Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2011- Solução para Web 2.0 - Seven Internet

Empresa associada da regional Minas Gerais, a Seven Informática inscreve a TwtBid.com - Portal de leilões virtuais integrado ao twitter(www.twtbid.com) na categoria de Solução de Web 2.0.

Votação encerrada! Obrigado pela sua participação!
 
Descrição detalhada da Solução apresentada:

 

http://www.twtbid.com


O uso da internet para leiloar produtos está em expansão no país. Dentre as diferentes modalidades de comércio eletrônico, os leilões on-line têm ganhado cada vez mais espaço na web. Além dos modelos tradicionais já disponíveis, o leilão virtual agora ganhou força também nas redes sociais. Esse canal de compra - que começou a se destacar no Brasil há cerca de 10 anos - é vantajoso para quem procura comodidade, variedade de produtos e preços mais baixos do que os oferecidos em lojas convencionais.

O consumidor encontra diferentes modelos de leilões virtuais para adquirir mercadorias nacionais e importadas - que vão desde cosméticos até veículos. No modelo mais utilizado atualmente é definida previamente a data e hora para encerramento dos lances. Assim, ganha quem fizer a maior oferta no último segundo. Os participantes escolhem os produtos nos quais têm interesse e ficam atentos ao prazo para que consigam oferecer o lance final, o que torna a concorrência mais acirrada momentos antes da finalização.

Recentemente, outra modalidade ganhou destaque no mercado eletrônico nacional. Alguns sites passaram a utilizar o modelo de leilão de centavos, que já é sucesso em outros países. Diferentemente dos leilões tradicionais, nesse tipo, o vencedor é quem dá a última oferta e não o maior lance. Normalmente, o participante precisa adquirir pacotes de lances e pode fazer várias ofertas de R$ 0,01 em um tempo determinado. A cada lance, esse valor de R$ 0,01 é acrescentado ao preço do produto e o cronômetro é reiniciado para receber mais ofertas. Quando o cronômetro zerar, quem tiver oferecido o último lance leva o produto. Nesse modelo, o usuário tem um custo mesmo que não tenha sido o vencedor.

Com a explosão no uso das redes sociais, o leilão ganhou força entre os internautas através de um novo modelo que facilitou a vida de quem quer vender ou comprar produtos em sua rede social.

Twitter - Aderente a essa nova tendência, uma empresa mineira desenvolveu o primeiro sistema de leilão totalmente integrado ao Twitter (rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"). Intitulada TwtBid, a nova ferramenta permite que qualquer usuário da rede social publique anúncios de forma gratuita, simples e rápida. Usuários podem dar lances, a partir de um tweet, para comprar o que foi anunciado.

A vitrine de anúncios é variada: computadores, celulares, livros, instrumentos musicais e até roupas já foram divulgados neste sistema. Não há restrições quanto aquilo que se deseja vender. Basta ter uma conta no Twitter, associá-la ao sistema pelo site twtbid.com e cadastrar o produto com foto, definindo o valor mínimo para venda. Depois disso, a publicação é feita simultaneamente na rede social. O vencedor do leilão, nesse caso, é o participante que - seja pelo site ou pelo próprio Twitter - fizer uma oferta que fique, por uma hora, sem ser superada por outra.

De acordo com o diretor da Seven Internet, Alexandre Neves, o sistema surgiu da ideia de usar soluções tecnológicas para integrar vendedores e compradores de produtos por meio de redes sociais. "A grande vantagem de anunciar no Twitter é que seus seguidores, normalmente pessoas mais próximas, são automaticamente avisadas sobre o cadastro de seu produto. E, a cada lance, essa notícia se espalha em sua rede", explicou.

"O TwtBid leva o famoso sistema de leilão ao ambiente do Twitter, onde se encontra a maioria das transações sociais e de comunicação atualmente. Podemos considerar que o TwtBid é uma versão on-line de um leilão presencial", disse Neves.

A divulgação de novos produtos para leilão é feita via Twitter a todos os seguidores do "@twtbid". "Além disso, como o processo de leilão não tem data e hora para término, ele acaba sendo mais democrático, permitindo que todos tenham oportunidade de registrar sua maior oferta", esclareceu o diretor da Seven.

A comunicação entre vendedor e comprador é facilitada através da própria rede social, não sendo necessário o fechamento do leilão para que os dados do vendedor sejam revelados ao comprador. As negociações feitas dentro de uma rede social ganham credibilidade pois existe um elo entre o vendedor e o comprador. Ambos têm conhecidos em comum na rede.

Em uma venda convencional, existe um esforço por parte do vendedor para anunciar seu produto. Já no leilão baseado em redes sociais os compradores auxiliam, de forma exponencial, na divulgação do produto ofertado. A cada lance oferecido pelo comprador seus seguidores são informados de sua intenção de compra.

Grupos sociais costumam compartilhar as mesmas opiniões, gostos e interesse de consumo, o que eleva a chance de que um seguidor de determinado comprador também se interesse pelo mesmo produto, passando a participar do leilão em questão.

Finalização - As partes envolvidas recebem um aviso sobre quem venceu a concorrência e passam a ser responsáveis pela entrega e pelo pagamento do que foi leiloado. O sistema não interfere nessa última etapa da negociação, o compromisso foi cumprido: apresentar o produto, promover o encontro entre ofertante e comprador e divulgar o vencedor.

 

Justificativa da Candidatura:

O Twtbid.com foi desenvolvido com o que há de mais moderno na plataforma WEB 2.0 para integrações em redes sociais. Além de ser totalmente integrado ao Twitter, o sistema conta com integrações com as redes Facebook, Google Buzz e Orkut na ajuda das divulgações dos produtos em leilão.

Observações:

Nossa solução merece prêmio pois disponibiliza para o mercado uma ferramenta de alta tecnologia e sem custo para o usuário, que tem a oportunidade de fazer negócios com agilidade e simplicidade utilizando a rede internet.

 

Depoimento(s) de Cliente/Usuário/Benefiiciário/Leitor:

Praticidade - As facilidades oferecidas pelo sistema já foram aprovadas por usuários do Twitter. o caso do estudante de engenharia elétrica Alessandro Veiga, que ganhou destaque no twtbid.com por ser um dos usuários mais populares. Quem participa mais vezes de leilões tem sua foto divulgada na página principal, assim como ocorreu com Alessandro Veiga. Ele já deu vários lances em diferentes produtos anunciados e conseguiu fechar negócio.

"O leilão aliado às redes sociais tem tudo para se tornar uma ferramenta poderosa do seguimento de compras via internet. Além de se utilizar de um dos maiores e talvez mais poderosos canais de comunicação - o Twitter -, o sistema é simples e fácil de ser manipulado pelo usuário", confirmou o estudante. Confiante na eficácia da ferramenta, ele também já anunciou três produtos.

 

Alessandro Veiga

Endereço de acesso: http://www.twtbid.com

Vídeos de apresentação: http://www.twtbid.com/PassoAPasso

 

 

 

 

 

Veja o regulamento do prêmio Imre Simon aqui

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: