Página InicialBibliotecaDocumentos

2011 - Técnicas de Previsão e Avaliação Tecnológica

Leia aqui o estudo elaborado pela Universidade de São Paulo - USP - sobre técnicas de previsão e avaliação tecnológica

 

Resumo

Inserido no contexto de dinamismo e inovação inerente ao setor de tecnologia da informação (TI), este estudo buscou identificar quais técnicas de avaliação e previsão tecnológica são mais utilizadas por empresas de TI no Brasil. Para tanto, foi realizada uma survey com empresas do setor de TI procurando avaliar o nível de utilização de cinco técnicas de previsão e avaliação tecnológica: extrapolação de tendências, roadmap tecnológico, análise de cenários, pesquisa Delphi e monitoramento tecnológico. Também procurou-se identificar quais as fontes de informação consultadas em cada técnica.

Adicionalmente, foi pesquisado o grau de utilização de informações, gratuitas ou pagas, provenientes de empresas de consultoria especializadas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico, endereçado a pessoas responsáveis pela tomada de decisão estratégica, ou que eram responsáveis por informações utilizadas como base para a tomada de decisão. Foram enviados convites a grupos de pesquisa específicos do setor, redes sociais e comunidades ligadas ao tema da pesquisa. Foi obtido um total de 56 empresas respondentes.

Como resultado, foi identificado que as técnicas de previsão por cenários, seguida por roadmap tecnológico e monitoramento tecnológico, possuem os maiores graus de utilização. Os objetivos empresariais declarados para utilização de cada técnica foram variados, o que demonstra que a escolha pela utilização de uma técnica, em detrimento de outra, é específica para uma determinada finalidade esperada pela organização. Clientes, fontes internas e revistas especializadas foram apontadas, de maneira discreta, como as maiores fontes de informações.

A utilização de informações especializadas, ficaram concentradas em poucas empresas de consultoria (Gartner, IDC e Forrester), demonstrando o grande poder de influência de poucos atores no contexto de definições de novas tecnologias. Além do caráter descritivo, foram testadas seis hipóteses procurando associar o uso das técnicas ou de informações de consultoria especializada com o tamanho da empresa, segmento, área ou nível hierárquico do respondente. A quantidade de técnicas utilizadas, e o grau de utilização de informações provenientes de consultorias especializadas, mostraram-se ser diretamente correlacionados ao tamanho da empresa.

Entre as limitações do estudo, destacamos o fato da amostra ser não probabilística e envolver apenas empresas de TI, o que impede a generalização dos resultados para outros contextos. Mesmo assim, este estudo traz importantes contribuições ao trazer um pouco mais de conhecimento sobre o grau e as condições de uso das técnicas de avaliação e previsão tecnológica. Destacamos ainda que este estudo abre oportunidades de novas pesquisas, entre as quais envolvendo os motivos por adoção e de descontinuidade de determinadas técnicas de previsão tecnológica, e maiores investigações sobre o grau de influência de empresas de consultoria ligadas ao setor.

Leia aqui o estudo na íntegra:

 

Arquivo em formato .pdf (16 páginas; 148 KB)

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: