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2011- Soluções Integradas para o Governo - GIAP

Empresa associada da regional São Paulo, a Giap inscreve a Tecnologia Cidadã na categoria de Soluções Integradas para o Governo. Confira!

Votação encerrada! Obrigado pela sua participação!
 
Nome Completo da IniciativaSolução apresentada: 

“TECNOLOGIA CIDADÔ

Descrição detalhada da Solução apresentada:

Tecnologia Cidadã

Solução Integrada para Governo implementada, em 2010, na Prefeitura Municipal de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes, e nona maior economia do país, com PIB de R$ 32 bilhões.

Objetivo:

Facilitar a vida dos cidadãos de Guarulhos, oferecendo diversos serviços públicos online, melhorando o atendimento, desburocratizando procedimentos e diminuindo as filas nos Postos de Atendimento.

Desafios:

Desenvolver uma solução de inteligência que possibilitasse a implementação de um efetivo governo digital (e-Gov), colocando à disposição dos munícipes, na internet, serviços públicos e informações sobre a aplicação dos recursos pela Prefeitura que podem ser acessados a qualquer hora e lugar. Os principais desafios foram:

•       Simplificar o atendimento;

•       Desburocratizar;

•       Diminuir as filas nos Postos de Atendimento do “Fácil”;

•       Cumprir a Lei da Transparência.

Resultados

•       Mais de 700 serviços públicos disponibilizados online;

•       Mais de 1 milhão de atendimentos realizados pela internet em um ano;

•       Redução de 60% no movimento dos Postos de Atendimento presencial (“Fácil”);

•       Disponibilização de solicitações online de licenças e alvarás;

•       Disponibilização de Boletos de Débitos online (acordos, agregações etc.);

•       Expedientes em formulários eletrônicos;

•       Portal da Transparência online;

•       Economia de 560.000 folhas de papel/ano.

 

Serviços pela internet

São mais de 700 serviços disponibilizados aos cidadãos, às empresas e aos servidores da Prefeitura, incluindo ainda Cadastro dos Portadores de Deficiência, Garantia de Direitos e Atualização Cadastral do IPTU.

 

Serviços pela internet

São os seguintes os serviços disponibilizados às empresas, autônomos e trabalhadores:

- SDU Online (Secretaria de Desenvolvimento Urbano)

- Índice de Participação dos Municípios

- Vagas de Emprego

- Atualização Cadastral do IPTU

- Finanças + Fácil

- Nota Fiscal Serviços-Eletrônica

SDU Online – Secretaria de Desenvolvimento Urbano:

O SDU Online permite a solicitação de alvarás (construção/regularização), certidões ou licenças (funcionamento e publicidade), além da emissão de pagamentos e a consulta do andamento dos processos pelo contribuinte.

Portal Municipal E-Dipam (Declaração para o Índice de Participação dos Municípios)

Permite que os próprios contribuintes informem à Fazenda Estadual os valores das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços de transporte ou de comunicação.

Finanças Online

Os cidadãos podem emitir e acompanhar, de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar, documentos como boletos de pagamento, certidões de débitos, ITBI, Dívida Ativa, 2ªs vias de pagamento, entre outros.     

Transparência Cidadã

Criada em 2009, a Lei da Transparência determina que a administração municipal deva declarar, em um portal na internet, todos os gastos públicos.

No portal da Transparência da Prefeitura de Guarulhos, os cidadãos podem acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos de uma forma simples e objetiva.

Transparência Cidadã

O principal diferencial do Portal da Transparência de Guarulhos, em relação aos das demais cidades do país, é que ele foi concebido para facilitar a compreensão, pelos cidadãos comuns, dos termos técnicos usados normalmente no Orçamento e demais documentos públicos.

Serviços Internos

O Tecnologia Cidadã possibilitou a integração de todas as informações e a tramitação de documentos e processos entre as 32 secretarias, todos os órgãos da Prefeitura e seus mais de 23 mil servidores, incluindo serviços como o Expediente + Fácil, Pagamento + Fácil, Jurídico + Fácil, Gabinete + Fácil, Almoxarifado + Fácil, Patrimônio + Fácil, SDU Administrador, Serviços Funerários, Agendamento Online e Índice de Participação dos Municípios.

Segurança e disponibilidade das informações

Foi criado ainda, no âmbito do Tecnologia Cidadã, um ambiente contingenciado externo para proteger os 26 terabytes de dados da Prefeitura de Guarulhos.

Com esse modelo, a Prefeitura obteve as seguintes vantagens:

- reduziu situações de baixa disponibilidade, devido a problemas de lentidão e quedas dos sistemas;

- permitiu o restabelecimento automático do banco de dados em casos de cortes de energia elétrica;

- e aprimorou o processo de backup, que antes recuperava os dados apenas até o dia anterior, causando perdas de informação, transtornos e retrabalhos.

A solução foi a migração do Oracle Database da versão 8i para 10g e a virtualização do banco de dados no Datacenter da Giap, eliminando a necessidade de gerenciamento manual do mesmo, com o balanceamento automático do Oracle Database Enterprise Edition.

Possibilitou ainda a retomada automatizada do banco de dados todas as vezes que acontecem cortes de luz, economizando tempo dos servidores.

Essa mudança substituiu um único backup diário por backups constantes a cada 30 minutos, com o Oracle Recovery Manager. A cópia integral de todos os dados acontece agora em 4 horas - antes levava sete dias - sem interferir na performance do sistema.

O investimento permitiu a centralização dos bancos de dados de todas as 32 secretarias da Prefeitura, além dos sistemas de prestação de serviços ao cidadão. A mudança reduziu os custos operacionais da Prefeitura em 30%, além de evitar paradas dos serviços públicos em horas de pico.

Reconhecimento nacional e internacional

Contabilizando mais de 1 milhão de serviços prestados em um ano de existência, o Tecnologia Cidadã tornou-se um case de excelência mundial, segundo a Oracle Corporation – multinacional líder no desenvolvimento de aplicativos e soluções de integração de dados -, devido aos seguintes fatores:

- tempo recorde para desenvolver um portal de serviços na web, disponibilizando desde segunda via de boletos a licenciamento de mobiliário;

- redução do tempo de criação dos portais de serviço de 14 meses para no máximo dois meses, graças à ferramenta Oracle Application Express (Apex);

- cumprimento da lei que obriga a publicação de todos os detalhes de arrecadação e gastos da Prefeitura no portal Transparência Cidadã;

O Tecnologia Cidadã foi classificado ainda em 19º lugar, em nível nacional, no Índice Brasil de Cidades Digitais, realizado em conjunto pela revista Wireless Mundi e o CPqD-Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, instituição voltada à inovação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). 

 

1) TECNOLOGIA VOLTADA PARA AS PESSOAS

Somos uma empresa da área de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) especializada em desenvolver soluções de inteligência (softwares) integradas para empresas privadas e públicas, proporcionando agilidade e informações precisas para a tomada de decisão, em tempo real.

Entendemos que a tecnologia só tem sentido como instrumento de humanização e cidadania.

Com 10 anos de atuação no mercado e atualmente empregando 170 colaboradores, a Giap possui datacenter próprio, projetado segundo rígidos padrões internacionais de segurança para hospedar ambientes tecnológicos de missão crítica. Além da tecnologia de ponta, a Giap tem uma grande preocupação com o bem estar de seus colaboradores e parceiros.

A arquitetura das nossas instalações expressa a preocupação com a humanização e a motivação no trabalho, gerada tanto por um ambiente físico agradável como pela priorização das necessidades sociais do nosso grupo de colaboradores.
 

2) INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL

As soluções de inteligência do Grupo Giap são totalmente integradas e modulares, com alto nível de abrangência, incluindo as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Obras, Finanças, Orçamento, Tributário e Recursos Humanos, entre outras. E se adaptam a qualquer modelo de estrutura administrativa de empresas privadas e governo (nas esferas municipal, estadual e federal).

Todos os módulos são 100% desenvolvidos e portados em ambiente web. Utilizamos o sistema gerenciador de banco de dados da Oracle Corporation, reconhecido mundialmente pela robustez, segurança, portabilidade e alto desempenho para processar grandes volumes de dados.
 

Justificativa da Candidatura:

Acreditamos que o projeto Tecnologia Cidadã deva ser premiado na categoria “Soluções Integradas para o Governo” porque já demonstrou, pelo volume de 1 milhão de atendimentos realizados à população pela internet - no período de apenas um ano de implementação - que está atingindo seu objetivo, de levar a Prefeitura e os serviços públicos para a casa, o escritório ou qualquer outro lugar onde o cidadão esteja.

A solução de inteligência adotada pelo Tecnologia Cidadã possibilitou a criação de mais de 700 serviços em tempo recorde, de apenas 1 ano.

O Tecnologia Cidadã permitiu ainda, por meio do Portal da Transparência, um alto nível de visibilidade na forma como a Prefeitura arrecada e está aplicando os recursos públicos.

Viabilizou ainda uma redução de 60% no movimento dos Postos de Atendimento presencial da Prefeitura (“Fácil”), evitando deslocamentos da população e espera em filas.

Acelerou a inclusão digital, com a disponibilização de todos esses serviços públicos em unidades de Telecidadania espalhadas pela cidade.

Reduziu enormemente a burocracia, ao possibilitar a tramitação dos expedientes em formulários eletrônicos entre toda as secretarias e órgãos da Prefeitura.

A sustentabilidade ambiental do projeto Tecnologia Cidadã se expressa ainda no fato que significou uma economia de 560.000 folhas de papel/ano.

Depoimento(s) de Cliente:

“O projeto Tecnologia Cidadã surgiu com um objetivo simples, mas, ao mesmo tempo, complexo: facilitar a vida dos cidadãos de Guarulhos. Como os serviços online eram pouco utilizados, a idéia inicial foi colocar o máximo de informações da Prefeitura na internet. Outro caminho foi criar espaços que pudessem prover o acesso à rede e promover a inclusão digital, com a construção de unidades de Telecidadania. A idéia do Tecnologia Cidadã surgiu, então, como um portal que reunisse informações e serviços da Prefeitura. E a escolha da ferramenta RAD (Rapid Application Development) se deu por causa da utilização em larga escala das plataformas Oracle. Essas definições levaram à contratação da Giap como implementadora da solução. Já tínhamos trabalhado com a Giap anteriormente e sabíamos que a empresa podia prover os serviços de que necessitávamos. Com o Tecnologia Cidadã, a Prefeitura de Guarulhos diminuiu a burocracia e facilitou a vida dos cidadãos e servidores públicos. Acabou ainda com o uso de inúmeras vias de papel e cumpriu também a Lei de Transparência.”

Luiz Jacometti Pinheiro, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

 

“Com a divulgação online de toda a arrecadação e as despesas públicas, de forma simples e acessível, o Portal da Transparência da Prefeitura de Guarulhos facilitou o trabalho da Imprensa na fiscalização das atividades do Poder Público. O Portal da Transparência virou uma valiosa fonte de informações para o nosso trabalho.”

Luciano Maciel, diretor do Grupo Mídia Guarulhos, que edita o jornal “Guarulhos Hoje”, o site “Guarulhos Web” e a revista “Free SP”.

 

Leia aqui , matéria publicada no dia 3 de novembro sobre o projeto Tecnologia Cidadã pelo Jornal "Guarulhos Hoje":

Arquivo em formato .pdf (17 paginas;1,54Mb)

 

Leia aqui , matéria publicada no dia 24 de maio sobre o projeto:

Arquivo em formato .pdf (17 paginas;1,54Mb)

 

Veja aqui outra matéria publicada na Revista TI Inside:

 

 

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