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2011 - Prestação de Serviços para o Governo - Instituto Curitiba de Informática

Empresa associada da regional Paraná, o Instituto Curitiba de Informática concorre na categoria Prestação de Serviço para o Governo, saiba mais:

Votação encerrada! Obrigada pela sua participação!

Descrição detalhada da Solução apresentada:

O Instituto Curitiba de Informática (ICI), empresa paranaense com atuação em todo o território nacional, é referência no desenvolvimento de soluções completas para a gestão governamental. Desde sua fundação, em 1998, é considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia.

Com um acervo de projetos implantados em diversas áreas e segmentos da gestão pública, o ICI possui know-how e notoriedade para atender demandas pontuais ou soluções corporativas que envolvam hardware, software e conectividade. Em sintonia com as mais fortes tendências mundiais, o ICI concentra-se em potencializar ações estratégicas e criar soluções para apoiar a Administração Pública. Com grande experiência em Governo Eletrônico, vem revolucionando o setor nacional de serviços em informática, com soluções que proporcionam inteligência e segurança no gerenciamento de dados.

O ICI investe em pesquisas para o desenvolvimento de novos projetos e em ações de responsabilidade social. Assim, contribui de forma efetiva para o crescimento do Brasil, disponibilizando produtos e serviços com tecnologia de ponta e garantindo o melhor custo-benefício aos seus clientes.

O ICI é formado por uma equipe de profissionais altamente qualificados e atualizados com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. A experiência do Instituto, aliada à criatividade e à inovação, permite excelência em desenvolvimento de projetos e prestação de serviços para qualquer esfera de governo.

Curitiba, atualmente, está posicionada como uma das mais importantes cidades brasileiras de ponta no uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e o ICI se orgulha desse destaque por ser o principal prestador de serviços para o seu Governo Municipal.

Para a Prefeitura Municipal de Curitiba, o ICI presta atualmente os seguintes serviços:

1.     Sala de Situação

O ICI disponibiliza para a Prefeitura Municipal de Curitiba uma solução denominada Sala de Situação.

É uma solução baseada num sistema de gestão estratégica que aperfeiçoa os processos de tomada de decisões por parte dos gestores municipais.

A solução emprega o conceito de Business Intelligence – BI como mecanismo de suporte rápido e eficiente aos processos decisórios dos gestores públicos que permite a extração de informações dos diversos sistemas utilizados pela Administração Municipal.

A Sala de Situação é um ambiente construído para concentrar informações estratégicas que permanecem à disposição do Poder Executivo a qualquer momento. Permite orientar a agenda do governante, manter uma central de relacionamento com a comunidade, realizar pesquisas e fornecer dados atualizados de todas as regiões da cidade.

A Sala de Situação utiliza ainda tecnologias de geoprocessamento e inteligência artificial, e mantém altos padrões de segurança aplicados.

Por meio da Sala de Situação é possível sistematizar as tarefas de cada integrante da equipe gestora, de modo que o próprio sistema verifica o andamento de cada procedimento necessário para a execução das ações de governo.

 

2.     Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC 156

O ICI é responsável pela operacionalização e gestão dos serviços de Call Center para atendimento por telefone e internet de solicitações de serviços e informações de competência da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do telefone 156 e página da internet www.central156.org.br, compreendendo:

Operação, supervisão e gestão do serviço.

Disponibilização dos recursos humanos, físicos e tecnológicos necessários para o atendimento.

Capacitação e treinamento dos responsáveis da Prefeitura pela execução dos serviços solicitados.

Realização dos contatos telefônicos para respostas aos cidadãos solicitantes.

Atendimento via chat, exclusivamente para informações.

Realização de pesquisas de opinião quanto a qualidade dos serviços prestados pelo Município.

A Central 156 de Atendimento ao Cidadão chegou a 1,5 milhão de atendimentos no ano de 2010, já tendo atingido a mesma marca até outubro de 2011. O número corresponde aos contatos feitos pelos cidadãos por telefone, chat e internet.

Atualmente, a Central 156 possui mais de 3 mil assuntos catalogados. A equipe é composta por 99 atendentes, cinco supervisores de gestão, nove supervisores de atendimento e um auxiliar administrativo. Sempre que necessário, a equipe passa por um processo de reciclagem, que consiste em estudar e reestruturar um assunto específico.

A Central 156 surgiu com o objetivo de reduzir as filas de atendimento na Prefeitura e aproximar a população da Administração Municipal. Desde 2002 a Central 156 opera em regime de 24 x 7, ou seja, todos os dias, 24 horas por dia.

 

 

3.     Totens Multimídia

Serviço realizado pelo ICI que promove a democratização do acesso à informação, a inclusão digital e a entrega ao cidadão de informações sobre serviços públicos municipais, por meio eletrônico e nos locais de maior circulação de pessoas.

Os totens multimídia são uma das opções da população para a criação, consulta e envio de correio eletrônico (e-mail) de forma gratuita.

Integrado ao mobiliário urbano da cidade, o modelo instalado em ambientes externos tem numa das faces um espaço para exposição de material publicitário e, na outra, um equipamento de informática (microcomputador com tela “touch screen”) alimentado por software que disponibiliza informações de utilidade pública aos interessados. O modelo instalado em ambientes internos é em forma de coluna.

Promovendo a capacitação da população, com o apoio de instrutores recrutados em programas de inserção social promovidos pela Fundação de Ação Social (FAS), entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto vem atraindo cada vez mais público desde o lançamento, em julho de 2006, já tendo atingido mais de 12 milhões de acessos.

 

 

4.     Service Desk

O ICI realiza a manutenção corretiva no parque de hardware da Prefeitura Municipal de Curitiba utilizando-se de ferramenta de inventário eletrônico – integrada com sistema de Service Desk – que realiza o gerenciamento de incidentes, problemas, atualizações, mudanças, níveis de serviço, capacidade, disponibilidade, continuidade, financeiro e segurança. Essa ferramenta realiza as atualizações de baixa e incremento de equipamentos sob manutenção, em tempo real.

O Service Desk disponibilizado à Prefeitura Municipal de Curitiba pelo ICI, para atendimento e acompanhamento de chamados, está baseado em um portal de intranet no qual os atendentes registram as solicitações dos usuários. Também por esse portal, os técnicos do ICI realizam o acompanhamento do processo até o atendimento total da demanda.

Quando o usuário da Prefeitura entra em contato com o Service Desk, é feita uma abertura de incidente ou pedido de um novo serviço. Um e outro são classificados, priorizados e encaminhados aos setores responsáveis por intermédio do Service Desk.

O portal do Service Desk permite ainda o acompanhamento de todo o histórico dos incidentes e requisições abertos.

Etapas cumpridas pelo Service Desk em face de uma solicitação:

·         Efetua o registro, a classificação de um incidente ou requisição de serviço.

·         Aplica uma solução de contorno para erros conhecidos, com o objetivo de restabelecer o serviço para o usuário o mais rápido possível. Essa atividade é conhecida como atendimento de primeiro nível.

.         Quando não é possível resolver o atendimento no primeiro nível, o Service Desk encaminha uma tarefa para um nível de especialistas, conhecido como atendimento de segundo nível. Durante o ciclo de atendimento, o Service Desk acompanha o SLA do atendimento (Acordo de Nível de Serviço), mantendo o usuário permanentemente informado.

 

 

5.     Manutenção dos Sistemas Corporativos e Departamentais

O ICI realiza as manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas dos sistemas corporativos utilizados pela Prefeitura Municipal de Curitiba nas diversas áreas da administração municipal, tais como, saúde, educacional, administrativa, financeira, tributária, entre outras.

Realiza ainda as manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas de cerca de cento e cinqüenta sistemas departamentais implantados nos órgãos e entidades da administração municipal.

Para isso, o ICI mantém uma equipe de profissionais altamente qualificados nas mais diversas áreas da administração pública e atualizados com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado.

6.     Data Center

Para a hospedagem dos sistemas corporativos e departamentais da Prefeitura Municipal de Curitiba, o ICI disponibiliza o Ambiente Tecnológico – Data Center – com recursos necessários ao bom desempenho dos sistemas do Município, garantindo capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança da informação e adequados níveis de serviço. O Data Center conta com toda a infraestrutura necessária para a hospedagem, processamento, armazenamento de dados, gerenciamento, monitoramento e comunicação de dados dos sistemas corporativos.

Esse Ambiente Tecnológico conta com dispositivos de segurança de acesso, redundância tecnológica e cópias de segurança, entre outros recursos que garantem alta disponibilidade e escalabilidade, incluindo os softwares básicos, firewall e os sistemas gerenciadores de bancos de dados utilizados pelos sistemas corporativos.

O ICI é responsável pela gestão e manutenção de todos os recursos de hardware, software e rede de comunicação desse ambiente que opera de forma ininterrupta (modalidade 24 x 7 x 365).

A solução de gerenciamento do Data Center permite análises de desempenho e o gerenciamento proativo com aferição da disponibilidade e da performance, análise e planejamento de capacidade dos recursos tecnológicos, análise de sobrecargas para a identificação rápida de problemas e a geração de gráficos e relatórios de desempenho.

7.     Conectividade

O ICI realiza o gerenciamento dos serviços de conectividade contratados pelo Município para integração dos órgãos e entidades da Administração Municipal em uma rede corporativa, possibilitando a transmissão, emissão e recepção de informações multimídia (dados, voz e imagem) entre esses locais, com capacidade e disponibilidade adequada.

A rede corporativa elimina ambientes heterogêneos e aumenta a capacidade de diversos sistemas permitindo o correto dimensionamento do hardware utilizado. A rede corporativa aumenta a disponibilidade dos serviços prestados a seus usuários, criando um ambiente ágil e flexível capaz de atender a dinâmica das atividades de negócios.

8.     Capacitação

O ICI é responsável pelo desenvolvimento e execução do plano de capacitação e treinamento da força de trabalho do Município na área de Tecnologia da Informação.

Disponibilizando uma eficiente equipe técnica o ICI garante por meio de treinamentos permanentes e ações planejadas – in loco ou à distância – o elevado nível de qualificação profissional e a otimização dos recursos aplicados em TI.

Desde 1998, mais de 60 mil usuários já foram capacitados nos sistemas desenvolvidos e mantidos pelo ICI. Essa capacitação é baseada em indicadores de treinamento e desenvolvimento, garantindo a excelência no uso da tecnologia na gestão pública por meio das seguintes ações:

·         Realização de seminários e workshops de caráter informativo sobre a importância e a utilização da informática no dia a dia.

·         Cursos intensivos para o aprimoramento das tarefas, conhecimento da tecnologia e consequente aumento da produtividade na operacionalização dos sistemas de informação corporativos e departamentais.

.        Aculturamento do segmento Governo Eletrônico, que compreende a disponibilização de recursos de TI para o aumento da eficiência do funcionamento da máquina pública nas suas diversas áreas de atuação.

9.     Redes

O ICI realiza a manutenção corretiva e evolutiva na infraestrutura de redes da Prefeitura Municipal de Curitiba, através da correção ou instalação de novos pontos de rede lógica e elétrica, incluindo a atualização dos registros técnicos e documentais da infraestrutura e certificação dos pontos novos ou recuperados.

O ICI realiza ainda a manutenção corretiva dos ativos de redes e gerenciamento completo das redes de dados de forma que sejam mantidos os índices de capacidade e disponibilidade adequados em toda a estrutura administrativa.

10.  Projetos Sociais

O ICI realiza atividades de apoio relacionadas à Tecnologia da Informação para os projetos sociais e de valorização da cidadania desenvolvidos ou demandados pelo Município, inclusive para portadores de necessidades especiais e população com dificuldade de acesso.

 

Justificativa da Candidatura:

O Instituto Curitiba de Informática (ICI) é referência no desenvolvimento de soluções completas de serviços para a gestão governamental, com atuação em todo o território nacional.

O ICI concentra seus serviços em ações estratégicas para criar soluções para a Administração Pública.

Com grande experiência em serviços voltados à tecnologia da informação, o ICI vem revolucionando o mercado de serviços em informática para a Administração Pública, com soluções inteligentes no gerenciamento de dados e serviços de Tecnologia da Informação.

O ICI disponibiliza modernas ferramentas da Tecnologia da Informação aos administradores que buscam modernização e suporte para a tomada de decisões, com destaque para as áreas:

·         Administrativa

·         Educacional

·         Financeira

·         Saúde

·         Recursos Humanos

·         Conectividade

·         Data Center

Tecnologia da Informação a serviço dos administradores públicos que investem na qualidade de seus serviços e produtos. É assim que o Instituto Curitiba de Informática (ICI) vem revolucionando o setor brasileiro de serviços em informática, criando soluções modernas para antigos problemas da administração pública e desenvolvendo produtos inovadores que garantem eficiência, rapidez e segurança no gerenciamento de dados.

O ICI investe constantemente no desenvolvimento de suas próprias atividades de pesquisa, desenvolvimento e qualificação profissional. Por prestar serviços para o Governo, abrangendo os mais diversos segmentos da Tecnologia de Informação, com qualidade, eficiência e utilização de tecnologia de ponta, o ICI candidata-se ao Prêmio Professor Doutor Imre Simon na categoria “Prestação de Serviço para o Governo”.

Depoimentos de Clientes/ Usuários:

 

"O ICI é uma organização de extrema competência na execução da política de TI do município e um parceiro fundamental no desenvolvimento e aprimoramento de programas e ações municipais que visam à melhoria da qualidade de vida da população. Com projetos sempre inovadores, garante aos gestores públicos acesso ágil a informações inteligentes e objetivas, que apoiam as atividades diárias da administração municipal. Parabenizo todos os profissionais que compõem o Instituto por sua dedicação e trabalho na busca por soluções completas de tecnologia, que asseguraram a Curitiba o segundo lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais".

 

Marcello Bernardi Vieira RichaSecretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba

  

Clique aquie conheça melhor o ICI.

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