e empresas são fundamentais!”

Luciane Wolff, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional – GVDASA Sistemas
ellen@gvdasa.com.br

 

Depoimento da Empresa Saw Luz:

“Enfrentávamos um problema sério de mão de obra especializada na área de Desenvolvimento e anexado ao Programa Talentos, a Sawluz abriu seu programa de Trainee em desenvolvimento, aonde o aluno, além de remuneração e todos os benefícios, tem 100% de sua qualificação profissional custeada pela Sawluz.

Desde a primeira edição, o programa já foi um sucesso! Através do programa Talentos Escola, os jovens tomam contato com as empresas do parque e as Oportunidades de trabalho aqui existentes, o que possibilita a obtenção  dos trabalhadores necessários para a  demanda existente. Hoje, a Sawluz conta Com um time de trainees qualificados e em contínua qualificação. “

Giandro da Luz Araujo –  Coordenador da Unidade RS da Sawluz Informática
giandro.araujo@sawluz.com.br

 

Depoimento de um aluno que participou, com a escola Concórdia, de São Leopoldo,  do Programa Talentos:

Meu nome é Eduardo, tenho 19 anos, sou atualmente desenvolvedor de software na empresa Sawluz Informática, localizada no TECNOSINOS.

Eu fiz parte do programa Talentos Unisinos, um programa que mais do que me abriu oportunidades, me direcionou ao mercado de trabalho, focado na área onde hoje estou atuando como profissional. O programa é realmente uma porta para as oportunidades para nós estudantes.

Eduardo Haesbaert 
eduardo.haesbaert@sawluz.com.br

 

Vídeo:

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: