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2012 - Iniciativa para a Construção de Cidades Digitais - Instituto Curitiba de Informática

Empresa sediada no estado do Paraná, o Instituto Curitiba de Informática participa na categoria Iniciativa para a Construção de Cidades Digitais

Site da Empresa:

ICI

 

Votações encerradas!

 

Nome Completo da Iniciativa, Reportagem ou Solução apresentada: 

Instituto Curitiba de Informática

 

 

Descrição detalhada da Iniciativa, Reportagem, ou Solução apresentada:

O Instituto Curitiba de Informática (ICI) é um centro de excelência no desenvolvimento e implantação de soluções de informática e telemática para a administração pública. Organização Social fundada em 1º de junho de 1998, atua em todo o território brasileiro com serviços relacionados ao desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, ao desenvolvimento e à pesquisa nas áreas de informática e telemática.

A grande experiência na plataforma governo eletrônico (e-gov), aliada a moderno modelo de gestão, permite que o ICI subsidie o gestor público com soluções inteligentes no planejamento estratégico municipal, na gestão do relacionamento com o cidadão e no processo de apoio à tomada de decisão, resultando no domínio da execução estratégica e na implementação de políticas públicas; no aprimoramento da qualidade da prestação de serviços; na transparência e racionalização de recursos.

Esse leque  de  benefícios  consolida  Curitiba  como  cidade  inovadora,  cujos reflexos são seus indicadores positivos: maior cidade da Região Sul; quarto maior PIB do Brasil (R$ 45,7 bilhões em 2009); capital que mais derrubou a pobreza nos últimos quatro anos (65%); maior renda média per capita entre as capitais (R$ 1,2 mil); cidade mais verde da América Latina (Siemens e The Economist – 2010).

 

Soluções  completas  e  inovadoras  em  Tecnologia  da  Informação  e Comunicação (TIC) são continuamente implantadas, fundamentadas na combinação de serviços em conectividade, gestão pública e cidadania. Essas realizações garantiram a Curitiba,  em  julho  deste  ano,  o  primeiro  lugar  no  Índice  Brasil  de  Cidades  Digitais, organizado pelo CPqD e pela Momento Editorial, ambos de São Paulo. Trata-se de um ranking que mede o nível de inovação e de digitalização das cem cidades brasileiras que melhor utilizam as TICs.

Apresentamos abaixo  soluções  e  projetos  desenvolvidos  pelo  ICI  que viabilizaram a classificação de Curitiba como a cidade mais digital do país.

 

CONECTIVIDADE

A capital paranaense possui uma rede de 1.078 quilômetros de fibra óptica, interligando  todos  os  mais  de  1,3  mil  equipamentos  urbanos  (unidades  de  saúde, escolas,  administrações  regionais,  etc.).  São, no total,  1,8  mil  pontos,  com  70  mil equipamentos de informática interligados, os quais são apoiados por 280 servidores, em início de processo de virtualização com o emprego do programa VMware. Dos 364 equipamentos educacionais (creches e unidades de ensino fundamental), 181 possuem laboratórios de informática conectados à internet, assim como 175 postos de saúde que também contam com o serviço de internet da prefeitura.  No total, a Rede Prefeitura mantida pelo ICI atende 40 mil servidores, dos quais 14 mil professores, e 105 mil alunos cadastrados.

 

 

INCLUSÃO DIGITAL

Curitiba possui atualmente 550 pontos de acesso gratuito à internet, nas ruas da Cidadania (administrações regionais) e nas bibliotecas públicas, chamadas faróis do Saber por serem erguidas em formato de farol. Há ainda internet wi-fi gratuita em seis parques e praças da cidade. Ao mesmo tempo, gradativamente, as escolas municipais estão recebendo conexão wi-fi, que vai beneficiar as comunidades vizinhas. Até o final de  setembro  a  internet  grátis  chegará  às  comunidades  ao  redor  de  20  escolas.  A estimativa  é  que,  para  cada  escola  onde  é  instalado  o  wi-fi  gratuito,  com  alcance aproximado de 400 metros de raio, mais de mil famílias e estabelecimentos comerciais e de serviços serão diretamente beneficiados.

 

 

SISTEMAS DE GESTÃO

Saúde: Todas as unidades de Saúde, centros de Urgências Médicas, laboratório e hospitais municipais são atendidos por sistema informatizado, garantindo Prontuário Eletrônico de cada usuário.  Programas Bolsa Família, Família Curitibana, Sistema de Pregão Eletrônico, Sistema de Gestão Pública (processos de Compras e Almoxarifado), Sistema de Recursos Humanos, Gestão Tributária Municipal (Autuação Vigilância Sanitária) estão integrados ao processo de saúde. Em abril deste ano foi inaugurada a conectividade da Central de Laudos, que permite o emprego da internet na transmissão de exames ao Hospital do Idoso, onde se concentra a equipe de radiologistas, e, deste, de laudos radiológicos para as unidades de saúde.

Educação: Todas as 181 escolas municipais e 183 centros municipais de Educação Infantil são atendidos por sistema informatizado, que disponibiliza informações de alunos, calendário escolar, acompanhamento de ano letivo, notas, faltas, professores e relatórios operacionais e gerenciais.  

Segurança Pública:  Sistema  de  gestão  dos  serviços  de  gerenciamento  das ocorrências, integrado aos seguintes serviços: Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão 156, Sistema de Consultas de Documentos, Aplicativos de Geoprocessamento, Sistema de Gestão Tributária Municipal. 

Trânsito e Transporte: Sistema Integrado de Mobilidade Urbana – sistema de monitoramento, em tempo real, da frota do transporte coletivo e o Centro de ControleOperacional da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

 

Previdência:  Sistema  de  Gestão  Previdenciária  (CuritibaPrev)  e  portal  de serviços,  que  abrange  solução  de  Business  Intelligence  (BI),  gerenciamento  de processos e gestão eletrônica de documentos. Existem ainda processos de integração entre os diferentes sistemas de gestão de todas as secretarias, consolidando uma plataforma robusta de governo eletrônico. Destaque  para  os  sistemas  de  Gestão  Pública,  Gestão  Tributária  Municipal,  Gestão Unificada  de  Recursos Humanos  e  Sistema  Integrado  de  Atendimento  ao  Cidadão  – 156.

 

SERVIÇOS WEB

Mais de 60 serviços estão disponíveis a cidadãos e empresas pelo portal da Prefeitura de Curitiba, desde consultas a informações, como prontuário eletrônico e emissão de certificados.  O portal recebe 48 mil visitas diariamente.

PARQUE DE HARDWARE

São 70 mil equipamentos de informática, interligados por 280 servidores já em processo de virtualização. A utilização de tecnologia de cloud computing permitiu uma otimização de 40% da capacidade dos servidores.

DISPOSITIVOS MÓVEIS

Touch Economia é um aplicativo desenvolvido pelo ICI em plataforma móvel que faz o comparativo de preço de produtos em diferentes supermercados da cidade. Caso  o  aparelho  seja  equipado  com  GPS,  o  aplicativo  identifica  o  mercado  mais próximo  ao  cidadão  no  momento  da  consulta.  As  informações  são  colhidas diariamente  pela  Secretaria  Municipal  do  Abastecimento,  sendo  o  aplicativo  uma iniciativa open data (dados abertos).

INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O  Serviço  Integrado  de  Inteligência  da  Informação  (S3i)  é  um  moderno modelo  de  gestão,  fundamentado  na  combinação  de  TIC,  no  estabelecimento  e coordenação  de  ações  estratégicas  de  relacionamento  com  o  cidadão  e  no monitoramento da execução estratégica municipal, com foco na tomada de decisão como fonte de inteligência competitiva na prestação de serviços públicos municipais. O modelo foi concebido com o objetivo de dotar a administração pública da cidade de Curitiba de soluções tecnológicas inovadoras para o suporte ao processo decisório do governo  municipal,  por  meio  da  produção  e  disponibilização  de  informações estratégicas assertivas, preditivas e em tempo real.

Um exemplo  é  o  Painel  de  Monitoramento  da  Secretaria  Municipal  do Abastecimento (Smab) de Curitiba. Desenvolvido e implantado para a Smab, o painel tem  por  objetivo  disponibilizar  solução  para  o  acompanhamento  das  demandas  e processos  oriundos  dos  armazéns  da  Família  de  forma  estruturada,  com  fácil entendimento e aplicação de indicadores que potencializem a qualidade do serviço de responsabilidade do executivo municipal. Os indicadores elencados para análise são:Indicadores  de  Acesso,  Disponibilidade,  Movimentação,  Atendimento,  IndicadoresFinanceiros, Alerta de Check Out, Venda por Armazém, Alerta de Sangria, IndicadoresExternos e Meteorologia.

Os  painéis  de  monitoramento  de  serviços  públicos  funcionam  como instrumentos  de  avaliação  snapshot  (instantânea)  do  cenário,  sobre  as  implicações para  o  negócio,  os  quais  disparam  sinais  de  alerta mediante  desvio  padrão  de indicador estratégico, indicando os diversos caminhos que podem ser seguidos pelo administrador municipal, antecipando e prevendo situações de risco.

 

Justificativa  da Candidatura

O Instituto Curitiba de Informática (ICI) vem conquistando, em seus 14 anos de existência, reconhecimento nacional e internacional por seu trabalho em prol do cidadão curitibano, por meio das soluções de TI que desenvolve e mantém para a Prefeitura de Curitiba. 

Ponte forte desse reconhecimento veio em julho deste ano, quando a capital paranaense alcançou a primeira colocação no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 – segunda edição do ranking organizado pela Momento Editorial e CPqD.

Nada mais natural, portanto, que o ICI pleiteie agora mais uma honraria: o Prêmio Dr. Imre Simon, concedido pela Assespro – em homenagem ao pai da ciência da  computação  brasileira  –  à  melhor  empresa  nacional  na  construção  de  Cidades Digitais.  Será  uma  saudável  repetição  de  dezembro  de  2011,  quando  o  Instituto conquistou  o  prêmio  pela  primeira  vez,  na  categoria  Prestação  de  Serviços  para  o Governo.

O  desejo  é  legítimo  e  visa  a  cristalizar  o  trabalho  da  primeira  organização social brasileira criada com o fim de, por meio da informática e da telemática, produzir resultados  positivos  de  gestão  pública  –  que  se  irradiam  na  forma  de  serviços  de qualidade prestados ao cidadão.

 

Depoimentos:

“Temos alcançado resultados maravilhosos, como a redução considerável do tempo  de  atendimento  do  servidor  nos  processos  de  aposentadoria  e  revisão  de pensões.”

Walkiria Wiziack Zauith de Pauli, presidente do Instituto de Previdência dos

Servidores do Município de Curitiba (IPMC) – wpauli@ipmc.curitiba.pr.gov.br

 

“Criamos  e  mantemos  uma  importante  parceria  na  gestão  on-line  do transporte coletivo e estamos evoluindo esse trabalho em benefício cada vez maior à população de Curitiba.”

Marcos Isfer, presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba – misfer@urbs.curitiba.pr.gov.br

 

“O Instituto Curitiba de Informática tem sido ao longo dos anos um grande parceiro  desta  Secretaria,  a  começar  pelo  atendimento  de  seus  técnicos,  dando suporte  ao  funcionamento  das  dezenas  de  equipamentos  instalados  nos  diversos setores  sobre  nossa  responsabilidade.  Também  não  é diferente  no  que  tange  aos diversos sistemas desenvolvidos para controle e acompanhamento das atividades dos setores  acima  citados.  Exemplo  é  o  sistema  ‘Legisladoc  –  A  Legislação  com Transparência  e  Sustentabilidade’,  recém  implantado,  que  trata  da  publicação eletrônica dos diversos atos da Administração Municipal.”

Airton  Sozzi  Jr.,  superintendente  da  Secretaria  do Governo  Municipal  – asozzi@sgm.curitiba.pr.gov.br

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