Página InicialBibliotecaDocumentos

2011 - Previsão Tecnológica, Capacidades Dinâmicas e Vantagem Competitiva

Leia aqui o estudo elaborado pela Universidade de São Paulo - USP - sobre o Futuro e liderança em Inovação. 

 

Resumo

Segundo a abordagem das capacidades dinâmicas, em setores marcados por rápidas e constantes mudanças, a vantagem competitiva das empresas é decorrente de sua capacidade de adaptação ao ambiente. A adaptação envolve não apenas um papel passivo, mas muitas vezes também um papel ativo de influenciar a evolução de um setor. Porém, a adaptação, seja de rotinas ou de recursos, não pode ser aleatória e sem intenção.

Para que a vantagem competitiva seja sustentável, a empresa precisa desenvolver processos que lhe permitam uma melhor “consciência sobre o futuro”, entendida neste artigo como a capacidade da empresa de identificar oportunidades e ameaças tecnológicas de forma antecipada, bem como desenvolver uma visão assertiva do futuro do setor. Espera-se que a conjunção entre a consciência sobre o futuro e a capacidade de adaptação permita a uma empresa obter liderança em inovação em seu setor.

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre esforço em previsão tecnológica, consciência sobre o futuro e liderança em inovação. Com base na revisão de literatura foram elaboradas três hipóteses: (H1) O esforço em previsão e avaliação tecnológica está positivamente relacionado com a consciência sobre o futuro desenvolvida pela empresa; (H2) A consciência sobre o futuro está positivamente relacionada com a liderança da empresa em inovação no setor; e (H3) A capacidade de adaptação da empresa está positivamente relacionada com a liderança da empresa em inovação no setor.

A pesquisa realizada é inédita e tem caráter exploratório. Utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais para testar as hipóteses. Os dados foram coletados a partir de uma survey com empresas do setor de tecnologia da informação atuantes no Brasil. As respostas incompletas foram descartadas, restando uma amostra de 57 empresas. Uma das limitações do estudo é o tamanho reduzido da amostra. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas, ou seja, há uma relação significante e positiva entre os construtos de esforço em previsão e avaliação tecnológica e consciência sobre o futuro, e entre este último e a liderança em inovação.

Porém, não houve significância estatística para suportar a hipótese 3. Analisando as respostas, foi possível constatar que muitos respondentes, mesmo sem ter um alto grau de consciência tecnológica, consideram ter uma alta capacidade de adaptação. Uma possível interpretação para os resultados da pesquisa é que as empresas do setor de tecnologia da informação precisam se adaptar ao ambiente para sobreviverem. Mas esta adaptação não garante liderança em inovação.

É preciso também desenvolver consciência sobre o futuro para saber quais recursos e rotinas alterar de forma a desenvolver as competências que serão valiosas futuramente. Entre as limitações do estudo destacamos a amostra, que além de ser pequena também é não-probabilística, o que restringe a generalização dos resultados. Mesmo assim, este estudo traz contribuições importantes por operacionalizar e testar empiricamente construtos que permitem ampla discussão acadêmica, além de abrir possibilidades para novas pesquisas.

Leia aqui o estudo na íntegra:

Arquivo em formato .pdf (16 páginas; 148 KB)

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: