Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2012 - Iniciativa para Geração de Empregos no Setor e/ou Inclusão Digital - Multimídia Educacional

Empresa sediada no estado de São Paulo, a Multimídia Educacional participa na categoria Iniciativa para Geração de Empregos no Setor e/ou Inclusão Digital

Site da Empresa: 

Multimídia Educacional

 

Votações encerradas!

 

Nome Completo da Iniciativa, Reportagem ou Solução apresentada: 

Projeto Informática da Comunidade

 

Descrição detalhada da Iniciativa, Reportagem, ou Solução apresentada:

 

Em suas visitas pelas cidades do Brasil, Eduardo Souza, fundador da empresa Multimídia Educacional, descobriu que existiam muitos projetos de "inclusão digital" que davam acesso à Internet ao cidadão comum, porém 90% das atividades nestes centros se concentravam em acesso ao MSN, Facebook, e-mails, sites de jogos. Ciente de que no Brasil existe grande carência de mão-de-obra qualificada, Eduardo teve a ideia de complementar estes projetos de "inclusão digital" com a qualificação profissional. O ponto principal da ideia era que não bastava somente dar acesso à Internet, era preciso que os cidadãos pudessem adquirir novos conhecimentos e dominar melhor a tecnologia para conseguir melhores empregos.

A ideia de "Inclusão Digital e Qualificação Profissional" era muito boa, porém, o projeto não podia custar muito caro, senão não conseguiria atender à população carente do Brasil. Eduardo resolveu montar um projeto social com custos mínimos apenas para o parceiro, no qual não haveria despesa alguma para o cidadão que quisesse se qualificar.

Estava criado o projeto "Informática da Comunidade" com os seguintes benefícios:

1.         Atendimento com custo zero para o cidadão;

2.         Cursos de Informática Básica:

1. Introdução à Informática, Linux, Windows, Pacote MS Oficce (Word, Excel Power Point), Internet, E-mail, Pacote BR Office (Writer, Calc, Impress), Noções de Digitação.

3.         Cursos de Informática para o Trabalho;

1. MS Oficce (Word, Excel, Power Point, Access), Pacote BR Office (Writer, Calc, Impress), Noções de Secretariado.

4.         Curso de Informática Avançados:

1.        Photoshop, Gimp, Corel Draw, Flash, Fireworks, Windows Movie Maker, Audacity, Dreamweaver.

5.         Certificados de Conclusão para o aluno;

6.         Parceria com entidades e organizações que possuam laboratório de inclusão digital e que necessitem do sistema de ensino profissionalizante;

7.         Possibilidade de uso dos Telecentros e também dos Laboratórios de Informática já existentes em escolas públicas à noite e em fins de semana quando estes laboratórios não estão em uso, evitando despesas com criação de infraestrutura.

O projeto Informática da Comunidade possibilita que comunidades carentes, desde crianças até pessoas da melhor idade, tenham acesso a cursos interativos que promovem a inclusão digital e formação profissional, gerando igualdade de acesso à informação e ao conhecimento.

 

Justificativa da Candidatura:

 

 

Com o objetivo de fomentar a construção de uma sociedade próspera economicamente e socialmente mais justa, foi criado na empresa Multimídia Educacional um projeto Informática que estabeleceu como meta a formação profissional gratuita da população de baixa renda, permitindo a inclusão digital de qualidade, na busca da melhoria de vida através da qualificação profissional, promovendo os direitos humanos em um dos itens mais importantes: o acesso gratuito a educação, ao conhecimento e a tecnologia, com foco na independência do cidadão por meio da competência profissional.

A tecnologia deve permitir que as pessoas vivenciem experiências enriquecedoras para uma melhor qualidade de vida e que abram portas para o sucesso pessoal e profissional. É isso que o projeto Informática da Comunidade vem realizando, pois facilita a entrada e o uso da tecnologia na vida das pessoas.

Através de uma metodologia moderna, centrada no aluno e no seu desempenho pessoal, o projeto Informática da Comunidade permite que Telecentros, ou Laboratórios de Informática, não sejam apenas um centro de entretenimento, ou que se tornem obsoletos, mas que se transformem em ambientes de aprendizagem, de inclusão social e qualificação profissional.

É mais que teoria, hoje, o projeto Informática da Comunidade é uma realidade na vida de muita gente, e já coleciona inúmeros cases de sucesso. Em Palmas (TO), por exemplo, o projeto foi inaugurado em setembro e já conta com 150 alunos, em Flórida Paulista (SP) no mês de agosto 85 alunos concluíram os cursos, em Pirassununga mais de 50 alunos foram certificados. Estes são alguns cases recentes que podemos citar, na certeza que muitos ainda estão por vir.

 

Depoimento(s) de Cliente/Usuário/Beneficiário/Leitor:

 

·         Cliente Intermediário (organização);

·         Cliente Final (aluno).

 

Depoimento 1:

Prefeito de Presidente Prudente (SP)

Nome: Milton Carlos de Mello “Tupã”

End: Avenida Washington Luiz, 544, Presidente Prudente (SP), CEP: 19010-090

Telefone: (018) 3903-0968

“A partir do momento que nós assumimos a prefeitura de presidente prudente, nós colocamos esse projeto como meta. O que é o diferencial desse projeto? Não adianta na minha visão colocar só o computador pra criança, nós temos que dar oportunidade da criança aprender, da criança que não tem condições financeiras ela ser inserida no mercado de trabalho, de prepará-la para o futuro. Então, esse é o diferencial do Informática da Comunidade, aqui em presidente prudente nós temos colhido frutos espetaculares.”

 

Depoimento 2:

Prefeito de Porto Ferreira (SP)

Nome: Maurício Rasi

End: Praça Cornélio Procópio, 90 – Centro, Porto Ferreira (SP), CEP: 13660-000

Tel: (19) 3589-5200

“Eu tenho certeza que a proposta que foi colocada através da parceria com a Multimídia Educacional, trouxe pra nós, principalmente para o servidor público e pra cidade de uma maneira total uma nova visão, uma nova vertente, eu acho que a cidade estava adormecida na questão de informática, na questão da Inclusão Digital, na questão de valores tão importantes, desse instrumental tão importante, e foi através dessas ações que nós deflagramos a partir de 2005, 2006 e avançamos nos outros anos que nós conseguimos dar um grande salto de qualidade.”

Depoimento 3:

Aluna do projeto Informática da Comunidade

Nome: Isabel de Sousa Carvalho

Idade: 72 anos

End: Av. Alberto Bonfiglioli Comend , Nº 2127 - Ana Jacinta, Cep: 19064-002, Presidente Prudente, SP

Tel: (18) 3221-9636

“Me sentia assim, muito triste por não saber...porque a gente chega em uma certa idade a gente acha que a gente é inútil, enquanto que isso não é verdade, as pessoas devem sempre procurar uma atualização e eu procurei. Todo lugar que eu ia, eu via o pessoal mexendo no computador, e eu achava assim que era a coisa mais difícil, ai eu fiquei sabendo do Projeto que tinham implantado aqui e eu to gostando muito, é muito bom.”

 

Destaques na Mídia:

 

 
 
Vídeos:
 
Como Funciona o Projeto

Arquivo em formato .AVI(238 Mb)

 

Depoimentos

Arquivo em formato .AVI(576 Mb)

 

Institucional

Arquivo em formato .AVI(807 Mb)

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: