Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2011- Solução para a área de serviços - Impacta

 

Empresa associada da regional São Paulo, a Impacta  inscreve o projeto Eu, profissional do Futuro. na categoria de Solução para a área de serviços.

Votação encerrada! Obrigado pela sua participação!

Descrição detalhada da Solução apresentada:

 

A maioria das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Brasil não está incluída no mercado de trabalho, embora possa ser tão produtiva quanto qualquer pessoa. O Censo Nacional (IBGE) identifica 14,5% da população total (25 milhões de pessoas) com algum tipo de deficiência, dos quais 70% estão abaixo da linha da pobreza e 90% estão fora do mercado de trabalho.

Este projeto visa atender a uma necessidade das empresas quanto ao preenchimento das vagas em aberto referente à lei de cotas para deficientes com as qualificações necessárias.

Objetivos:

- Levar capacitação digital para inclusão social de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

- Promover o desenvolvimento social a partir da apropriação autônoma das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da inclusão digital.

- Capacitar Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, preparando-os para inclusão no mercado de trabalho e possibilitando a geração de renda para eles e sua família.

- Popularização das tecnologias exigidas pelo mercado e do acesso de informação e conhecimentos, bem como de sua produção.

Principais atividades estratégicas

- Utilizar a estrutura e os meios da Prefeitura Municipal de São Paulo para captação e seleção de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida para capacitação pelo Projeto.

- Criar parcerias com entidades do setor público e privado para oferecer profissionais a serem capacitados pelo Projeto e destinados ao preenchimento de suas vagas ocupacionais.

- Utilizar os veículos de comunicação de forma a esclarecer a população das maneiras de inclusão das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

- Implementar cursos de capacitação para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, visando sua colocação no mercado de trabalho.

A Legislação estabelece que:

As administrações diretas e indiretas devem reservar lugares para Portadores de Deficiência e Mobilidade Reduzida, favorecendo a uma política pública de acesso a empregos públicos e privados.

Entre 5% a 20% dos cargos públicos devem ser preenchidos por pessoas com deficiência.

As instituições que possuem mais de 100 funcionários devem considerar 2% a 5% das vagas para empregar pessoas com deficiência.

 

Justificativa da Candidatura:

O Grupo Educacional Impacta Tecnologia, através de seu braço social, o Instituto Tecnológico Impacta (ITI), trabalha em conjunto com organizações como: AACD, CIEE, Instituto Ressoar, Instituto Ayrton Senna, Prefeitura de São Paulo, LBV, Brascri, entre outros.

Ao longo de 6 anos, capacitou mais de 30 mil pessoas, tendo hoje como principal projeto a capacitação de pessoas com deficiências (PcD) na área administrativa e tecnológica, como o programa de formação:

1.       Base de compreensão: cultural geral, raciocínio lógico, comunicação e cultura empresarial;

2.       Ferramentas técnicas: Java, COBOL e Mainframe;

3.       Atividades práticas.

O ITI desenvolveu uma grande expertise para criar programas de capacitação e formação de mão de obra especializada, personalizando-os para a necessidade de seus parceiros.

Além disso, foi a 1ª Instituição brasileira a receber o “Certificate of Social Responsability” por ações que ajudam a cumprir os 8 Objetivos do Milênio da ONU.

 

Depoimento(s) de Cliente/Usuário/Beneficiário/Leitor:

O mercado de TI é o que mais cresce em número de oportunidades, mas carece em quantidade de mão de obra qualificada.

A realização de um projeto por natureza é um desafio complexo. Um projeto de inclusão digital para capacitação de pessoas com deficiências exige uma série de características,  dentre elas, a própria criação da grade curricular. Existe também a questão da acessibilidade e outras necessidades, mas, nós do Grupo Sonda IT, como o maior fornecedor latino-americano de soluções e serviços de TI, já estamos acostumados a situações adversas, controle de custos e prazos dentro da máxima excelência. Precisávamos então apenas de um parceiro com plenas condições de atuar nas mesmas condições, mas especializado em formar profissionais de TI. Encontramos no Grupo Impacta uma empresa comprometida com o resultado, onde foi criada a formação específica para atender nossa demanda.

Acreditamos no ser humano, acreditamos em profissionais capacitados, acreditamos que tudo é possível quando encontramos as pessoas certas e pensamos todos os dias em uma inovação crescente.
Meu especial agradecimento ao pessoal do ITI e demais membros do projeto.


Empresa: Grupo Sonda IT
Contato: Robson Gil O. Cabral - Gerente de Relações Trabalhistas
Email: robson.cabral@sondaprocwork.com.br
 

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: