Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2011- Solução para Agronegócio - Cientec

 

Empresa associada da regional Minas Gerais, a Cientec inscreve o software Mata Nativa  na categoria de Solução para Agronegócios.

Votação encerrada! Obrigado pela sua participação!

Descrição detalhada da Iniciativa, Reportagem, ou Solução apresentada:

O software Mata Nativa é um sistema para realização de análise fitossociológica e elaboração de inventários e planos de manejo de florestas nativas.

O software é comercializado para todo o setor florestal, sejam consultores, pesquisadores, engenheiros florestais, engenheiros ambientais, botânicos, alunos de graduação e pós-graduação e todos que trabalham com florestas nativas.

O sistema foi idealizado por quatro pesquisadores de três diferentes universidades brasileiras: UFV – Universidade Federal de Viçosa, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo e UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. A materialização da ideia foi realizada pela Cientec, especializada em desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação para o agronegócio e meio ambiente. O desenvolvimento contou com o apoio do CNPq, através dos editais de incentivo a inovação.

Segundo os próprios pesquisadores que idealizam o software, antes da existência desta ferramenta, suas pesquisas consumiam 80% do tempo com processamento dos dados coletados em campo e 20% em suas análises. Com o uso do Mata Nativa, esta situação se inverteu, pois hoje 20% do tempo são destinados ao processamento dos dados e 80% à análise, implicando em resultados científicos mais elaborados e refinados.

O software Mata Nativa permite a análise de nove diferentes tipos de inventários florestais: amostragem casual simples, amostragem casual estratificada, conglomerado, sistemática em um e dois estágios, amostragem em dois estágios, quadrantes, monitoramento e inventário 100%. Realiza mais de quinze diferentes análises, produzindo os principais índices técnicos necessários para a avaliação da floresta, como avaliação da diversidade, da agregação das espécies, das estruturas horizontal e vertical, da regeneração natural, do volume de madeira e de sua valoração econômica, entre outras análises. Para todas estas análises, o Mata Nativa possui parâmetros configuráveis, que possibilita seu uso em qualquer vegetação do mundo e atendendo a todas as legislações florestais e ambientais. Para as pesquisas, estas análises podem ser ainda mais exploradas, pois todas possuem filtros e variáveis que podem ser criados e configurados pelo pesquisador, fornecendo diferentes visões e conclusões sobre uma mesma floresta.

Sua primeira versão foi lançada em julho de 2001, com modelo de venda por licença permanente de uso. Sua versão atual, versão 3, foi totalmente revitalizada, com nova interface, novas metodologias de análise e diversas funcionalidades solicitadas pelo mercado para facilitar o processamento dos inventários. Esta versão foi lançada em novembro de 2010, e seu modelo de venda passou a ser por período de uso da licença. Com este novo modelo, possibilitamos que empresas pequenas e profissionais autônomos possam adquirir o sistema para processar seus inventários sem onerar seu empreendimento, mas oferecendo competitividade através da agilidade para processar os inventários, da segurança nos resultados processados e da qualidade do trabalho final.

Com seus 10 anos de mercado desde a primeira versão, sempre oferecendo garantia de continuidade e melhoria contínua do produto, o software Mata Nativa tem como principais benefícios:

·         Garantia na utilização de metodologias atuais com comprovação científica.

·         Diversas metodologias para a execução de suas tarefas.

·         Organização dos dados e facilidade para troca de informações.

·         Resultados confiáveis.

·         Facilidade para importar e exportar dados e resultados.

·         Facilidade e agilidade para executar os trabalhos e pesquisas.

·         Aproveitamento de dados de projetos anteriores.

·         Diversidade de análises e de resultados.

·         Simplicidade na consulta dos inventários.

·         Possibilidade de gerenciamento de diversos bancos de dados.

 

O sistema possui Registro de Software junto ao INPI e sua logomarca também é registrada. Possui um portal (www.matanativa.com.br) que oferece muita informação e interatividade com o setor, incluindo informações técnicas sobre inventário florestal e fitossociologia, discussões sobre assuntos da atualidade através do Blog do Inventário Florestal e vários vídeos ensinando como utilizar o sistema, além de uma loja virtual que tem recebido clientes de todos os estados brasileiros. Está presente nas redes sociais Facebook (com mais de 3500 curtidores), Twitter (quase 850 seguidores), Orkut e Youtube.

O Mata Nativa está atualmente presente nas principais empresas de consultoria, órgãos de fiscalização do governo, universidades e centros de pesquisa, além de contar com importantes clientes como Petrobras, Vale, Cenibra, International Paper, Natura, Eletrobras Furnas, CHESF, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, EMBRAPA, Polícia Federal, IBGE, entre outros. Possui mais de 500 clientes, o que representa mais de 1500 usuários.

Dentre os clientes, um destaque especial para as universidades que, através de seus pesquisadores e alunos, têm utilizado o software para processar suas pesquisas, sendo que diversas teses e trabalhos científicos aplicaram o Mata Nativa em sua metodologia. Cursos superiores de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e de Botânica adotaram o software como ferramenta didática nas principais universidades brasileiras, destacando: UFV, UFES, UFRPE, UFMT, UFPR, UnB, UFSM, UFPI, UFRJ, UFRA, UFPB, UFRGS e USP.

A Cientec oferece cursos e treinamentos para capacitar as pessoas a utilizarem o software Mata Nativa. Estes treinamentos já foram realizados de norte a sul do Brasil, com mais de mil pessoas capacitadas para aproveitar toda a potencialidade e ferramentas disponíveis no sistema.

O software Mata Nativa está sendo preparado para sua internacionalização. A versão em espanhol já está disponível e em breve será lançada a versão em inglês. O portal do Mata Nativa já está disponível em inglês e espanhol e oferece a venda em dólar, permitindo que seja comprado com diversos cartões de crédito internacionais. Também já foram firmadas duas parcerias internacionais, com empresas de Portugal e Espanha. Tais parcerias foram apoiadas pelo programa IBEROEKA, coordenado no Brasil pela FINEP.

Justificativa da Candidatura:

O software Mata Nativa se dedica a melhorar a qualidade dos inventários de florestas nativas realizados. Desta forma, garante a aplicação de decisões acertadas sobre o uso e/ou preservação das florestas brasileiras e da biodiversidade.

Esta preocupação está diretamente ligada ao agronegócio, como se pode verificar nas discussões sobre o novo código florestal brasileiro no Congresso Nacional e pela sociedade brasileira. A importância de se ter um agronegócio sustentável está diretamente ligado à garantia de uma sustentabilidade ambiental. Assim, inventários florestais bem elaborados e de qualidade são fundamentais para as tomadas de decisão e para o monitoramento do impacto ambiental.

Pelo aspecto da inovação, o software Mata Nativa foi o primeiro a oferecer tantas metodologias de análises sobre florestas nativas em um mesmo sistema. Outro aspecto inovador é a capacidade de parametrizar o software para realizar análises de qualquer tipo de vegetação do mundo, além de atender às diferentes legislações para os projetos que precisam ser submetidos à aprovação de órgãos de controle e fiscalização. A integração com outros formatos de dados, principalmente para importar inventários já digitados, também foi inovador pela capacidade de importar diferentes formatos, com diferentes configurações.

A inovação também se faz presente no modelo de negócio adotado, através da licença por tempo de uso e por número de computadores instalados. Esta modalidade possibilitou profissionais autônomos e micro e pequenas empresas que prestam serviços florestais e ambientais adquirir o sistema para uso de acordo com a demanda, sem um investimento inicial que onere seu orçamento. Grandes empresas também estão satisfeitas com o novo modelo porque contam com a garantia permanente do suporte e de novas versões durante o período adquirido da licença.

O impacto da introdução do software Mata Nativa no mercado brasileiro pode ser evidenciado pelo número de clientes/usuários e pela referência que o mesmo se tornou na área ambiental. Tal referência chega até os órgãos de regulamentação e fiscalização ambiental, que tem utilizado o sistema para definir normas e parâmetros para garantir a sustentabilidade ambiental e também para encontrar fraudes ou irregularidades nos inventários realizados.

O software Mata Nativa também permite fazer avaliações precisas para se obter um plano de manejo sustentável da floresta nativa, permitindo planejar e adaptar as intervenções no ambiente, garantindo a renovação natural da floresta. Tais planos de manejo já estão sendo realizados na floresta amazônica, principalmente através da concessão de áreas públicas de florestas pelo Ministério do Meio Ambiente.

O software Mata Nativa também tem contribuído muito para a pesquisa científica e para a formação dos profissionais que trabalham com inventário florestal. Diante do aumento da fiscalização pelo governo, advinda, principalmente, do aumento do rigor da legislação ambiental brasileira, a demanda por realização de inventário florestal cresceu muito nos últimos tempos, ampliando a demanda de mercado.

Muitos profissionais que, apesar de experiência no mercado, há muito não realizam inventários e vêm buscando alternativas para se reciclarem e ferramentas para garantir um trabalho de qualidade. Neste aspecto, os cursos do software Mata Nativa e o próprio sistema tem auxiliado os profissionais e garantido a produção de inventários florestais cada vez melhores e mais precisos.

Depoimento(s) de Cliente/Usuário/Beneficiário/Leitor:

No caso do uso do Mata Nativa no Departamento de Engenharia Florestal da UFES ele tem sido de grande utilidade. Primeiro como ferramenta de apoio acadêmico. Admitindo que vivemos em uma época em que as ferramentas computacionais são muito comuns e acessíveis, dispor de um software que trás consigo uma série de desenvolvimentos teóricos os quais podem ser praticados pelos alunos por meio de um sistema moderno é algo realmente enriquecedor. No caso da pós graduação em Ciências Florestais o sistema tem permitido o desenvolvimento de uma série de pesquisas, incluindo a construção de dissertações de mestrado e artigos. A realização dessas pesquisas se tornariam muito mais onerosas na ausência do sistema. Ele aumenta muito a eficiência na realização dos cálculos, o que permite gerar muito mais cenários permitindo análises muito mais aprofundadas. E ainda o sistema tem sido muito útil na realização de trabalhos práticos no Estado do Espírito Santo. Pode-se citar por exemplo importantes levantamentos de inventários florísticos já documentados, sendo alguns já publicados, todos processados por meio do Mata Nativa.

Prof. Gilson Fernandes da Silva - Universidade Federal do Espírito Santo

Como engenheiro florestal, doutorando em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e funcionário do Instituto Estadual de Florestas (IEF), utilizei o software Mata Nativa em suas pesquisas de doutorado.

Meu projeto de pesquisa foi um diagnóstico dos planos de manejo em áreas de formações florestais em Minas Gerais (um estudo de caso). No inventário florestal foram medidas DAP (diâmetro altura-peito), altura total e altura comercial de 7.600 árvores em 80 parcelas de 500 m2.

A análise dos dados foi feita utilizando o Mata Nativa para obtenção de informações por espécie e por classe de DAP da estrutura horizontal, vertical e interna das áreas analisadas. Como ferramenta o software foi extremamente importante, principalmente por gerar resultados confiáveis em um espaço de tempo curto.

O programa é incomparável a outros existentes no mercado, principalmente pelas inúmeras análises que ele permite. A tecnologia utilizada pelo Mata Nativa supera significativamente os sistemas existentes. A interface com outros softwares e a facilidade de estar em ambiente Windows viabilizou o processamento dos cálculos necessários. A automatização das tarefas facilitou imensamente meu trabalho.

Danilo José da Silva Coelho - Engenheiro Florestal

 

 

 

 

 

 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: