Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2012 - Soluções Integradas para o Governo - NTC (Empresa Regular)

Empresa sediada no Distrito Federal, NTC participa na categoria Soluções Integradas para o Governo.

Site da Empresa:

NTC

 

Votações encerradas!

 

Nome Completo da Iniciativa, Reportagem, ou Solução apresentada: 

Programa de Adoção SOA – Projeto CadSus Web, Versão 4.0 (Cartão Nacional de Saúde).

 

Descrição detalhada da Iniciativa, Reportagem, ou Solução apresentada:

 

O Ministério da Saúde tem a meta de fechar o exercício de 2012 com 20 milhões de Cartões Nacionais de Saúde em operação no Brasil. A empresa brasiliense NTC, integrante do grupo CDS (Condomínio de Soluções Corporativas), participa diretamente desta iniciativa inovadora, disponibilizando a Arquitetura Oracle SOA para a interoperalidade com o Sistema Cartão Nacional de Saúde.

Por meio do Cartão, qualquer cidadão brasileiro poderá, em futuro próximo, acompanhar seu histórico de saúde, em qualquer lugar do Brasil. O Sistema estará ao alcance do usuário até o final do ano, no Portal Saúde do Cidadão.

Por meio do Registro Eletrônico de Saúde (RES), será possível a disponibilização, via Portal, dos dados cadastrais do Cartão, e também do rol de serviços consumidos pelo usuário. O RES é uma ferramenta estratégica e funcionará como um prontuário eletrônico com interoperalidade total com os sistemas atuais, agregando informações que podem ser compartilhadas com acesso a usuários autorizados.

O profissional de saúde se valerá da integração de vários sistemas em uma única base de dados, podendo atender melhor cada paciente. E o gestor de qualquer unidade de saúde terá subsídios em elevado nível para a tomada de decisões.

O CadSus é o Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Sua operacionalização se apoia em ferramental da fabricante Oracle.

Todos os Municípios

Todos os municípios brasileiros e todos os estabelecimentos de saúde, inclusive aqueles da rede privada, serão interligados. Dentro de algum tempo, toda criança brasileira sairá da maternidade com o Cartão de Saúde emitido eletronicamente.

São situações como estas que colocam o Brasil na ponta da tecnologia neste setor, apenas equiparado a países como Canadá, Inglaterra, Austrália, Espanha e outros menores da Europa, que têm sistemas em níveis semelhantes.

O Ministério da Saúde calculava, no início deste segundo semestre, que 12 milhões de cartões já haviam sido emitidos, o que fortalece a projeção para um total de 20 milhões em 2012, abrangendo 1.300 municípios. A meta é entregar 102 milhões durante a primeira etapa de implantação e universalizar a distribuição até 2014.

Nas diversas unidades de saúde do país haverá uma impressora especial e equipamentos com conexão à rede digital, permitindo a distribuição dos cartões à população. No Ministério da Saúde em Brasília, uma Sala de Situação, configurada dentro dos moldes tecnológicos mais avançados, permite o acompanhamento on-line da expansão do Sistema por meio de gráficos e indicadores.

 

CAD SUS Web já Disponível

Para os profissionais de saúde que operam a base de dados do Cartão, já está disponível na Internet o Cad SUS Web, instrumento que permite visualizar os dados e editá-los em tempo real. Possibilita imprimir imagem e etiqueta do Cartão. O Cad SUS Web pode ser acessado por profissionais que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos (CNES).

O novo ambiente permite a consulta, edição, relatórios, cadastro e impressão do documento. Tal impressão pode ser feita em três modalidades: etiqueta no padrão de impressora, impressão direta da mídia e impressão em papel. A variedade permite que o município imprima o cartão de acordo com o recurso de que dispõe.

O Ministério da Saúde incentiva, este ano, com R$ 30 milhões, os estados e municípios que apresentarem projetos de soluções informatizadas para se integrar ao Sistema Cartão Nacional de Saúde

A NTC (CDS) tem como cliente o DataSus, no desenvolvimento do projeto denominado Programa de Adoção SOA – Projeto CadSus Web, Versão 4.0. É usado o estado da arte da tecnologia em BI (Business Intelligence), BPM (Business Process Management), SOA (Service-OrientedArchitecture) sob Infraestrutura Oracle.

 

Justificativa da Candidatura:

O barramento de integração proporcionado pela NTC (CDS) permite o acesso à informação relativa a cada paciente em qualquer ponto do Brasil, de forma imediata e segura. É um fato de tão grande importância nacional, na área de Tecnologia da Informação, que levou a NTC (CDS) a escolher este, entre dezenas dos seus projetos, como único concorrente do Prêmio Imre Simon.

Graças ao trabalho pioneiro da NTC (CDS), teremos no Brasil o maior banco de dados de cidadãos do mundo para a área de saúde, com previsão de se atender, em médio prazo, a uma população superior a 190 milhões de brasileiros. Esta é a perspectiva dos técnicos e da direção do DATASUS.

 

Descrever os motivos pelos quais a inscrição deve ser premiada na Categoria selecionada:

A NTC (CDS) acompanha e enaltece o sucesso do Brasil em sistemas nacionais, como aqueles que movimentam a rede bancária nacional ou o processo eleitoral nos 26 estados e mais o DF.

Agora chegou a vez de destaque, no mesmo nível, na área da Saúde, ainda com pouca repercussão na mídia, nos meios técnicos e na própria máquina governamental.

Diante disso, é mais do que justificável que o Projeto desenvolvido pela NTC (CDS) seja reconhecido na premiação da Assespro. É uma forma de incentivar o Governo brasileiro a prosseguir nesse processo intenso de modernização da máquina estatal, em benefício de toda a população do País.

 

 

Depoimento do Cliente:

“Destaco o equilíbrio na parceria entre a NTC (CDS) e o Ministério da Saúde, na implantação do Cartão Nacional do Datasus. É um trabalho feito com muita competência. Estou satisfeito com o resultado obtido”.

Maurício Bucciolli Guernelli / Coordenador Geral  - CGAM/DATASUS/SGEP/MS
Coordenação Geral de Análise e Manutenção- CGAM
Departamento de Informática do SUS - DATASUS
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - SGEP
Ministério da Saúde - MS

 

Destaques:

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: