Página InicialBibliotecaInscritos em Premiações Encerradas

2011 - Iniciativa para Diminuição de Impacto Ambiental - Tecnisys

Empresa associada da regional DF, a Tecnisys se inscreve para a categoria de Iniciativa para Diminuição de Impacto Ambiental.

Votação encerrada! Obrigado pela sua participação!
 
Nome Completo da Solução apresentada: 

Soluções de software livre e tecnologias de infraestrutura para o MPS (Ministério da Previdência Social)

Descrição detalhada da Solução apresentada:

A Tecnisys, junto ao Ministério da Previdência Social, iniciou em 2010  o projeto de instalação, customização e padronização do seu ambiente operacional com o objetivo de otimizar recursos, proporcionando maior agilidade no acesso às informações e sistemas internos.

Justificativa da Candidatura:

A Tecnisys é pioneira e referência nacional em inovação, qualidade e comprometimento. Esses conceitos consolidam a nossa história no mercado  brasileiro.

Selando parcerias sólidas de renome mundial e contando com um quadro de colaboradores capacitados e certificados, oferecemos soluções completas em software livre.

 

A Tecnisys

Desde sua constituição, há 20 anos, a Tecnisys oferece a seus clientes um modelo de negócios inovador, com soluções sob medida, buscando atender sempre às necessidades de cada mercado, comprometendo-se em propor soluções visando o aumento da produtividade e conscientização ambiental.

Em conformidade com as necessidades governamentais, quanto ao uso de software livre na Administração Pública, vem trazendo soluções de construção e gestão de portais altamente interativos, soluções de infra-estrutura e midleware.

Para os clientes, a Tecnisys é uma empresa parceira, altamente especializada e focada em resultados.  Comprovando a qualidade de seu trabalho, é certificada ISO 9001:2008.

Com um quadro de profissionais com conhecimentos e certificações nas diversas áreas de tecnologia, planejamento e gestão, a Tecnisys presta consultoria na estruturação das áreas tecnológicas e implanta soluções que buscam reduzir o prazo de entrega e a otimizar recursos.

Tem atuação destacada nos seguintes segmentos:

Treinamentos e Outsourcing de Produtos e Serviços:

Consultoria on-site com profissionais certificados em seu centro de Treinamento Oficial Red Hat, Jboss e EnterpriseDB.

Construção de Soluções.

Soluções em software livre e tecnologias abertas.

Portais Corporativos.

Utilização de metodologias consagradas no mercado.

Gestão de Negócios:

Soluções para processo de tomada de decisão.

Aperfeiçoamento na gestão corporativa.

Implementação de soluções em estruturas modulares.

Desenvolvimento sob Medida:

Construção de soluções abrangendo todo o ciclo de vida do processo de engenharia de software.

Ferramentas de Produtividade:

Comercialização e implementação de soluções em ambiente de desenvolvimento acelerado de aplicações.

O Ministério da Previdência Social e a Sustentabilidade

Nos próximos anos, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner, 50% dos data centers atuais não terão capacidade elétrica e de refrigeração suficientes para atender à demanda crescente de aquisição de novos servidores capazes de armazenar e processar dados. Entretanto, o CIO hoje, precisa estar atento ao impacto que esse equipamento pode causar no consumo de recursos da infra-estrutura de TI e no meio ambiente.

Alinhadas às diretrizes e buscando adotar soluções que padronizassem e melhorassem a eficiência do seu processamento de dados internos, O Ministério da Previdência Social (MPS) e a Tecnisys iniciaram um projeto, que se tornou referência em adoção de software livre, resultando na diminuição da dependência tecnológica das chamadas “plataformas proprietárias”, além da otimização dos recursos materiais reduzindo o consumo de eletricidade, matéria-prima e a emissão do Dióxido de Carbono, bem como, o tratamento e encaminhamento do lixo eletrônico visando reduzir ao máximo os impactos gerados no meio ambiente.

O projeto ainda possibilitou a customização dos sistemas proporcionando maior agilidade no acesso às informações.

Segundo o Coordenador Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CGTIC), Antônio Henrique Flores Silveira, “a dependência tecnológica de softwares proprietários dificulta a implementação de soluções alternativas que poderiam ser, inclusive, mais eficientes e adequadas, exigindo contínuos investimentos de novos hardwares a cada atualização”.

O coordenador geral explica, entretanto, que a redução de custos não é o principal objetivo da adoção de soluções livres. “ A leitura contemporânea induz a fatores primordiais no processo de governança de TI como:

independência tecnológica, impacto ao meio ambiente, mecanismo que permita a inclusão digital, promoção do desenvolvimento tecnológico nacional, garantia de implementação de padrões abertos e interoperáveis, dentre outros.  Assim, os principais ganhos com a adoção dessa tecnologia são o alinhamentos com as diretrizes do Governo Eletrônico e o maior controle e autonomia dos  sistemas”, destaca Antônio Henrique.

O Projeto

A partir do estudo em conjunto, identificada a falta de padronização dos sistemas utilizados que, segundo Antônio Henrique, “tornava o ambiente tecnológico instável e lento, além de exigir mão de obra especializada para operar cada um das plataformas”, o projeto foi iniciado pelo sistema operacional base, adotando-se a plataforma Red Hat Enterprise Linux.

Para o desenvolvimento, implementação e gerenciamento de aplicações e serviços Java, adotou-se o Jboss Application Plataform Premium, responsável por responder a questões cruciais como segurança, garantia de disponibilidade e tratamento de exceções por meio de uma simples interface WEB.

Identificou-se ainda a necessidade de simplificar a gestão do grande número de sistemas internos, de forma prática e eficiente, adotando o software Red Hat Network Satellite, com sua interface simples e bastante flexível, permitindo atualizar e monitorar inconsistências nos diversos sistemas, aumentando o alcance e a efetividade dessas atividades.

A Tecnisys foi responsável por toda a instalação, customização e padronização do ambiente de servidores do MPS, contribuindo para a redução de custos e otimização de seus processos de informática, além do gerenciamento e alinhamento das informações dos banco de dados com o uso do EnterpriseDB Postgres finalizando com sucesso a unificação dos sistemas.

As próximas ações

As iniciativas da Tecnisys para a conscientização ambiental continuam. Em 2011, iniciou uma parceria com a DIOXIL, empresa que detém as tecnologias necessárias para promover a manufatura reversa de resíduos (materiais obsoletos) advindos da indústria de Tecnologia da Informação, direcionando-os corretamente, a fim de minimizar o impacto no subsolo brasileiro.

Confirmando o compromisso com a proteção ao meio ambiente, a Tecnisys tem como meta a Certificação ISO 14000, que tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equilibrada com as necessidades socioeconômicas do mundo atual.

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: